Pesquisar No Site

Festival Auracy Mansano de Voo Livre movimenta céu de Caraguatatuba com 150 pilotos

Festival Auracy Mansano de Voo Livre movimenta céu de Caraguatatuba com 150 pilotos
Festival Auracy Mansano de Voo Livre movimenta céu de Caraguatatuba com 150 pilotos

O 3º Festival Auracy Mansano de Voo Livre será neste sábado e domingo (29 e 30/4), a partir das 10h, no alto do Morro Santo Antônio. O evento aguarda cerca de 150 pilotos de diversos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de representantes de vários estados brasileiros.

Mas o número de participantes pode aumentar até sábado (29), data em qual o Clube de Voo Livre Caiçara (CVLC) receberá a confirmação de todas as inscrições.

#PraTodosVerem: Imagem aérea da área de pouso próximo à Praia do Centro de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

O festival reunirá pilotos profissionais e iniciantes, acompanhados dos respectivos instrutores. Todos vão receber medalhas de participação. As inscrições custam R$ 30. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 98142-0422.

Os saltos de asa delta e paraglider serão realizados em uma das rampas de voo livre do Morro Santo Antônio, com pousos em área próxima à Praia do Centro.

O público pode acompanhar o evento da sede do CVLC, na praia do Centro. A animação fica por conta de som mecânico e da banda Bichos da Costeira às 14h. Espaço contará com food trucks no local.

O presidente do Clube de Voo Livre Caiçara (CVLC), Samuel de Oliveira Monteiro, disse que o objetivo do 3º Festival Auracy Mansano de Voo Livre é reunir pilotos, familiares e amigos dos praticantes da modalidade. “Caraguatatuba é um dos melhores lugares para a realização de encontros de pilotos de voo livre porque nenhuma cidade possui a estrutura e o apoio que temos para o esporte, principalmente da Prefeitura. O piloto vem para voo enquanto a família dele vai curtir praia. Aqui é um lugar bonito e seguro para se voar”, destacou.

O Patrono

Auracy Mansano nasceu em São Paulo no dia 9 de junho de 1935. Mudou-se para Caraguatatuba definitivamente em 1978; mas possuía casa de veraneio na cidade desde a década de 50. Professor em Pedagogia e Ciências, estudou magistério na Faculdade de Braz Cubas em Mogi das Cruzes e também formou-se em Artes Industriais pela Faculdade Belas Artes em São Paulo.

Auracy foi professor primário, professor de Ciências, Matemática e Artes. Além do magistério, também assumiu cargos importantes, chegando a ser vice-diretor e diretor de escola.

Casou-se com Maria Elma Mansano em 16/1/1965, Auracy teve três filhos, Auracy Mansano Filho, Aurimar Mansano e Aurivaldo Mansano. Auracy era filho de Emilio Lhorente Mansano e Prudência Sanchez Mansano.

Auracy Mansano faleceu em 2019 aos 83 anos.  Ele era bastante conhecido na cidade e reconhecido entre os praticantes de todos os tipos de voo livre. Aos 50 anos, seu Auracy fez o curso de Asa Delta, Ultraleve, de Trike (espécie de triciclo voador) e de Paraglider. Em abril é realizado o Festival Auracy Mansano de Voo Livre, juntamente com as comemorações do aniversário de Caraguatatuba.

O 3º Festival Auracy Mansano de Voo Livre é organizado pelo Clube de Voo Livre Caiçara (CVLC), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.

3º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Dias: 29 e 30 de abril

Horário: a partir das 10h

Informações: (12) 98142-0422

Local: Os saltos serão realizados na rampa de voo livre do Morro Santo Antônio, com pousos em área próxima à Praia do Centro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba terminam curso de Excel Básico
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba terminam curso de Excel Básico

Servidores públicos representantes de todas as secretarias municipais finalizaram o curso de Excel Básico na última quarta-feira (8/7), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no Indaiá. A Escola de Governo da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu a capacitação entre os dias 11 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 08/07/2026
Prefeitura recupera área degradada por descarte irregular no Centro de Caraguatatuba
Prefeitura recupera área degradada por descarte irregular no Centro de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba concluiu a recuperação e revitalização de uma área localizada nas proximidades da ponte ao lado Casa de Saúde Stella Maris, na região central da cidade, que vinha sendo utilizada de forma irregular para o descarte de resíduos. Sob coordenação da Secretaria de Serviços Públicos, o local

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/07/2026
Caraguatatuba encerra mais uma rodada da Copa América de Voleibol Sub-13
Caraguatatuba encerra mais uma rodada da Copa América de Voleibol Sub-13

A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba participou, no último sábado (1º), de mais uma rodada da Copa América de Voleibol, disputada em Caçapava. O adversário da vez foi a tradicional equipe de Taubaté. Mesmo com a derrota por 2 sets a 0, as atletas caraguatatubenses demonstraram dedicação, espírito

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/08/2026
Adesão ao benefício do Refis da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser feita até dia 31 de agosto
Adesão ao benefício do Refis da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser feita até dia 31 de agosto

Contribuintes têm a chance de aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Paço Municipal, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) da Secretaria da Fazenda, ou on-line pelo Portal

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 14/07/2026
“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” reúne público e entidades em programação julina em Caraguatatuba
“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” reúne público e entidades em programação julina em Caraguatatuba

Música boa, brincadeiras, apresentações de dança e quadrilha animada marcaram o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e entidades socioassistenciais, na última sexta-feira (3). A festa, realizada na quadra do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/07/2026