Pesquisar No Site

Alunos de escolas municipais de Caraguatatuba são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia

Publicado em: 06/03/2023
Alunos de escolas municipais de Caraguatatuba são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia
Alunos de escolas municipais de Caraguatatuba são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia

Cerca de 40 alunos das escolas municipais foram homenageados com medalhas e troféus por se destacarem na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Mostra Brasileira de Foguetes e Jogos Escolares Municipais (JEM). A cerimônia ocorreu na manhã desta segunda-feira (06), na Secretaria de Educação.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior (centro), ao lado vereador Tato Aguilar (esquerdo), secretária de Educação Márcia Paiva, posa para foto com os alunos premiados da Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia (Foto: Divulgação/PMC)

O evento contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; do presidente da Câmara, Tato Aguilar, e da secretária de Educação, Márcia Paiva, além de pais, familiares e professores.

A secretária Márcia Paiva, destacou o empenho dos estudantes, dos professores e das equipes gestoras. “Parabéns a todos que participam desse projeto, a todos os alunos envolvidos, tanto pelo interesse em participar como pelo desempenho. Os resultados demonstram que estamos no caminho certo de incentivar nossos alunos”.

Este ano, Caraguatatuba conquistou a primeira medalha de ouro na OBMEP, através do aluno Lucas Gabriel Limongi Ferreira da escola EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio. Ele conta que foi uma experiência incrível e que se dedicou para ter o destaque na competição. “Contei com apoio de outros medalhistas e nesse ano quero incentivar outros alunos a buscarem mais medalhas de ouro para nossa cidade”, contou.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior (centro), ao lado vereador Tato Aguilar (esquerdo), secretária de Educação Márcia Paiva, posa para foto com troféu com alunos premiados de escola de Caraguatatuba na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia (Foto: /PMC)

A competição também conquistou medalhas de bronze com os alunos das escolas: EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro – Erick Suuti Amancio; EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio – Lavinia Antunes Silva; EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar – Guilherme Aleixo de Souza; EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca – Iker Torres Serpa.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Já a OBA é uma espécie de recurso pedagógico, que muito mais do que premiar os melhores estudantes, tem objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens.

Destaque para os alunos da EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra: Enzo Ricardo de Almeida Paiva e Vitor Gabriel Freire Leite; EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho: Manuela Marcusi e Yasmin Castilho; EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira: Lucca Zayther Lins Marcondes, Kayque de Aveiro Vieira, Isadora Barbosa Santos Pedro, Jean Gustavo Brito Dias, Gabriel Coelho Caciano, Luiz Otávio Delgado de Paula e Luara Ferreira Martins.

Quanto à Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Destaque aos medalhistas de bronze da EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira: Augusto Cabral da Faria e Murilo Leandro Costa Silva, que irão participar da mostra nacional em Barra do Piraí (RJ), em março, representando Caraguatatuba.

Quanto ao JEM, aproximadamente 1 mil alunos participaram de 19 escolas, com objetivo de promover através da prática esportiva a socialização, a integração entre os alunos e a descoberta de novos talentos esportivos.

Confira a classificação das escolas:

Categoria Fundamental I: 5º lugar: EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi; 4º lugar: EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho; 3º lugar: EMEI / EMEF Masako Sone; 2º lugar: EMEF Prof. Geraldo de Lima e 1º lugar: EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues.

Categoria Fundamental II: 5º lugar: EMEF Prof. Euclydes Ferreira; 4º lugar: EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra; 3º lugar: EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho; 2º lugar: EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar e 1º lugar: EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca.

O prefeito Aguilar Junior disse ser um dia de reconhecimento, principalmente para mostrar que de fato a escola pública é merecedora de elogios e faz diferença na vida das pessoas. “Nosso ensino sempre preza em estimular nos alunos seus melhores dons, fazendo com que se destaquem em diversas áreas, para brilhar e trilhar o melhor caminho. Confie na escola pública, pois essa parceria entre pais, responsáveis e profissionais só cresce e estimula educação no município”, destacou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba atende 26 denúncias de perturbação do sossego no final de semana
Prefeitura de Caraguatatuba atende 26 denúncias de perturbação do sossego no final de semana

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, respondeu a 26 denúncias de perturbação do sossego no último final de semana, incluindo nas praias do município. Os agentes de fiscalização aplicaram duas multas no valor de 460 VRMS, correspondente a R$ 2.116, em comércios da região, como medida

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 20/05/2024
Caraguatatuba recebe a abertura da temporada 2024 do Arena Cross em maio
Caraguatatuba recebe a abertura da temporada 2024 do Arena Cross em maio

Caraguatatuba se prepara para receber a tão aguardada abertura do Arena Cross 2024, que marcará o início de um verdadeiro espetáculo das pistas. Os ingressos para o evento estarão disponíveis a partir desta terça-feira (30). Desde 2017 o evento faz parte do calendário oficial da cidade, que foi escolhida como

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 02/05/2024
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de nivelamento e tapa-buracos em ruas do Morro do Algodão
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de nivelamento e tapa-buracos em ruas do Morro do Algodão

A Prefeitura de Caraguatatuba está promovendo a operação tapa-buracos e levando serviços de nivelamento às ruas pavimentadas com bloquetes, no bairro Morro do Algodão, região Centro/Sul da cidade. O trabalho é feito pela Secretaria de Serviço Públicos (Sesep), que está nesta sexta-feira (10) na rua Geraldo Lopes, esquina com rua

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/05/2024
Prefeitura de Caraguatatuba leva mães atendidas pelo CREAS no 10º Seminário Internacional de Mães em São Paulo
Prefeitura de Caraguatatuba leva mães atendidas pelo CREAS no 10º Seminário Internacional de Mães em São Paulo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, levou as mães acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ao 10º Seminário Internacional de Mães, realizado em São Paulo no último sábado (4). O evento teve por objetivo fortalecer a jornada da maternidade e auxiliar as

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 5 - Igualdade de gênero Publicado em 07/05/2024
Comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’ começam nesta quinta-feira com exposição de fotografias
Comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’ começam nesta quinta-feira com exposição de fotografias

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, inicia as comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’ com uma série de atividades nesta quinta-feira (16). A partir das 15h30, o Parque Natural Municipal Juqueriquerê será palco da exposição de fotos recebidas através do Concurso

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 15/05/2024