Pesquisar No Site

Prefeitura conscientiza sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Prefeitura conscientiza sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Prefeitura conscientiza sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes marca uma luta diária da sociedade brasileira para a proteção contra estes crimes. A data foi escolhida em alusão ao ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade.

#PraTodosVerem: Crianças e técnicos do serviço social posam para foto segurando cartaz com temas da Campanha (Foto: Divulgação/PMC)

Hoje, 23 anos depois de instituída a Lei 9.970/00, a data é usada para lembrar que todos tem a responsabilidade de proteger e cuidar das crianças e adolescentes, através da Campanha “Faça Bonito, Proteja nossas crianças e adolescentes”. Araceli, assassinada há 50 anos remete o tempo de luta e o quanto o município de Caraguatatuba cresce em relação ao enfrentamento.

Caraguatatuba tem o reconhecimento do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), como referência por implantar o Fluxo da Rede de Proteção, um grande diferencial no atendimento deste público. “Nossa rede está preparada para acolher, encaminhar e tratar com absoluta prioridade a criança e o adolescente de nosso município”, destaca a presidente do conselho municipal, Cintia Alves.

#PraTodosVerem: Menino usa faixa na cabeça com flor símbolo da campanha (Foto: Divulgação/PMC)

A Campanha tem como símbolo uma flor amarela, como lembrança aos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, um olhar atento da família e da sociedade identifica situações de mudança de comportamento habitual na criança e no adolescente, indicando que estes possam estar submetidos a violência e exploração sexual.

“É necessário prestar atenção ao fato de que nem sempre as crianças e os adolescentes que sofreram abuso verbalizarão sobre o ocorrido. Entretanto, se forem observadas essas mudanças de comportamento, deve-se adotar uma postura de acolhimento e não de questionamento e/ou responsabilização. Orientamos sobre a necessidade de procurar os serviços dentro do Sistema de Garantia de Direitos”, enfatiza a secretária.

#PraTodosVerem: Peça de Teatro da Fundacc sobre o tema sendo apresentada em sala de aula

Onde buscar atendimento:

Em Caraguatatuba, na Secretaria Municipal de Saúde, existe a unidade Protege, que trabalha com as vítimas de violência doméstica e sexual, onde são acompanhadas por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro, psiquiatra, assistente social e psicopedagoga.

Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também realiza acompanhamento com a família de crianças e adolescentes vítimas de todas as violências por eles sofridas.

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

#PraTodosVerem: Alunos seguram cartaz durante caminhada (Foto: Divulgação/PMC)

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

Os denunciantes também podem entrar em contato com o Conselho Tutelar, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Delegacia de Polícia.

Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente é Crime! Denuncie. Disque 100.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, atualizou o processo de solicitação e avaliação do Auxílio Funeral. As mudanças, que foram implementadas a partir de 1° de janeiro, seguem as diretrizes do Decreto nº 1908/2023. Para solicitar o Auxílio Funeral, é necessário dirigir-se diretamente à funerária

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024