Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba segue com fiscalização em combate à obstrução de ruas e calçadas

Prefeitura de Caraguatatuba segue com fiscalização em combate à obstrução de ruas e calçadas
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, continua realizando as ações de fiscalização contra a obstrução de calçadas e logradouros públicos, com a preocupação de garantir a mobilidade urbana no município.
Só nos três últimos meses deste ano, o trabalho já ultrapassou mais 180 abordagens orientativas aos proprietários de imóveis a respeito da obrigação de manter passeios públicos livres e em bom estado de conservação, de forma a permitir, com acessibilidade, o trânsito de pedestres e cadeirantes.

#PraTodosVerem: Fiscais da Secretaria de Urbanismo em frente a uma casa, durante ação de abordagem orientativa sobre obstrução de calçadas (Foto: Divulgação/PMC)
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, explica que as áreas públicas não são propriedade de uma pessoa, mas sim de toda a sociedade. “Esses espaços pertencem à cidade e, por isso, é proibida a colocação de quaisquer materiais que impeçam a passagem nas ruas e calçadas”, disse.
É o que indica diferentes artigos da Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas), que proíbe a permanência de elementos como areia, pedra, tijolos, madeira, ferro e outros itens, incluindo a preparação de massa para serviços de construção civil e, que, levam a ocupação irregular dos passeios públicos.
A fiscalização ocorre em diferentes pontos do município e deve passar pelo bairro Martim de Sá na primeira semana de janeiro. “Primeiramente, o fiscal realiza a abordagem com o intuito de sensibilizar sobre a irregularidade e, caso não respeite a determinação de desobstrução, o infrator estará sujeito à autuação e aplicação de multa”, atentou o secretário.
Segundo o Código de Posturas, também é proibido embaraçar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de veículos nas ruas, praças, estradas e caminhos públicos, bem como de pedestres nos passeios públicos, exceto para a realização de obras públicas, comemorações ou festividades devidamente autorizadas pela Prefeitura ou quando exigências policiais o determinem.
Denúncias
O munícipe pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156.
Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25