Pesquisar No Site

Prazo para justificar ausência no 2º turno das Eleições 2022 termina nesta segunda-feira

Publicado em: 05/01/2023
Prazo para justificar ausência no 2º turno das Eleições 2022 termina nesta segunda-feira
Prazo para justificar ausência no 2º turno das Eleições 2022 termina nesta segunda-feira

Eleitoras e eleitores, que não votaram no 2º turno das eleições do ano passado, têm a próxima segunda-feira (9/1) para justificar a ausência. Nesse caso, é necessário que o interessado encaminhe documento que comprove o motivo que o impediu de votar, como um atestado médico, por exemplo.

Os pedidos de justificativa podem ser feitos pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou nos cartórios eleitorais com o preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral pós-eleição. Devido ao recesso da Justiça Federal, o atendimento ao público nos cartórios eleitorais é das 11h às 15h, até esta sexta-feira (6/1).

#PraTodosVerem: Urna eletrônica com o dedo indicador apertando a tecla verde de confirmação do voto (Foto: Divulgação/TRE/SP)

Quem não votou nos dois turnos deve apresentar um requerimento para cada uma das ausências. Pessoas que viajaram para o exterior precisam justificar a ausência até 30 dias contados da data de retorno ao Brasil.

O procedimento é necessário para que o eleitor não tenha o título suspenso e deve ser realizado a cada turno em que houver falta, no prazo máximo de 60 dias após a data da votação.  A solicitação será analisada pelo juízo eleitoral, que poderá aceitá-la ou não. A multa para quem a justificativa for recusada é de R$ 3,51.

Ao todo, 79.077 (75,98%) eleitores compareceram às urnas em Caraguatatuba no 2º turno, que registrou 24.994 abstenções (24,02%). No 1º turno, 79.528 eleitores (76,42%) foram às urnas, mas 24.528 pessoas (23,58%) se abstiveram de votar no município. O maior colégio eleitoral do Litoral Norte contava com 104.071 eleitores aptos a votar, nos 1º e 2º turnos das Eleições 2022, realizados nos dias 2 e 30 de outubro, respectivamente.

Após o prazo final para a justificativa, também é possível obter a quitação eleitoral mediante o pagamento de multa (R$ 3,51), a qualquer tempo, por turno que o eleitor deixou de votar.

#PraTodosVerem: Urnas eletrônicas enfileiradas (Foto: Divulgação/TSE)

Como o voto é obrigatório no Brasil, quem não vota e não justifica fica sujeito a uma série de restrições, como impossibilidade de se inscrever em concursos públicos, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino, obter passaporte ou carteira de identidade e participar de concorrências públicas, entre outros.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno.

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil, 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). O atendimento ao público é das 12h às 18h (após 6/1).  Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398 ou pelo e-mail ze206@tre-sp.jus.br.

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Praia da Cocanha reúne 321 atletas no Campeonato Paulista de Águas Abertas
Praia da Cocanha reúne 321 atletas no Campeonato Paulista de Águas Abertas

O domingo (27) foi marcado por disputas esportivas na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba. O Campeonato Paulista de Águas Abertas 2026 reuniu 321 atletas, representantes de 28 entidades, com participação também na categoria Pessoas com Deficiência (PCD). Durante toda a manhã, nadadores de diferentes faixas etárias e categorias entraram na

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/09/2026
Segunda audiência pública da comunicação on-line da Prefeitura para CNPJs inscritos em Caraguatatuba será na próxima quarta-feira
Segunda audiência pública da comunicação on-line da Prefeitura para CNPJs inscritos em Caraguatatuba será na próxima quarta-feira

O projeto de lei que institui o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) no município será discutido em segunda audiência pública na próxima quarta-feira (30/9), às 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. O Legislativo promoveu o primeiro debate sobre o tema na última quarta-feira (23). A secretária de Fazenda, Hermínia Portes;

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 25/09/2026
Caraguatatuba inicia ação de selagem e cadastramento de famílias no Perequê-Mirim
Caraguatatuba inicia ação de selagem e cadastramento de famílias no Perequê-Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou o levantamento socioassistencial das famílias residentes na Comunidade Nova Esperança, no bairro Perequê-Mirim, por meio da identificação das famílias, cadastramento e selagem dos imóveis. Na terça-feira (29), as equipes deram continuidade às ações na Comunidade Recanto Feliz, também localizada no Perequê-Mirim. Além da identificação das

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 30/09/2026
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação de servidores da rede de proteção social
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação de servidores da rede de proteção social

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira (24), a partir das 14h, o lançamento da Trilha Formativa Freemind. A iniciativa ocorre por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com a Associação Freemind Brasil, voltada exclusivamente à qualificação de servidores públicos e usuários de serviços

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/09/2026