Pesquisar No Site

Profissionais da Educação recebem capacitação de primeiros socorros do Samu em atendimento à Lei Lucas

Publicado em: 02/02/2023
Profissionais da Educação recebem capacitação de primeiros socorros do Samu em atendimento à Lei Lucas
Profissionais da Educação recebem capacitação de primeiros socorros do Samu em atendimento à Lei Lucas

Professores e técnicos da Rede Municipal de Ensino, de Caraguatatuba, receberam nesta quinta-feira (2), capacitação da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) sobre primeiros socorros. O treinamento é em atendimento às exigências da Lei Federal nº 13.722 de 2018, conhecida por ‘Lei Lucas’.

Nesta edição foram mais de 1.300 profissionais que puderam aprender e se esclarecerem sobre como agir em situações de urgência. Sendo assim, foram abordados temas como Técnicas de Obstrução de Vias Aérea por Corpo Estranho (OVACE), Parada Cardiorrespiratória (PCR), Síncope, Convulsão, Queda, Fratura, Afogamento e Intoxicação e como agir nos ambientes escolares.

#PraTodosVerem: Muitas pessoas estão sentadas nas poltronas do Teatro Mario Covas e equipe do Samu à frente (Foto: Divulgação/PMC)

Em relação a afogamentos, os enfermeiros explicados que além de piscina, as crianças estão sujeitas a acidentes até mesmo em baldes e chuveiros, por isso, a necessidade de saber o grau de afogamento e como proceder.

No caso de uma síncope com perda temporária da consciência, por exemplo, o Samu explicou que o ideal é colocar a pessoa deitada e com os pés sobre uma cadeira. Sendo uma criança, pode-se apoiar os pezinhos no colo até que ela ‘acorde’.

Já para situações de convulsão, o ideal é que deixe a cabeça de lado para que ela não se afogue coma babá, e nunca colocar nada na boca. “Já vi situação de colocarem cabo de madeira, chinelo e até a mão, sendo que o cuidador chegou a perder a ponta do dedo”, explicou o enfermeiro Thiago, complementando que não se deve tentar desenrolar a língua da pessoa.

O treinamento tem por objetivo capacitar os professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas até a chegada do resgate.

A Lei Lucas se tornou obrigatória em estabelecimentos de ensino após o menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, participar em 2017, de um passeio escolar em Cordeirópolis (SP) e se engasgar com um pedaço de salsicha. Na ocasião, não recebeu de forma rápida os primeiros socorros de desengasgo e quando o atendimento chegou, já apresentava morte cerebral, em decorrência de asfixia mecânica.

Na parte prática, os profissionais com apoio de bonecos educativos desenvolvem as técnicas abordadas, principalmente a manobra de Heimlich utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

#PraTodosVerem: Secretários de Saúde e Educação estão no palco e fazem abertura do treinamento; no chão tem um boneco deitado (Foto: Divulgação/PMC)

O treinamento é uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, por isso, contou com a participação dos responsáveis pelas pastas, Márcia Paiva e Gustavo Boher, respectivamente. Eles reforçaram a necessidade de capacitação para que as equipes educacionais tenham e usem os protocolos capazes de salvar vidas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto
Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto

A cidade de Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos esportivos do Litoral Norte – a Caraguá 21K, marcada para o dia 31 de agosto, com largada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, em frente à Secretaria de Turismo. A prova contará com percursos para todos os perfis

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/07/2025
Oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt é nesta quinta-feira com entrada gratuita
Oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt é nesta quinta-feira com entrada gratuita

A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (10/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina combina métodos

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/07/2025
Navegar Experience agita Caraguatatuba com programação musical gratuita
Navegar Experience agita Caraguatatuba com programação musical gratuita

Com atrações musicais ao vivo, esportes náuticos e luau ao entardecer, o Navegar Experience movimenta a praia do Centro no domingo (27). A programação já está definida. O evento é realizado das 9h à 21h, na faixa de areia localizada atrás da Secretaria de Turismo, na Avenida Dr. Arthur da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/07/2025
Espaço da Memória celebra e divulga cultura tradicional caiçara no 26º Festival do Camarão
Espaço da Memória celebra e divulga cultura tradicional caiçara no 26º Festival do Camarão

O 26º Festival do Camarão segue até o próximo domingo (27/7), na Praça da Cultura, em Caraguatatuba. Além da tradicional gastronomia caiçara à base do crustáceo, o evento promove diversas atrações culturais e artísticas. Entre os destaques da programação, está o Espaço da Memória, sob direção do Arquivo Municipal Arino

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/07/2025
Projeto piloto “Colônia de Férias” leva crianças do residencial Getuba ao Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba
Projeto piloto “Colônia de Férias” leva crianças do residencial Getuba ao Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba

Terça-feira (15) foi dia de passeio no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba com crianças do Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, no bairro Jetuba, dentro do projeto piloto “Colônia de Férias”, realizado pelo governo municipal de Caraguatatuba. No passeio, a criançada pode conhecer um pouco sobre a

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/07/2025