Pesquisar No Site
Caraguatatuba tem 26% dos públicos prioritários imunizados contra gripe e campanha segue até dia 31
Caraguatatuba tem 26% dos públicos prioritários imunizados contra gripe e campanha segue até dia 31
A baixa adesão dos públicos elegíveis para imunização contra a Influenza preocupa, pois evita o avanço grave da doença. Até o momento, Caraguatatuba registrou 13.264 pessoas vacinadas, o que representa 26,66% de cobertura. A meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.
A Campanha segue até o dia 31 maio e o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, para a população com o risco de agravamento pela doença.
Segundo a Secretaria Saúde, a vacina contra o vírus influenza não provoca gripe. As doses são compostas por vírus inativados, e não podem induzir o desenvolvimento da doença. Em algumas pessoas podem surtir efeitos como sensação de dor no corpo ou febre baixa, que em poucos dias desaparece.

#PraTodosVerem: Profissional de saúde aplica vacina em idosa (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia de vacinação contra a gripe foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacina é segura, efetiva e pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional. A dose protege contra as novas cepas do vírus H1N1, H3N2 e tipo B.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, reforça as pessoas dos grupos elegíveis, que mesmo tendo a vacina do ano passado, devem se vacinar este ano novamente, já que as cepas podem mudar de um ano para o outro.
A imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É necessário levar documento com foto e a Carteira de Vacinação.
Quem pode se vacinar – Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medida socioeducativa e população privada de liberdade.
Os trabalhadores da saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares–quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.
Veja Também Recentes
Instinto Surfé celebra três anos com ação ambiental e atividades gratuitas no Jardim Aruan neste sábado
Caraguatatuba recebe neste sábado (13), das 9h às 12h, uma programação especial em comemoração aos três anos do projeto Instinto Surfé. O evento será realizado no Quiosque 38 (Carapaça), no Jardim Aruan, e reúne esporte, educação ambiental, cultura e lazer para toda a família. A iniciativa também marca as celebrações
Projeto Fortalece PSE leva ações de saúde para escolas de Caraguatatuba
Estudantes de Caraguatatuba passaram a ocupar um novo papel dentro das escolas: o de agentes ativos na promoção da saúde e da cidadania. O município integra o projeto piloto Fortalece PSE, iniciativa da Coordenação Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), que busca incentivar o protagonismo juvenil em unidades escolares
9º Festival Felino apresenta espetáculos gratuitos no fim de semana no Teatro Mario Covas
O 9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte segue nesta semana com espetáculos gratuitos em diversos locais de Caraguatatuba. Até o início de junho, o festival promove mais de 40 atrações em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Grupos nacionais e internacionais apresentam artes circenses e teatrais em
PAT de Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Inglês
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba está com inscrições abertas, até dia 2 de junho, para curso gratuito de Inglês em níveis diferentes de conhecimento da língua. As aulas têm como objetivo qualificar moradores do município para atuação nas áreas de turismo, comércio e recepção. São 45
Caraguatatuba inicia vistoria anual dos táxis permissionários
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana iniciou o processo anual de vistoria dos táxis autorizados a operar no município, na segunda-feira (18). A ação é realizada no pátio da secretaria, mediante agendamento prévio, das 8h20 às 11h. As inspeções têm como objetivo garantir mais segurança, qualidade e