Pesquisar No Site
Caraguatatuba aborda com profissionais da saúde sobre o Dia da Luta Antimanicomial

Caraguatatuba aborda com profissionais da saúde sobre o Dia da Luta Antimanicomial
Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrado nesta quinta-feira, dia 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde promoveu encontro, no auditório da Fundacc, para abordar o tema: Saúde Mental x Violência.
Participaram trabalhadores da área, pacientes e familiares para debater e conscientizar como a violência, principalmente a psicológica, afeta a ocorrência de transtornos mentais como depressão e ansiedade.

#PraTodosVerem: Secretário de saúde em cima do palco fala aos participantes sentados em auditório; ao lado dele está mesa composta pelos quatro palestrantes (Foto: Divulgação/PMC)
O encontro contou com as palestras da psicóloga Mirna do CAPS II, o ‘Isolamento Social como Promotor de Violência’; o psicólogo Nilo do Protege, com ‘Violência Psicológica e Comportamento Autodestrutivo como Sintoma’; o psicólogo e coordenador da Luz do Caminho, Antonio Carlos, com a abordagem do ‘Suicídio Lento na Adicção/Autodestruição’ e o ‘Papel do Profissional do Cuidado da Violência’, com a psicóloga do CAPS-AD.
A secretária adjunta da Saúde, Derci Andolfo, destacou que a luta é diária e pessoal, cada um superando dia a dia suas necessidades. “O importante é poder contar com uma rede de apoio e um município que muito avançou na área da saúde mental. Muito já foi feito, e seguimos sempre buscando o melhor para população que necessita dos serviços psiquiátricos da Prefeitura”, disse.
Já o secretário de Saúde, Gustavo Boher, falou sobre a importância do acolhimento. “Muito mais que praticar a técnica, é preciso transmitir segurança e conforto ao paciente. Um olhar especial para a dor do outro faz toda a diferença”.
Serviços
Caraguatatuba possui uma estrutura ampla para atender os pacientes com transtorno mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar. Já no Perequê-Mirim, o município possui o CAPS-AD que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química.
E voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, a cidade possui no Centro, o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil, que é um passo a mais neste importante trabalho. No mesmo local, também são atendidos casos de violência contra crianças e adolescentes, através do ‘Protege’. Desde 2019, o atendimento é feito em, no máximo, 72 horas e em uma única vez por profissionais capacitados para este fortalecimento.
Desde 2021, Caraguatatuba possui também o Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
Veja Também Recentes

Campeonato Máster 50 e 60 anos reúne 17 times e começa neste sábado em Caraguatatuba
O Campeonato Máster 50 e 60 anos de Futebol começa neste sábado (28) em Caraguatatuba. A competição reúne um total de 17 equipes, sendo 12 na categoria Máster 50 anos e cinco na categoria Máster 60 anos, com atletas experientes de Caraguatatuba e região. Os jogos da rodada de abertura

Caraguatatuba institui comissão para ampliar oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos
A cidade de Caraguatatuba instituiu uma comissão especial para liderar a campanha de ampliação da oferta de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. A iniciativa integra as ações do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e da Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, conforme prevê

Campeonato Máster 50 e 60 anos começa com 20 gols em seis jogos em Caraguatatuba
O Campeonato Máster 50 e 60 anos de Futebol começou no sábado (28) em Caraguatatuba. Ao todo, 17 equipes – sendo 12 na categoria Máster 50 anos e cinco na categoria Máster 60 anos – estão na disputa com atletas experientes de Caraguatatuba e região. Os jogos da rodada de

Barranco Alto é campeão do Torneio da Cidade de Futebol em Caraguatatuba
Caraguatatuba conheceu no domingo (29) o grande campeão do Torneio da Cidade de Futebol 2025. Em uma final emocionante no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o E.C. Barranco Alto venceu o Sertão dos Tourinhos por 2 a 1 e levantou a taça da competição que reuniu 48 equipes do

Arte e cultura marcam encerramento do Circuito Negrita Arteira em Caraguatatuba
A cidade de Caraguatatuba recebeu neste sábado (28), a terceira e última parada do Circuito Brincante Negrita Arteira, um projeto cultural que promove a valorização das culturas africanas e afro-brasileiras por meio de atividades lúdicas, educativas e inclusivas. O evento foi realizado na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Travessão.