Pesquisar No Site

Fundacc oferece 20 oficinas de Audiovisual

Publicado em: 19/05/2023
Fundacc oferece 20 oficinas de Audiovisual
Fundacc oferece 20 oficinas de Audiovisual

O audiovisual é um mercado que só cresce e abriga vários elementos para que a mensagem, o som e a imagem encontrem a perfeita harmonia. Há uma série de etapas, áreas que precisam ser trabalhadas, como roteiro, direção de vídeo, fotografia, edição, produção, finalização e sonorização entre tantos outros. 

#PraTodosVerem: Rapaz com câmera participa de Oficina de Fotografia

Nesse caminho, em busca de incentivar e proporcionar acesso à área, a Prefeitura Municipal por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) cada vez mais amplia o acesso, criando novas oficinas, visando fortalecer e oferecer capacitação às pessoas interessadas no audiovisual. Em 2023 a instituição oferece 20 oficinas na área e ainda há vagas disponíveis. Em 30 anos da instituição, nunca houve tanta oportunidade na área.

“Vivemos em uma época onde o audiovisual está em tudo. Na cultura, ele avança a cada dia. Caraguatatuba não podia ficar de fora e hoje ampliamos as nossas oficinas do setor para preparar ainda mais artistas para esse novo mundo”, enfatiza Malu Baracat, presidente da Fundacc.

Nas oficinas de fotografia, do iniciante ao avançado, os alunos poderão aprender a fotografar da melhor forma com os equipamentos que tem disponíveis, como celulares, tablets, câmeras amadoras ou profissionais e há atualmente aulas em todos os Polos Culturais, em vários horários e dias da semana, para pessoas acima de 14 anos. Para saber detalhes de dias e horários, os interessados podem acessar Oficinas Culturais – FUNDACC  e ligar no Polo mais próximo de sua residência.

Para quem quer realizar algum projeto audiovisual, tudo começa pelo roteiro. Desde um documentário até um longa-metragem, os alunos irão aprender como desenvolver o seu roteiro do ponto de vista técnico e criativo. Nesta área, a Fundacc oferece aulas na Biblioteca Afonso Schmidt às segundas-feiras, das 18h às 20h e no Polo do Perequê Mirim, também com idade acima de 14 anos, às quintas-feiras, das 18h às 20h.

Oficinas de cinema estão sendo oferecidas nos Polos do Pegorelli nas terças e quintas-feiras, das 15h às 17h e no Olaria, sextas-feiras, das 15h às 17h para jovens acima de 10 anos. Já no Polo Perequê-Mirim, aulas às terças-feiras, das 18h às 20h, para pessoas a partir de 12 anos. Nas oficinas de cinema, os alunos irão realizar um curta-metragem, passando por todas as etapas de uma produção e assim irão aprender que é possível fazer um filme com poucos recursos mantendo uma qualidade que beira ao profissional.

Há também a oficina de design gráfico oferecida na Biblioteca Afonso Schmidt, terças, quartas ou quintas – feiras, das 18h às 21h, para interessados acima de 14 anos. Utilizando ferramentas gratuitas disponíveis na internet e acessíveis em computadores ou celulares, os alunos irão aprender como criar imagens para seus projetos, assim como realizar a gestão de redes sociais, sejam particulares ou para empreendimentos.

“Para mim é um prazer fazer parte deste grande momento para a cultura de Caraguatatuba. Com investimentos na pasta, temos a possibilidade de formar profissionais que irão atuar no município e fomentar o setor, podendo concorrer aos editais da Lei Paulo Gustavo, Fundo Municipal de Cultura e Aldir Blanc 2, gerando renda para os alunos através da sua arte”, enfatiza Eliotty Caetano, coordenador de audiovisual, fotografia e novas mídias da Fundacc.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Massaguaçu, da Prefeitura de Caraguatatuba, um grupo de mulheres “Super Poderosas” está envolvido em uma ação que inclui reuniões e oficinas. Essas mulheres farão um total de 12 encontros, que estão sendo realizados a cada 15 dias. Cada encontro segue uma sequência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 22/03/2024