Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba reforça cuidados com crianças nas praias
Prefeitura de Caraguatatuba reforça cuidados com crianças nas praias
A alta temporada já começou e Caraguatatuba segue sendo um dos destinos mais procurados por turistas e visitantes nessa época do ano. A expectativa, até o Carnaval, é que mais de 1,5 milhão de pessoas passem pela cidade. Inúmeras famílias vêm passar as férias e a atenção com a criançada deve ser redobrada.
Sendo assim, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, como já é típico nesta época do ano, orienta sobre os cuidados simples, que podem contribuir com as famílias em casos de crianças perdidas nas orlas das praias do município.
O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Caraguatatuba disponibiliza, gratuitamente, pulseiras de identificação para serem colocadas nos braços das crianças.
Os braceletes, usados para identificação, estão disponíveis em quatro cores extremamente chamativas: amarelo, laranja, azul e verde. Na pulseira, é possível colocar o nome da criança, responsável e o telefone de contato da família. O acessório é resistente à força e à água.
Ao chegar à praia, o responsável deve procurar um posto do GBMar e retirar a pulseira. Se não houver um posto, o responsável deve procurar um guarda-vidas, já que ele tem pulseiras para distribuir.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves, explica que as pulseiras vêm para precaver e criar o hábito nos responsáveis de sempre usar a identificação na criança. “Elas foram criadas para serem usadas, inclusive, em outros locais onde há grande movimento de pessoas”, diz.
Orientação é fundamental
A presidente do CMDCA também ressalta sobre a importância das famílias orientarem as crianças. “Os pequenos devem ser orientados a procurar um guarda-vidas, caso se percam. Já a pessoa que encontrar uma criança perdida, igualmente deve procurar um posto do GBMar ou um guarda-vidas”, alerta.
O CMDCA também aponta uma estratégia muito eficaz utilizada nas praias do País para encontrar crianças perdidas e que podem ser adotadas nas praias de Caraguá. Ao encontrar uma criança perdida, a pessoa deve colocá-la nos ombros e os banhistas ao redor devem bater palmas e dizer em coro “criança perdida”.
“Colocar a criança em um lugar alto é algo lógico e fundamental porque ela é pequena. Em cima do ombro de um adulto a possibilidade de visualização é maior. Se as pessoas também comprarem a ideia e de fato aplaudirem até que chegue ao responsável, vai ajudar muito”, finaliza.
O que fazer?
Ao encontrar uma criança perdida, procure ajuda dos bombeiros marítimos. Caso a praia não possua um posto dos Bombeiros, a recomendação é levar a um quiosque e fazer contato com a Polícia Militar ou procurar o guarda-vida mais próximo. Nesses casos, o Conselho Tutelar de Caraguatatuba também pode ser acionado.
O adulto que achar uma criança perdida deve colocá-la em cima do ombro para a melhor visualização e bater palma e pedir para os que estão em volta também baterem palma e dizerem a ordem cantada “criança perdida”.
É necessário também não “confundir” a forma de busca. Só deve bater palmas quem estiver com a criança esperando o responsável chegar e não quem está procurando a criança.
Serviço:
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar (Plantão): (12) 99723-6758
GBMar Posto da Martim de Sá: (12) 3888-2960
Veja Também Recentes
Ensino em tempo integral em Caraguatatuba une aprendizagem e alimentação de qualidade para mais de 4 mil alunos
Em Caraguatatuba, o ensino em tempo integral vai muito além da ampliação da jornada escolar. Um dos pilares do modelo adotado pela rede municipal está na alimentação: estruturada, equilibrada e elaborada para sustentar o ritmo de um dia inteiro de atividades dentro da escola. Atualmente, mais de quatro mil estudantes
Caraguatatuba realiza encontros especiais gratuitos na semana do “Todos por Elas”
A partir desta terça-feira (24), as mulheres empreendedoras do Litoral Norte têm a oportunidade de participar do “Todos por Elas”, onde haverá capacitação, conexão e fortalecimento do empreendedorismo feminino. O evento é realizado pelo Sebrae-SP, Prefeitura de Caraguatatuba e pelo governo Federal por meio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa
Alunos aprendem técnica de desamassamento no curso de Funilaria de Brilho
As duas primeiras turmas do curso de Aperfeiçoamento Profissional de Funilaria de Brilho já estão colocando a mão na massa para aprenderem a famosa técnica do “martelinho de ouro”. A qualificação é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo. Peças de carroceria são dispostas pelo
Caraguatatuba encerra edição do programa “Interior na Praia com a Melhor Idade” com integração e fortalecimento de vínculos
O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na manhã desta sexta-feira (27), no centro da cidade, o encerramento do programa “Interior na Praia com a Melhor Idade”, iniciativa que proporcionou quatro dias de experiências marcantes para um grupo de 36 idosos referenciados pelos equipamentos socioassistenciais do município de Cunha. Ao longo
Campeonato Master Sul-Sudeste movimenta Caraguatatuba com mais de mil atletas em competições de basquete
Caraguatatuba recebe, a partir do dia 29 de abril, o Campeonato Master Sul-Sudeste de basquetebol, considerado um dos maiores encontros da modalidade no país. A competição deve reunir aproximadamente 100 equipes e mais de mil atletas, com programação até o dia 3 de maio. A abertura oficial está prevista para