Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba segue com fiscalização em combate à obstrução de ruas e calçadas
Prefeitura de Caraguatatuba segue com fiscalização em combate à obstrução de ruas e calçadas
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, continua realizando as ações de fiscalização contra a obstrução de calçadas e logradouros públicos, com a preocupação de garantir a mobilidade urbana no município.
Só nos três últimos meses deste ano, o trabalho já ultrapassou mais 180 abordagens orientativas aos proprietários de imóveis a respeito da obrigação de manter passeios públicos livres e em bom estado de conservação, de forma a permitir, com acessibilidade, o trânsito de pedestres e cadeirantes.

#PraTodosVerem: Fiscais da Secretaria de Urbanismo em frente a uma casa, durante ação de abordagem orientativa sobre obstrução de calçadas (Foto: Divulgação/PMC)
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, explica que as áreas públicas não são propriedade de uma pessoa, mas sim de toda a sociedade. “Esses espaços pertencem à cidade e, por isso, é proibida a colocação de quaisquer materiais que impeçam a passagem nas ruas e calçadas”, disse.
É o que indica diferentes artigos da Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas), que proíbe a permanência de elementos como areia, pedra, tijolos, madeira, ferro e outros itens, incluindo a preparação de massa para serviços de construção civil e, que, levam a ocupação irregular dos passeios públicos.
A fiscalização ocorre em diferentes pontos do município e deve passar pelo bairro Martim de Sá na primeira semana de janeiro. “Primeiramente, o fiscal realiza a abordagem com o intuito de sensibilizar sobre a irregularidade e, caso não respeite a determinação de desobstrução, o infrator estará sujeito à autuação e aplicação de multa”, atentou o secretário.
Segundo o Código de Posturas, também é proibido embaraçar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de veículos nas ruas, praças, estradas e caminhos públicos, bem como de pedestres nos passeios públicos, exceto para a realização de obras públicas, comemorações ou festividades devidamente autorizadas pela Prefeitura ou quando exigências policiais o determinem.
Denúncias
O munícipe pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156.
Veja Também Recentes
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe visita dos Coordenadores da Defesa Civil do município de Piquete
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu a visita do coordenador da Defesa Civil de Piquete, Maxwell Abreu Rodrigues de Azevedo, e do vice-coordenador Capitão da Policia Militar, Paulo Cesar Gonçalves de Alvarenga, na quinta-feira (27). Piquete fica a 198 km de distância de Caraguatatuba e de acordo com o último
Copa da Criança de Futebol abre competição com rodada de muitos gols em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e o Campo do Perequê-Mirim receberam a primeira rodada da Copa da Criança de Futebol, no sábado (29) com partidas nas categorias feminino e masculino. A competição reuniu jovens atletas, familiares, comissões técnicas e amantes do esporte. Na categoria sub-7, o Projeto Nova
Programa Profissionaliza Caraguá capacita mais uma turma do Curso de Auxiliar de Recursos Humanos
O curso de Auxiliar de Recursos Humanos formou 24 alunos na quarta-feira (12), durante a aula final realizada no Instituto Federal de São Paulo Campus Caraguatatuba (IFSP), no bairro Indaiá. A capacitação integra o programa de qualificação profissional básica QB FIC, do Centro Paula Souza, e é desenvolvida em parceria
Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba abre, de 1º a 11 de setembro, as inscrições para o Prêmio InterInfância 2026, iniciativa inédita que deve reconhecer práticas desenvolvidas por professores e equipes gestoras da Educação Infantil da rede municipal. O edital com todas as regras foi publicado no Diário Oficial de
Guarda Municipal realiza palestra educativa sobre bullying para alunos do ensino fundamental em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, realizou na manhã desta terça-feira (18), uma palestra educativa e interativa para alunos da 2ª série do ensino fundamental, no Centro Integrado de Ações Socioeducativas (CIASE) Governador Adhemar Pereira de Barros, no bairro Travessão. A atividade teve como foco a conscientização e a