Pesquisar No Site

MACC recebe exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas em 2 de fevereiro

Publicado em: 25/01/2023
MACC recebe exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas em 2 de fevereiro
MACC recebe exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas em 2 de fevereiro

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe, a partir de 2 de fevereiro, a exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas. Os visitantes poderão apreciar 90 obras entre desenhos, gravuras, pinturas e fotografias.

A exposição é uma retrospectiva do artista plástico e fotógrafo Márcio Pannunzio e é organizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), e conta com a curadoria de Enock Sacramento.

#PraTodosVerem: Retrato em preto e branco do artista quando jovem/ desenho/ bico de pena/ 50cm x 70cm (Foto: Divulgação)

A abertura será às 17h do dia 2 de fevereiro e a exposição poderá ser visitada até o dia 15 de março de 2023, de terça à sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados das 12h às 17h. A entrada é gratuita.

A exposição será concebida para se apreciada por estudantes da rede de ensino público que costumam visitar o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Visitas guiadas por monitores treinados pelo artista serão realizadas no decorrer da exposição com os estudantes e demais visitantes. As oficinas de introdução à gravura e ao desenho serão realizadas durante a duração da exposição.

De acordo com a organização, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba foi escolhido por incentivar a frequência de simpatizantes da música, do teatro, das artes plásticas em volume inimaginável por receber visitantes também das cidades vizinhas.

Artista Plástico

Márcio Pannunzio é conhecido em Caraguatatuba onde foi premiado no 3º Salão Oficial de Arte de Caraguatatuba e expôs individualmente no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba em três ocasiões: em 2009, 2013 e 2019.

De acordo com a diretora do MACC, Denise Lemes, a exposição terá espírito didático ao esclarecer através de textos e fotografias as técnicas de gravura utilizadas por Pannunzio: a gravura em relevo e a calcográfica.

Como linha auxiliar de transmissão de conhecimento, serão dispostas no meio da galeria vitrines expositoras contendo materiais de gravação e impressão, tais como matrizes, instrumentos de gravação, rolos para entintar, tintas, papéis, etc.

Para o artista plástico, “expor no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba seria uma maneira de situar o projeto no interior, contribuindo para capilarizar a cultura no Estado de São Paulo”.

#PraTodosVerem: Arte do convite da exposição do artista plástico

Entre os objetivos da exposição estão a valorização de duas técnicas desprestigiadas: o desenho e a gravura, além de ressaltar a sua importância, a sua atualidade, o seu caráter contemporâneo.

Nas suas exposições individuais realizadas em 2019, antes da pandemia da Covid, Pannunzio empenha-se em alertar as pessoas sobre o valor do desenho e da gravura. “Falar em ‘arte menor’ é tolice. Arte é ideia, conceito; é imaterial. Não há como medi-la; inexiste fita métrica ou trena ou metro capaz de mensurar dimensões que vivem em sonhos. Por isso, apesar de pinturas, desenhos ou esculturas terem tamanho, é enganador pensar que um possa ser maior que outro. Tem quem pense que pode e então se diz que desenho e gravura são ‘artes menores’”.

“Ele destaca que, “o desenho, descoberta tão antiga, é desprezado justamente pelo fato de ser velho demais em um oceano de jovens artistas se estapeando não mais por um lugar ao sol em vitrine de galeria, mas pelo maior número de likes angariado por suas postagens pretensamente artísticas nas redes sociais. A gravura, então, num momento em que tudo se copia e se reproduz em velocidade espantosa, ainda que seja invenção bem mais recente que o desenho, é feito ele, injustamente esnobada”.

Na última semana da exposição será lançado um catálogo que será o ponto alto de todo o projeto porque visa perenizar a produção artística realizada. Serão fotografadas as obras e a exposição montada, feito o texto de apresentação e com tiragem mínima de 1 mil exemplares. Além de conter reproduções de todas as obras expostas, ele será autografado pelo artista e a maior parte da tiragem deverá ser distribuída para escolas, bibliotecas e fundações culturais públicas – a maior parte delas, do Estado de São Paulo.

Serviço
Exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas
Abertura – 2 de fevereiro de 2023, às 17h
Visitação – 2 de fevereiro a 15 de março de 2023
Horários – terça à sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados das 12h às 17h.
Entrada – Gratuita
Local – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
Endereço – Praça Dr. Cândido Mota,72, Centro, Caraguatatuba

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba têm programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher
Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba têm programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, lembrado dia 8 de março (sexta-feira), a Rede de Atenção Básica à Saúde de Caraguatatuba preparou uma programação especial para as pacientes das unidades. As atividades estão sendo realizadas desde o início da semana e incluem coleta de preventivo e autoexame da mama,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 07/03/2024
Rodovia dos Tamoios será bloqueada pela Concessionária para aferição de lombada eletrônica
Rodovia dos Tamoios será bloqueada pela Concessionária para aferição de lombada eletrônica

A Concessionária Tamoios informa que será realizado um bloqueio momentâneo na Rodovia dos Tamoios, na manhã de sexta-feira (01/03), para aferição de lombada eletrônica. O equipamento está localizado na altura do km 82, sentido litoral. A interdição será realizada pela Concessionária com apoio da Polícia Militar Rodoviária. O bloqueio acontece

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 29/02/2024
“Vida de Crente” com Douglas Di Lima é atração no TMC
“Vida de Crente” com Douglas Di Lima é atração no TMC

O Teatro Mario Covas recebe no dia 29 de março, às 21h, o espetáculo “Vida de Crente” com Douglas Di Lima – Stand Up para cristãos. A classificação é livre e a duração é de 70 minutos. Ingressos entre R$90 e R$45 podem ser adquiridos na Reticências Livraria e Café

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/02/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo

Além do novo local, a encenação contará com tradução em libras Em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos que ocupam 970m² e painéis de led de cenários cobrindo 90m², a 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/03/2024