Pesquisar No Site

Caraguatatuba aborda com profissionais da saúde sobre o Dia da Luta Antimanicomial

Publicado em: 18/05/2023
Caraguatatuba aborda com profissionais da saúde sobre o Dia da Luta Antimanicomial
Caraguatatuba aborda com profissionais da saúde sobre o Dia da Luta Antimanicomial

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrado nesta quinta-feira, dia 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde promoveu encontro, no auditório da Fundacc, para abordar o tema: Saúde Mental x Violência.

Participaram trabalhadores da área, pacientes e familiares para debater e conscientizar como a violência, principalmente a psicológica, afeta a ocorrência de transtornos mentais como depressão e ansiedade.

#PraTodosVerem: Secretário de saúde em cima do palco fala aos participantes sentados em auditório; ao lado dele está mesa composta pelos quatro palestrantes (Foto: Divulgação/PMC)

O encontro contou com as palestras da psicóloga Mirna do CAPS II, o ‘Isolamento Social como Promotor de Violência’; o psicólogo Nilo do Protege, com ‘Violência Psicológica e Comportamento Autodestrutivo como Sintoma’; o psicólogo e coordenador da Luz do Caminho, Antonio Carlos, com a abordagem do ‘Suicídio Lento na Adicção/Autodestruição’ e o ‘Papel do Profissional do Cuidado da Violência’, com a psicóloga do CAPS-AD.

A secretária adjunta da Saúde, Derci Andolfo, destacou que a luta é diária e pessoal, cada um superando dia a dia suas necessidades. “O importante é poder contar com uma rede de apoio e um município que muito avançou na área da saúde mental. Muito já foi feito, e seguimos sempre buscando o melhor para população que necessita dos serviços psiquiátricos da Prefeitura”, disse.

Já o secretário de Saúde, Gustavo Boher, falou sobre a importância do acolhimento. “Muito mais que praticar a técnica, é preciso transmitir segurança e conforto ao paciente. Um olhar especial para a dor do outro faz toda a diferença”.

Serviços

Caraguatatuba possui uma estrutura ampla para atender os pacientes com transtorno mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar. Já no Perequê-Mirim, o município possui o CAPS-AD que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química.

E voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, a cidade possui no Centro, o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil, que é um passo a mais neste importante trabalho. No mesmo local, também são atendidos casos de violência contra crianças e adolescentes, através do ‘Protege’. Desde 2019, o atendimento é feito em, no máximo, 72 horas e em uma única vez por profissionais capacitados para este fortalecimento.

Desde 2021, Caraguatatuba possui também o Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) realiza de 1° de maio a 5 de julho o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, mediante a cadastro de login e senha. Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc),

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 12/04/2024
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia

Capacidade inicial é de cerca de 30 atendimentos mês O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, lançou em abril o novo serviço de cirurgia oftalmológica, com o objetivo de oferecer mais comodidade à população local e agilizar a fila de espera de quem aguarda por

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024