Pesquisar No Site

Caraguatatuba inaugura 11ª unidade escolar em sete anos

Publicado em: 23/03/2023
Destaques
Caraguatatuba inaugura 11ª unidade escolar em sete anos
Caraguatatuba inaugura 11ª unidade escolar em sete anos

A Região Norte de Caraguatatuba recebeu na manhã desta quinta-feira (23), a EMEF Jetuba ‘Profº Auracy Mansano’, com capacidade para atender até 600 alunos do Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano.

#PraTodosVerem: Prefeito e demais autoridades descerram placa inaugural (Foto: Divulgação/PMC)

Com isso, o município conta com 59 unidades escolares, sendo 11 inauguradas nos últimos sete anos.  A nova escola possui cinco blocos com 12 salas de aula, espaço administrativo, cozinha, refeitório, dois pátios cobertos e quadra com vestiário, em uma área total de 3 mil m².

A secretária de Educação, Márcia Paiva, parabenizou todo trabalho da equipe em sempre buscar mais e melhores unidade de ensino. “Temos o objetivo de abrir mais vagas nesta região, sempre priorizando por qualidade para um melhor atendimento da população. Desafio dado é desafio aceito”, afirmou a secretária.

O filho do homenageado, vereador Aurimar Mansano, destacou a importância de construir escolas para mudar a vida das pessoas e relatou sobre a trajetória de seu pai na área da educação. “Como professor foi um ativista da área sempre lutando por melhorias de ensino da população. Agradeço ao carinho e a lembrança com essa homenagem em reconhecer todo trabalho que ele fez”, disse emocionado.

#PraTodosVerem: Sala de aula com carteiras arrumadas (Foto: Divulgação/PMC)

O presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, contou sobre seu sonho quanto político que é trabalhar a educação do município. “Temos um projeto forte no Legislativo que é a Câmara Jovem e anuncio aqui, a 5ª edição que será lançada em abril no aniversário da cidade”.

Para o prefeito Aguilar Junior é sempre uma alegria entregar mais uma unidade escolar, agora na Região Norte, concretizada com todo conhecimento técnico da equipe da educação, sendo mais uma unidade de sucesso.

O chefe do Executivo aproveitou a ocasião para lançar mais um desafio à secretária de Educação, de construir mais uma unidade escolar na região norte nos próximos seis meses. “Quero deixar o legado de enfrentar o que ninguém enfrentou, sempre com objetivo de fazer muito mais pela cidade, com crescimento ordeiro do Perequê-Mirim a Tabatinga”, concluiu.

Na ocasião, o prefeito ainda adiantou uma parceria com o Governo do Estado de abrir mais duas escolas de Ensino Médio na cidade. Em menos de um mês, Caraguatatuba inaugurou o CEI/EMEI Golfinhos para 344 crianças.

Sobre o homenageado

Auracy Mansano nasceu em São Paulo no dia 09 de junho de 1935. Filho de Emilio Manzano Lhorente e de Prudência Sanches Froile Mansano, desenvolveu interesse pela educação desde cedo. Casou-se com Maria Elma Mansano e desta união, nasceram os filhos Auracy Filho, Aurimar e Aurivaldo. Cursou o magistério em Poá/SP, tendo concluído o ensino superior em Pedagogia, em 1972, na faculdade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes/SP.

Em 1974, concluiu o curso de licenciatura em Ciências, na mesma instituição de ensino. Em 1976, concluiu mais uma licenciatura, dessa vez em Artes Industriais, na Faculdade de Belas Artes, em São Paulo/SP.

De origem humilde, seus pais foram um dos primeiros que construíram casa na Praia das Palmeiras, pois gostavam muito da cidade e de estar perto do mar. Como bom filho, companheiro e esposo, em 1978 pediu remoção de seu cargo como professor primário em Guaianases para assumir como diretor de escola substituto em Ubatuba/SP, ficando próximo aos pais e, ao mesmo tempo, de sua esposa Maria Elma Mansano, que atuava junto à Escola Estadual do bairro Indaiá, neste município.

Em 1979 foi transferido para Escola Estadual Mario Trombini, no bairro Ponte Seca, onde assumiu como vice-diretor escolar e depois como diretor, cargo em que permaneceu até sua aposentadoria, em 1988. Além de um grande educador, Auracy Mansano era muito conhecido pela sua empatia e amor ao próximo.

Procurando sempre ajudar, levava alunos socialmente vulneráveis para lanchar e almoçar em sua casa, orientando-os e ensinando-os a diferença do que era certo e errado. Sua lealdade, honestidade, humildade, caridade e seu amor ao próximo e pela família serão sempre lembrados, com muito carinho, por todos os seus alunos e amigos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença em um encontro com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) nesta quarta-feira (17). A reunião foi realizada no Auditório Augusto Ruschi, da SEMIL, em São Paulo. O encontro foi uma continuidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher

O Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, completa cinco anos neste sábado (20). O equipamento é um diferencial nos cuidados com a saúde da mulher, garantindo mais qualidade de vida, através de um olhar diferenciado, acolhimento e mais atenção às pacientes. Neste período, o Pró-Mulher realizou cerca de 150

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024