Pesquisar No Site

Prefeitura conscientiza sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Prefeitura conscientiza sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Prefeitura conscientiza sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes marca uma luta diária da sociedade brasileira para a proteção contra estes crimes. A data foi escolhida em alusão ao ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade.

#PraTodosVerem: Crianças e técnicos do serviço social posam para foto segurando cartaz com temas da Campanha (Foto: Divulgação/PMC)

Hoje, 23 anos depois de instituída a Lei 9.970/00, a data é usada para lembrar que todos tem a responsabilidade de proteger e cuidar das crianças e adolescentes, através da Campanha “Faça Bonito, Proteja nossas crianças e adolescentes”. Araceli, assassinada há 50 anos remete o tempo de luta e o quanto o município de Caraguatatuba cresce em relação ao enfrentamento.

Caraguatatuba tem o reconhecimento do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), como referência por implantar o Fluxo da Rede de Proteção, um grande diferencial no atendimento deste público. “Nossa rede está preparada para acolher, encaminhar e tratar com absoluta prioridade a criança e o adolescente de nosso município”, destaca a presidente do conselho municipal, Cintia Alves.

#PraTodosVerem: Menino usa faixa na cabeça com flor símbolo da campanha (Foto: Divulgação/PMC)

A Campanha tem como símbolo uma flor amarela, como lembrança aos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, um olhar atento da família e da sociedade identifica situações de mudança de comportamento habitual na criança e no adolescente, indicando que estes possam estar submetidos a violência e exploração sexual.

“É necessário prestar atenção ao fato de que nem sempre as crianças e os adolescentes que sofreram abuso verbalizarão sobre o ocorrido. Entretanto, se forem observadas essas mudanças de comportamento, deve-se adotar uma postura de acolhimento e não de questionamento e/ou responsabilização. Orientamos sobre a necessidade de procurar os serviços dentro do Sistema de Garantia de Direitos”, enfatiza a secretária.

#PraTodosVerem: Peça de Teatro da Fundacc sobre o tema sendo apresentada em sala de aula

Onde buscar atendimento:

Em Caraguatatuba, na Secretaria Municipal de Saúde, existe a unidade Protege, que trabalha com as vítimas de violência doméstica e sexual, onde são acompanhadas por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro, psiquiatra, assistente social e psicopedagoga.

Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também realiza acompanhamento com a família de crianças e adolescentes vítimas de todas as violências por eles sofridas.

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

#PraTodosVerem: Alunos seguram cartaz durante caminhada (Foto: Divulgação/PMC)

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

Os denunciantes também podem entrar em contato com o Conselho Tutelar, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Delegacia de Polícia.

Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente é Crime! Denuncie. Disque 100.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

54958115164_433144c0fd_o
Campeonato Master Sul-Sudeste movimenta Caraguatatuba com mais de mil atletas em competições de basquete

Caraguatatuba recebe, a partir do dia 29 de abril, o Campeonato Master Sul-Sudeste de basquetebol, considerado um dos maiores encontros da modalidade no país. A competição deve reunir aproximadamente 100 equipes e mais de mil atletas, com programação até o dia 3 de maio. A abertura oficial está prevista para

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 13/04/2026
CAPA
Prefeitura realiza desocupação irregular em área de preservação na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na segunda-feira (30), uma operação de desocupação irregular em área costeira da Praia Martim de Sá, próximo ao Canto Bravo. A ação foi conduzida pela Secretaria de Urbanismo, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e da Guarda Civil Municipal (GCM). A intervenção ocorreu

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/03/2026
2026 0213 Urbanismo - Hugo Labanca-3505
Eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano ocorre nesta terça-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza na terça-feira (7), das 14h às 17h, a eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) para o biênio 2026/2027. A votação será na sede da Secretaria de Urbanismo, no bairro Sumaré, e é aberta a todos os cidadãos maiores de idade com título de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/04/2026
Corrida 21k Caraguá Foto Luís Gava(PMC) (185)
Caraguá Run movimenta atletas de corrida de rua no dia 29 de março com provas de 5km e 10km

A cidade de Caraguatatuba recebe, no dia 29 de março, a Caraguá Run, evento de corrida de rua que promete reunir atletas e amantes do esporte em um dos principais cartões-postais do município. A laragada da prova será realizada a partir das 6h, na Praça de Eventos do Porto Novo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/03/2026
Prefeitura de Caraguatatuba realiza visitas técnicas em laboratórios e reforça notificação obrigatória de doenças
Prefeitura de Caraguatatuba realiza visitas técnicas em laboratórios e reforça notificação obrigatória de doenças

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Caraguatatuba realizou visitas técnicas a laboratórios de análises clínicas da rede pública e privada do município entre quarta e sexta-feira (8 a 10), com intuito de orientar os estabelecimentos. Foram alinhados procedimentos e fluxos de trabalho, além do esclarecimento de dúvidas dos profissionais, de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/04/2026