Pesquisar No Site

Alunos de escolas municipais de Caraguatatuba são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia

Publicado em: 06/03/2023
Alunos de escolas municipais de Caraguatatuba são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia
Alunos de escolas municipais de Caraguatatuba são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia

Cerca de 40 alunos das escolas municipais foram homenageados com medalhas e troféus por se destacarem na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Mostra Brasileira de Foguetes e Jogos Escolares Municipais (JEM). A cerimônia ocorreu na manhã desta segunda-feira (06), na Secretaria de Educação.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior (centro), ao lado vereador Tato Aguilar (esquerdo), secretária de Educação Márcia Paiva, posa para foto com os alunos premiados da Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia (Foto: Divulgação/PMC)

O evento contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; do presidente da Câmara, Tato Aguilar, e da secretária de Educação, Márcia Paiva, além de pais, familiares e professores.

A secretária Márcia Paiva, destacou o empenho dos estudantes, dos professores e das equipes gestoras. “Parabéns a todos que participam desse projeto, a todos os alunos envolvidos, tanto pelo interesse em participar como pelo desempenho. Os resultados demonstram que estamos no caminho certo de incentivar nossos alunos”.

Este ano, Caraguatatuba conquistou a primeira medalha de ouro na OBMEP, através do aluno Lucas Gabriel Limongi Ferreira da escola EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio. Ele conta que foi uma experiência incrível e que se dedicou para ter o destaque na competição. “Contei com apoio de outros medalhistas e nesse ano quero incentivar outros alunos a buscarem mais medalhas de ouro para nossa cidade”, contou.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior (centro), ao lado vereador Tato Aguilar (esquerdo), secretária de Educação Márcia Paiva, posa para foto com troféu com alunos premiados de escola de Caraguatatuba na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia (Foto: /PMC)

A competição também conquistou medalhas de bronze com os alunos das escolas: EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro – Erick Suuti Amancio; EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio – Lavinia Antunes Silva; EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar – Guilherme Aleixo de Souza; EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca – Iker Torres Serpa.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Já a OBA é uma espécie de recurso pedagógico, que muito mais do que premiar os melhores estudantes, tem objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens.

Destaque para os alunos da EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra: Enzo Ricardo de Almeida Paiva e Vitor Gabriel Freire Leite; EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho: Manuela Marcusi e Yasmin Castilho; EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira: Lucca Zayther Lins Marcondes, Kayque de Aveiro Vieira, Isadora Barbosa Santos Pedro, Jean Gustavo Brito Dias, Gabriel Coelho Caciano, Luiz Otávio Delgado de Paula e Luara Ferreira Martins.

Quanto à Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Destaque aos medalhistas de bronze da EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira: Augusto Cabral da Faria e Murilo Leandro Costa Silva, que irão participar da mostra nacional em Barra do Piraí (RJ), em março, representando Caraguatatuba.

Quanto ao JEM, aproximadamente 1 mil alunos participaram de 19 escolas, com objetivo de promover através da prática esportiva a socialização, a integração entre os alunos e a descoberta de novos talentos esportivos.

Confira a classificação das escolas:

Categoria Fundamental I: 5º lugar: EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi; 4º lugar: EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho; 3º lugar: EMEI / EMEF Masako Sone; 2º lugar: EMEF Prof. Geraldo de Lima e 1º lugar: EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues.

Categoria Fundamental II: 5º lugar: EMEF Prof. Euclydes Ferreira; 4º lugar: EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra; 3º lugar: EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho; 2º lugar: EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar e 1º lugar: EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca.

O prefeito Aguilar Junior disse ser um dia de reconhecimento, principalmente para mostrar que de fato a escola pública é merecedora de elogios e faz diferença na vida das pessoas. “Nosso ensino sempre preza em estimular nos alunos seus melhores dons, fazendo com que se destaquem em diversas áreas, para brilhar e trilhar o melhor caminho. Confie na escola pública, pois essa parceria entre pais, responsáveis e profissionais só cresce e estimula educação no município”, destacou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) realiza de 1° de maio a 5 de julho o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, mediante a cadastro de login e senha. Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc),

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais

A praia do Massaguaçu recebeu no último final de semana, cerca de 100 competidores da 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista, organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. Além de promover o esporte, o evento também foi solidário. Foram arrecadados 50 kg

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável Publicado em 23/04/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular do Brasil é promovido pelo Governo Federal para complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, a população pode obter medicamentos gratuitos nas farmácias e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024