Pesquisar No Site

Prestação de contas da Secretaria de Saúde destaca mais de 118 mil consultas nas unidades de urgência e emergência

Publicado em: 01/06/2023
Prestação de contas da Secretaria de Saúde destaca mais de 118 mil consultas nas unidades de urgência e emergência
Prestação de contas da Secretaria de Saúde destaca mais de 118 mil consultas nas unidades de urgência e emergência

A Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2023 da Secretaria de Saúde foi apresentada nesta quarta-feira (31/5), na Câmara Municipal, pelo secretário de Saúde, Gustavo Boher, juntamente da secretária adjunta, Derci Andolfo, e equipe técnica de diversos departamentos da  Secretaria.

O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar e demais vereadores estiveram presentes e levaram suas considerações sobre os serviços prestados pela pasta.

#PraTodosVerem: Servidor faz a leitura das informações durante prestação (Foto: Divulgação/PMC)

A audiência pública é um instrumento de diálogo estabelecido com a sociedade para apresentação, fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde, oferecendo transparência, legalidade e legitimidade aos atos da Administração Pública.

A Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 em seu art. 36 e 41 determina que seja elaborado relatório detalhado das ações e gastos com as despesas em saúde, referente ao quadrimestre anterior, estabelecendo limites dentro dos quais deverá ser apresentado o referido relatório, sejam eles, final dos meses de maio, setembro e fevereiro.

Em relação ao número de atendimentos foi apresentado que nos meses de janeiro a abril deste ano, as três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) realizaram 87.235 consultas médicas de adulto e 31.417 de pediatria. Mais de 129 mil acolhimentos com a enfermagem foram feitos e 1.936 consultas odontológicas. Permaneceram em observação de até 24h, 1.708 adultos e 298 crianças.

A Secretaria de Saúde agendou 14.621 consultas no Centro de Especialidades Médicas do Centro e no Porto Novo; 4.983 no Ambulatório Médico de Especialidades (AME); 6.742 na Casa de Saúde Stella Maris; 1.107 no Hospital Regional do Litoral Norte e 373 pacientes foram encaminhados para consultas em outras cidades.

Além disso, foram agendados 6.391 exames na rede municipal, como mamografia, raio-X, densitometria óssea, entre outros. Para o AME, foram feitos 3.320 agendamentos; 4.461 para Casa de Saúde Stella Maris; 2.667 no Hospital Regional do Litoral Norte e 118 para outras cidades.

A Casa de Saúde Stella Maris teve 2.723 internações, sendo 389 eletivas e 2.334 de urgência. Dessas, 871 foram cirúrgicas, 735 médicas, 53 psiquiátricas, 742 obstétricas e 322 pediátricas. A unidade ainda realizou 14.079 consultas médicas de urgência e emergência no período. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram 647 pacientes adultos internados e 672 neonatal.

Das 4.983 consultas agendadas no AME, 1.021 pacientes deixaram de comparecer, registrando uma taxa de 20,49% de absenteísmo (falta); já para os 3.320 exames agendados, 640 faltaram, uma taxa de 19,28% de faltosos.

Na rede municipal houve uma taxa de ausência de 31,39% para consultas e 17,25% para exames. Os procedimentos na rede privada registraram absenteísmo de 18,12% nas consultas e 21,08% nos exames.

Quanto ao Hospital Regional do Litoral Norte, das 1.107 consultas marcadas, 174 pacientes faltaram, uma taxa de 15,71%, e dos 2.667 exames agendados, foram 418 faltosos, taxa de 15,67%.

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) realizou 2.981 consultas com ginecologista e 1.328 de pré-natal, 412 com a equipe de enfermagem, 85 com assistente social, 88 com nutricionista e 757 atendimentos psicológicos.

Na Atenção Básica foram 50.063 consultas médicas e 28.326 de enfermagem.

A prestação de contas completa pode ser visualizada no canal do youtube da Câmara Municipal.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury

No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/04/2025
GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 02/04/2025
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia - No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira

O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025
Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba

Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/04/2025
Caraguatatuba: Neste sábado tem exibição do filme
Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt

Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025