Pesquisar No Site

MACC recebe exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas em 2 de fevereiro

Publicado em: 25/01/2023
MACC recebe exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas em 2 de fevereiro
MACC recebe exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas em 2 de fevereiro

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe, a partir de 2 de fevereiro, a exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas. Os visitantes poderão apreciar 90 obras entre desenhos, gravuras, pinturas e fotografias.

A exposição é uma retrospectiva do artista plástico e fotógrafo Márcio Pannunzio e é organizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), e conta com a curadoria de Enock Sacramento.

#PraTodosVerem: Retrato em preto e branco do artista quando jovem/ desenho/ bico de pena/ 50cm x 70cm (Foto: Divulgação)

A abertura será às 17h do dia 2 de fevereiro e a exposição poderá ser visitada até o dia 15 de março de 2023, de terça à sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados das 12h às 17h. A entrada é gratuita.

A exposição será concebida para se apreciada por estudantes da rede de ensino público que costumam visitar o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Visitas guiadas por monitores treinados pelo artista serão realizadas no decorrer da exposição com os estudantes e demais visitantes. As oficinas de introdução à gravura e ao desenho serão realizadas durante a duração da exposição.

De acordo com a organização, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba foi escolhido por incentivar a frequência de simpatizantes da música, do teatro, das artes plásticas em volume inimaginável por receber visitantes também das cidades vizinhas.

Artista Plástico

Márcio Pannunzio é conhecido em Caraguatatuba onde foi premiado no 3º Salão Oficial de Arte de Caraguatatuba e expôs individualmente no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba em três ocasiões: em 2009, 2013 e 2019.

De acordo com a diretora do MACC, Denise Lemes, a exposição terá espírito didático ao esclarecer através de textos e fotografias as técnicas de gravura utilizadas por Pannunzio: a gravura em relevo e a calcográfica.

Como linha auxiliar de transmissão de conhecimento, serão dispostas no meio da galeria vitrines expositoras contendo materiais de gravação e impressão, tais como matrizes, instrumentos de gravação, rolos para entintar, tintas, papéis, etc.

Para o artista plástico, “expor no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba seria uma maneira de situar o projeto no interior, contribuindo para capilarizar a cultura no Estado de São Paulo”.

#PraTodosVerem: Arte do convite da exposição do artista plástico

Entre os objetivos da exposição estão a valorização de duas técnicas desprestigiadas: o desenho e a gravura, além de ressaltar a sua importância, a sua atualidade, o seu caráter contemporâneo.

Nas suas exposições individuais realizadas em 2019, antes da pandemia da Covid, Pannunzio empenha-se em alertar as pessoas sobre o valor do desenho e da gravura. “Falar em ‘arte menor’ é tolice. Arte é ideia, conceito; é imaterial. Não há como medi-la; inexiste fita métrica ou trena ou metro capaz de mensurar dimensões que vivem em sonhos. Por isso, apesar de pinturas, desenhos ou esculturas terem tamanho, é enganador pensar que um possa ser maior que outro. Tem quem pense que pode e então se diz que desenho e gravura são ‘artes menores’”.

“Ele destaca que, “o desenho, descoberta tão antiga, é desprezado justamente pelo fato de ser velho demais em um oceano de jovens artistas se estapeando não mais por um lugar ao sol em vitrine de galeria, mas pelo maior número de likes angariado por suas postagens pretensamente artísticas nas redes sociais. A gravura, então, num momento em que tudo se copia e se reproduz em velocidade espantosa, ainda que seja invenção bem mais recente que o desenho, é feito ele, injustamente esnobada”.

Na última semana da exposição será lançado um catálogo que será o ponto alto de todo o projeto porque visa perenizar a produção artística realizada. Serão fotografadas as obras e a exposição montada, feito o texto de apresentação e com tiragem mínima de 1 mil exemplares. Além de conter reproduções de todas as obras expostas, ele será autografado pelo artista e a maior parte da tiragem deverá ser distribuída para escolas, bibliotecas e fundações culturais públicas – a maior parte delas, do Estado de São Paulo.

Serviço
Exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas
Abertura – 2 de fevereiro de 2023, às 17h
Visitação – 2 de fevereiro a 15 de março de 2023
Horários – terça à sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados das 12h às 17h.
Entrada – Gratuita
Local – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
Endereço – Praça Dr. Cândido Mota,72, Centro, Caraguatatuba

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar nesta quinta, sexta e na próxima segunda-feira (25, 26 e 29/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou recentemente o plantio de 97 mudas nativas em diversos pontos do município. Dentre as espécies plantadas estão Grumixamas, Pitangueiras, Ipês, Araçás, Abius, Ingás e Jambos. Os locais contemplados com as novas mudas incluem o Arco

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024