Pesquisar No Site

Últimas vagas para se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do ECA

Publicado em: 13/07/2023
Últimas vagas para se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do ECA
Últimas vagas para se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do ECA

Continuam abertas as últimas vagas para os interessados que queiram se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que será realizado no dia 20 de julho, a partir das 8h, no Teatro Mário Covas.

Para se inscrever, basta preencher o formulário no link https://www.sympla.com.br/evento/forum-em-comemoracao-aos-33-anos-do-eca/2041289 . As vagas são gratuitas.

A programação prevê uma abertura oficial com as autoridades e duas palestras com renomados profissionais para explanação sobre o ECA e o Trabalho da Rede de Proteção.

A primeira ocorre às 8h30 e será proferida pelo Dr. Murillo José Digiácomo com o tema “Atendimento a Criança e ao Adolescente – Prioridade Absoluta”. Na oportunidade ele falará da obrigação e a importância do reconhecimento dos papéis, ações planejadas e principalmente acertivas para que a violência e negligência seja sanada.

No período da tarde, às 14h15, ocorre a palestra com o Dr. Fausto Junqueira de Paula com o tema “O sistema de Garantia de Direitos e o Compromisso com as futuras gerações”. Ele falará, entre outros assuntos, do trabalho da Rede de Proteção frente ao ECA, a importância dos conselhos e o fortalecimento dos Conselhos Tutelares.

Segundo a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cíntia Alves, o Fórum será uma oportunidade única na região. “Nada melhor que comemorarmos os 33 anos do ECA tendo a presença de dois nomes de gabarito abrilhantando nosso fórum. Não perca a oportunidade, pois as vagas são limitadas”, disse.

A data

Oficialmente, os 33 anos do ECA é comemorado hoje e são muitas as garantias que precisam ser reafirmadas nesse dia: a vida deste a gestação; a obrigatoriedade de priorizar e promover a saúde em todos os aspectos; o direito à liberdade, a dignidade e o respeito; o direito de crescer e viver em uma família, que zele e proteja e ainda o direito de afastar de seu convívio quem não o protege; o direito de conviver e crescer em comunidade; o direito à alimentação adequada; o direito à educação de qualidade e todos os meios necessários para aprender; o direito de brincar, escolher e de falar; e o direito de se profissionalizar e aprender um ofício,  trabalhar e evoluir de forma acompanhada até a vida adulta.

Se minimamente a sociedade e o poder público entenderem estes direitos e zelar pelo seu fiel cumprimento talvez possamos começar a pensar em uma sociedade melhor. O entendimento do papel de todos nessa missão de garantir é fundamental se desejamos uma sociedade melhor.

A nossa ‘briga’ não deve ser para entender a quem cabe e sim como faremos. Temos muito ainda para fazer, principalmente em reafirmar a importância do ECA na garantia de direitos tão fundamentais. Celebremos os 33 anos com foco em fortalecer sempre. Viva o ECA!”, ressalta a presidente do CMDCA de Caraguatatuba, Cintia Alves.

Confira a programação completa do Fórum:

8h: Abertura

8h15: Apresentação Cultural com alunos da Casa Beija Flor

8h30: Palestra com Dr. Murillo José Digiácomo – Tema: “Atendimento a Criança e ao Adolescente – Prioridade Absoluta”

12h: Almoço

14h: Retorno e acolhida

14h15: Palestra com Dr. Fausto Junqueira de Paula – Tema: “O sistema de Garantia de Direitos e o Compromisso com as futuras gerações”

17h: Encerramento

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Copa Nova Liga (2)
Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba

Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2025
Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana

Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/04/2025
Caraguatatuba oferece 140 vagas de emprego nesta terça-feira
Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/04/2025
Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2025
Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade

“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 09/04/2025