Pesquisar No Site

Caraguatatuba inaugura 11ª unidade escolar em sete anos

Publicado em: 23/03/2023
Destaques
Caraguatatuba inaugura 11ª unidade escolar em sete anos
Caraguatatuba inaugura 11ª unidade escolar em sete anos

A Região Norte de Caraguatatuba recebeu na manhã desta quinta-feira (23), a EMEF Jetuba ‘Profº Auracy Mansano’, com capacidade para atender até 600 alunos do Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano.

#PraTodosVerem: Prefeito e demais autoridades descerram placa inaugural (Foto: Divulgação/PMC)

Com isso, o município conta com 59 unidades escolares, sendo 11 inauguradas nos últimos sete anos.  A nova escola possui cinco blocos com 12 salas de aula, espaço administrativo, cozinha, refeitório, dois pátios cobertos e quadra com vestiário, em uma área total de 3 mil m².

A secretária de Educação, Márcia Paiva, parabenizou todo trabalho da equipe em sempre buscar mais e melhores unidade de ensino. “Temos o objetivo de abrir mais vagas nesta região, sempre priorizando por qualidade para um melhor atendimento da população. Desafio dado é desafio aceito”, afirmou a secretária.

O filho do homenageado, vereador Aurimar Mansano, destacou a importância de construir escolas para mudar a vida das pessoas e relatou sobre a trajetória de seu pai na área da educação. “Como professor foi um ativista da área sempre lutando por melhorias de ensino da população. Agradeço ao carinho e a lembrança com essa homenagem em reconhecer todo trabalho que ele fez”, disse emocionado.

#PraTodosVerem: Sala de aula com carteiras arrumadas (Foto: Divulgação/PMC)

O presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, contou sobre seu sonho quanto político que é trabalhar a educação do município. “Temos um projeto forte no Legislativo que é a Câmara Jovem e anuncio aqui, a 5ª edição que será lançada em abril no aniversário da cidade”.

Para o prefeito Aguilar Junior é sempre uma alegria entregar mais uma unidade escolar, agora na Região Norte, concretizada com todo conhecimento técnico da equipe da educação, sendo mais uma unidade de sucesso.

O chefe do Executivo aproveitou a ocasião para lançar mais um desafio à secretária de Educação, de construir mais uma unidade escolar na região norte nos próximos seis meses. “Quero deixar o legado de enfrentar o que ninguém enfrentou, sempre com objetivo de fazer muito mais pela cidade, com crescimento ordeiro do Perequê-Mirim a Tabatinga”, concluiu.

Na ocasião, o prefeito ainda adiantou uma parceria com o Governo do Estado de abrir mais duas escolas de Ensino Médio na cidade. Em menos de um mês, Caraguatatuba inaugurou o CEI/EMEI Golfinhos para 344 crianças.

Sobre o homenageado

Auracy Mansano nasceu em São Paulo no dia 09 de junho de 1935. Filho de Emilio Manzano Lhorente e de Prudência Sanches Froile Mansano, desenvolveu interesse pela educação desde cedo. Casou-se com Maria Elma Mansano e desta união, nasceram os filhos Auracy Filho, Aurimar e Aurivaldo. Cursou o magistério em Poá/SP, tendo concluído o ensino superior em Pedagogia, em 1972, na faculdade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes/SP.

Em 1974, concluiu o curso de licenciatura em Ciências, na mesma instituição de ensino. Em 1976, concluiu mais uma licenciatura, dessa vez em Artes Industriais, na Faculdade de Belas Artes, em São Paulo/SP.

De origem humilde, seus pais foram um dos primeiros que construíram casa na Praia das Palmeiras, pois gostavam muito da cidade e de estar perto do mar. Como bom filho, companheiro e esposo, em 1978 pediu remoção de seu cargo como professor primário em Guaianases para assumir como diretor de escola substituto em Ubatuba/SP, ficando próximo aos pais e, ao mesmo tempo, de sua esposa Maria Elma Mansano, que atuava junto à Escola Estadual do bairro Indaiá, neste município.

Em 1979 foi transferido para Escola Estadual Mario Trombini, no bairro Ponte Seca, onde assumiu como vice-diretor escolar e depois como diretor, cargo em que permaneceu até sua aposentadoria, em 1988. Além de um grande educador, Auracy Mansano era muito conhecido pela sua empatia e amor ao próximo.

Procurando sempre ajudar, levava alunos socialmente vulneráveis para lanchar e almoçar em sua casa, orientando-os e ensinando-os a diferença do que era certo e errado. Sua lealdade, honestidade, humildade, caridade e seu amor ao próximo e pela família serão sempre lembrados, com muito carinho, por todos os seus alunos e amigos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos e PcDs do Ciapi
Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos do Ciapi

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), em Caraguatatuba, recebeu na tarde dessa sexta-feira (15) a visita de 59 idosos e pessoas com deficiência (PcDs), do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI-Acalento). O objetivo do passeio foi oferecer ao grupo uma tarde de lazer

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado prevê que entre quita-feira (21) e sábado (23), toda a costa da região Sudeste, especialmente no Litoral Norte e Vale do Paraíba, deverá ser atingida por fortes chuvas e rajadas de ventos a partir da tarde. Haverá uma mudança extrema nas

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 20/03/2024
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024
Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância será nesta quarta-feira
Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância será nesta quarta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, e o Comitê da Primeira Infância convidam para a Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O encontro, que será realizado nesta quarta-feira (6/3) às 14h no auditório Monteiro Lobato (Secretaria de Educação: Avenida Rio de Janeiro,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 04/03/2024