Pesquisar No Site
Fundacc oferece 20 oficinas de Audiovisual

Fundacc oferece 20 oficinas de Audiovisual
O audiovisual é um mercado que só cresce e abriga vários elementos para que a mensagem, o som e a imagem encontrem a perfeita harmonia. Há uma série de etapas, áreas que precisam ser trabalhadas, como roteiro, direção de vídeo, fotografia, edição, produção, finalização e sonorização entre tantos outros.

#PraTodosVerem: Rapaz com câmera participa de Oficina de Fotografia
Nesse caminho, em busca de incentivar e proporcionar acesso à área, a Prefeitura Municipal por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) cada vez mais amplia o acesso, criando novas oficinas, visando fortalecer e oferecer capacitação às pessoas interessadas no audiovisual. Em 2023 a instituição oferece 20 oficinas na área e ainda há vagas disponíveis. Em 30 anos da instituição, nunca houve tanta oportunidade na área.
“Vivemos em uma época onde o audiovisual está em tudo. Na cultura, ele avança a cada dia. Caraguatatuba não podia ficar de fora e hoje ampliamos as nossas oficinas do setor para preparar ainda mais artistas para esse novo mundo”, enfatiza Malu Baracat, presidente da Fundacc.
Nas oficinas de fotografia, do iniciante ao avançado, os alunos poderão aprender a fotografar da melhor forma com os equipamentos que tem disponíveis, como celulares, tablets, câmeras amadoras ou profissionais e há atualmente aulas em todos os Polos Culturais, em vários horários e dias da semana, para pessoas acima de 14 anos. Para saber detalhes de dias e horários, os interessados podem acessar Oficinas Culturais – FUNDACC e ligar no Polo mais próximo de sua residência.
Para quem quer realizar algum projeto audiovisual, tudo começa pelo roteiro. Desde um documentário até um longa-metragem, os alunos irão aprender como desenvolver o seu roteiro do ponto de vista técnico e criativo. Nesta área, a Fundacc oferece aulas na Biblioteca Afonso Schmidt às segundas-feiras, das 18h às 20h e no Polo do Perequê Mirim, também com idade acima de 14 anos, às quintas-feiras, das 18h às 20h.
Oficinas de cinema estão sendo oferecidas nos Polos do Pegorelli nas terças e quintas-feiras, das 15h às 17h e no Olaria, sextas-feiras, das 15h às 17h para jovens acima de 10 anos. Já no Polo Perequê-Mirim, aulas às terças-feiras, das 18h às 20h, para pessoas a partir de 12 anos. Nas oficinas de cinema, os alunos irão realizar um curta-metragem, passando por todas as etapas de uma produção e assim irão aprender que é possível fazer um filme com poucos recursos mantendo uma qualidade que beira ao profissional.
Há também a oficina de design gráfico oferecida na Biblioteca Afonso Schmidt, terças, quartas ou quintas – feiras, das 18h às 21h, para interessados acima de 14 anos. Utilizando ferramentas gratuitas disponíveis na internet e acessíveis em computadores ou celulares, os alunos irão aprender como criar imagens para seus projetos, assim como realizar a gestão de redes sociais, sejam particulares ou para empreendimentos.
“Para mim é um prazer fazer parte deste grande momento para a cultura de Caraguatatuba. Com investimentos na pasta, temos a possibilidade de formar profissionais que irão atuar no município e fomentar o setor, podendo concorrer aos editais da Lei Paulo Gustavo, Fundo Municipal de Cultura e Aldir Blanc 2, gerando renda para os alunos através da sua arte”, enfatiza Eliotty Caetano, coordenador de audiovisual, fotografia e novas mídias da Fundacc.
Veja Também Recentes

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em