Pesquisar No Site

Alunos de escolas municipais de Caraguatatuba são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia

Publicado em: 06/03/2023
Alunos de escolas municipais de Caraguatatuba são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia
Alunos de escolas municipais de Caraguatatuba são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia

Cerca de 40 alunos das escolas municipais foram homenageados com medalhas e troféus por se destacarem na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Mostra Brasileira de Foguetes e Jogos Escolares Municipais (JEM). A cerimônia ocorreu na manhã desta segunda-feira (06), na Secretaria de Educação.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior (centro), ao lado vereador Tato Aguilar (esquerdo), secretária de Educação Márcia Paiva, posa para foto com os alunos premiados da Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia (Foto: Divulgação/PMC)

O evento contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; do presidente da Câmara, Tato Aguilar, e da secretária de Educação, Márcia Paiva, além de pais, familiares e professores.

A secretária Márcia Paiva, destacou o empenho dos estudantes, dos professores e das equipes gestoras. “Parabéns a todos que participam desse projeto, a todos os alunos envolvidos, tanto pelo interesse em participar como pelo desempenho. Os resultados demonstram que estamos no caminho certo de incentivar nossos alunos”.

Este ano, Caraguatatuba conquistou a primeira medalha de ouro na OBMEP, através do aluno Lucas Gabriel Limongi Ferreira da escola EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio. Ele conta que foi uma experiência incrível e que se dedicou para ter o destaque na competição. “Contei com apoio de outros medalhistas e nesse ano quero incentivar outros alunos a buscarem mais medalhas de ouro para nossa cidade”, contou.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior (centro), ao lado vereador Tato Aguilar (esquerdo), secretária de Educação Márcia Paiva, posa para foto com troféu com alunos premiados de escola de Caraguatatuba na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia (Foto: /PMC)

A competição também conquistou medalhas de bronze com os alunos das escolas: EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro – Erick Suuti Amancio; EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio – Lavinia Antunes Silva; EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar – Guilherme Aleixo de Souza; EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca – Iker Torres Serpa.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Já a OBA é uma espécie de recurso pedagógico, que muito mais do que premiar os melhores estudantes, tem objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens.

Destaque para os alunos da EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra: Enzo Ricardo de Almeida Paiva e Vitor Gabriel Freire Leite; EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho: Manuela Marcusi e Yasmin Castilho; EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira: Lucca Zayther Lins Marcondes, Kayque de Aveiro Vieira, Isadora Barbosa Santos Pedro, Jean Gustavo Brito Dias, Gabriel Coelho Caciano, Luiz Otávio Delgado de Paula e Luara Ferreira Martins.

Quanto à Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Destaque aos medalhistas de bronze da EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira: Augusto Cabral da Faria e Murilo Leandro Costa Silva, que irão participar da mostra nacional em Barra do Piraí (RJ), em março, representando Caraguatatuba.

Quanto ao JEM, aproximadamente 1 mil alunos participaram de 19 escolas, com objetivo de promover através da prática esportiva a socialização, a integração entre os alunos e a descoberta de novos talentos esportivos.

Confira a classificação das escolas:

Categoria Fundamental I: 5º lugar: EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi; 4º lugar: EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho; 3º lugar: EMEI / EMEF Masako Sone; 2º lugar: EMEF Prof. Geraldo de Lima e 1º lugar: EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues.

Categoria Fundamental II: 5º lugar: EMEF Prof. Euclydes Ferreira; 4º lugar: EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra; 3º lugar: EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho; 2º lugar: EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar e 1º lugar: EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca.

O prefeito Aguilar Junior disse ser um dia de reconhecimento, principalmente para mostrar que de fato a escola pública é merecedora de elogios e faz diferença na vida das pessoas. “Nosso ensino sempre preza em estimular nos alunos seus melhores dons, fazendo com que se destaquem em diversas áreas, para brilhar e trilhar o melhor caminho. Confie na escola pública, pois essa parceria entre pais, responsáveis e profissionais só cresce e estimula educação no município”, destacou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba

O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 31/03/2025
Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18

A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 31/03/2025
Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses

A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/04/2025
Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento

A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 03/04/2025