Pesquisar No Site

MACC recebe exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas em 2 de fevereiro

Publicado em: 25/01/2023
MACC recebe exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas em 2 de fevereiro
MACC recebe exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas em 2 de fevereiro

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe, a partir de 2 de fevereiro, a exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas. Os visitantes poderão apreciar 90 obras entre desenhos, gravuras, pinturas e fotografias.

A exposição é uma retrospectiva do artista plástico e fotógrafo Márcio Pannunzio e é organizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), e conta com a curadoria de Enock Sacramento.

#PraTodosVerem: Retrato em preto e branco do artista quando jovem/ desenho/ bico de pena/ 50cm x 70cm (Foto: Divulgação)

A abertura será às 17h do dia 2 de fevereiro e a exposição poderá ser visitada até o dia 15 de março de 2023, de terça à sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados das 12h às 17h. A entrada é gratuita.

A exposição será concebida para se apreciada por estudantes da rede de ensino público que costumam visitar o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Visitas guiadas por monitores treinados pelo artista serão realizadas no decorrer da exposição com os estudantes e demais visitantes. As oficinas de introdução à gravura e ao desenho serão realizadas durante a duração da exposição.

De acordo com a organização, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba foi escolhido por incentivar a frequência de simpatizantes da música, do teatro, das artes plásticas em volume inimaginável por receber visitantes também das cidades vizinhas.

Artista Plástico

Márcio Pannunzio é conhecido em Caraguatatuba onde foi premiado no 3º Salão Oficial de Arte de Caraguatatuba e expôs individualmente no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba em três ocasiões: em 2009, 2013 e 2019.

De acordo com a diretora do MACC, Denise Lemes, a exposição terá espírito didático ao esclarecer através de textos e fotografias as técnicas de gravura utilizadas por Pannunzio: a gravura em relevo e a calcográfica.

Como linha auxiliar de transmissão de conhecimento, serão dispostas no meio da galeria vitrines expositoras contendo materiais de gravação e impressão, tais como matrizes, instrumentos de gravação, rolos para entintar, tintas, papéis, etc.

Para o artista plástico, “expor no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba seria uma maneira de situar o projeto no interior, contribuindo para capilarizar a cultura no Estado de São Paulo”.

#PraTodosVerem: Arte do convite da exposição do artista plástico

Entre os objetivos da exposição estão a valorização de duas técnicas desprestigiadas: o desenho e a gravura, além de ressaltar a sua importância, a sua atualidade, o seu caráter contemporâneo.

Nas suas exposições individuais realizadas em 2019, antes da pandemia da Covid, Pannunzio empenha-se em alertar as pessoas sobre o valor do desenho e da gravura. “Falar em ‘arte menor’ é tolice. Arte é ideia, conceito; é imaterial. Não há como medi-la; inexiste fita métrica ou trena ou metro capaz de mensurar dimensões que vivem em sonhos. Por isso, apesar de pinturas, desenhos ou esculturas terem tamanho, é enganador pensar que um possa ser maior que outro. Tem quem pense que pode e então se diz que desenho e gravura são ‘artes menores’”.

“Ele destaca que, “o desenho, descoberta tão antiga, é desprezado justamente pelo fato de ser velho demais em um oceano de jovens artistas se estapeando não mais por um lugar ao sol em vitrine de galeria, mas pelo maior número de likes angariado por suas postagens pretensamente artísticas nas redes sociais. A gravura, então, num momento em que tudo se copia e se reproduz em velocidade espantosa, ainda que seja invenção bem mais recente que o desenho, é feito ele, injustamente esnobada”.

Na última semana da exposição será lançado um catálogo que será o ponto alto de todo o projeto porque visa perenizar a produção artística realizada. Serão fotografadas as obras e a exposição montada, feito o texto de apresentação e com tiragem mínima de 1 mil exemplares. Além de conter reproduções de todas as obras expostas, ele será autografado pelo artista e a maior parte da tiragem deverá ser distribuída para escolas, bibliotecas e fundações culturais públicas – a maior parte delas, do Estado de São Paulo.

Serviço
Exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas
Abertura – 2 de fevereiro de 2023, às 17h
Visitação – 2 de fevereiro a 15 de março de 2023
Horários – terça à sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados das 12h às 17h.
Entrada – Gratuita
Local – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
Endereço – Praça Dr. Cândido Mota,72, Centro, Caraguatatuba

Mais Notícias

Veja Também Recentes

IMG-20260623-WA0012
Audiência on-line do CaraguaPrev aborda Pró-Gestão governança investimentos e avaliação atuarial nesta quinta-feira

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove uma audiência pública on-line nesta quinta-feira (2/7), às 18h, com transmissão no site www.caraguaprev.sp.gov.br e pelo Canal do CaraguaPrev no YouTube (https://www.youtube.com/@caraguaprev). Entre os temas que serão abordados, estão a manutenção da certificação do CaraguaPrev no programa Pró-Gestão – RPPS

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/06/2026
Palestra fortalece rede de apoio às famílias atípicas e amplia orientações sobre direitos em Caraguatatuba
Palestra fortalece rede de apoio às famílias atípicas e amplia orientações sobre direitos em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última segunda-feira (6), uma palestra voltada às famílias atípicas no Núcleo Social e Cultural do Morro do Algodão. O encontro reuniu cerca de 20 participantes e teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre inclusão social, cidadania e direitos das pessoas com deficiência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 07/07/2026
Encontro na Sepedi reúne representantes da rede de combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência
Encontro na Sepedi reúne representantes da rede de combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência

Dentro da programação da Campanha Junho Violeta, voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência – “Dignidade não tem prazo de validade”, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), reuniu representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, do Conselho Municipal

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 17/06/2026
fim de semana (1)
Categorias de base e divisões do futebol movimentam fim de semana com muitos gols em Caraguatatuba

As competições organizadas pelo Departamento de Futebol de Caraguatatuba movimentaram diversos campos e quadras do município ao longo do fim de semana, com partidas pelas categorias de base, 3ª Divisão de Futebol e campeonatos Master 50 e 60 anos de Futebol. No futsal de base, os confrontos disputados no CIDE

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/06/2026
CAPA
Banco de Alimentos fortalece segurança alimentar em Caraguatatuba no primeiro semestre de 2026

O Banco de Alimentos de Caraguatatuba reforçou seu papel na promoção da segurança alimentar e no combate ao desperdício durante o primeiro semestre de 2026. Entre os meses de janeiro e junho, o equipamento recebeu 2,62 toneladas de alimentos, destinadas ao atendimento a instituições assistenciais do município. Outro destaque do

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 01/07/2026