Pesquisar No Site
Professores alfabetizadores da Rede Municipal de Caraguatatuba visitam exposição imersiva de Monet em SP

Professores alfabetizadores da Rede Municipal de Caraguatatuba visitam exposição imersiva de Monet em SP
A exposição “Monet à beira d’água”, em cartaz no Parque Villa Lobos (SP), recebeu a visita dos professores alfabetizadores, do 1º ano do Ensino Fundamental I, da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba, nessa terça-feira (13).
A visita faz parte da proposta pedagógica desenvolvida pela equipe de apoio pedagógico e supervisão da Secretaria de Educação, junto aos professores alfabetizadores, no sentido de apresentar novas abordagens que contribuam para as aprendizagens que se deseja promover junto às crianças que são educadas e cuidadas no ensino municipal.

#PraTodosVerem Imagem de um grupo de professores e professoras, uns de pé outros sentados, na exposição imersiva “Monet à beira d’água”, onde estão sendo projetadas telas do artista no chão e nos painéis.
A professora Lindalva Gevão, uma das responsáveis pelas formações repassadas aos professores alfabetizadores, disse que em um dos encontros foram repassados aos educadores informações sobre o Impressionismo, movimento artístico francês surgido no final do século XIX, e sobre Claude Monet, artista que iniciou essa fase na História da Arte.
“Conversamos sobre a importância do Impressionismo, a adolescência de Monet quando ele começou a desenhar caricaturas, sua evolução enquanto artista, como as paisagens de Londres e Veneza entre outros lugares que morou e visitou, influenciaram sua pintura; a luz em cada parte do dia retratada nas pinturas, até chegar nas suas mais famosas obras, retratando seu jardim particular, construído por ele, na casa onde viveu em Giverny, norte da França”, disse Lindalva.
A exposição “Monet à beira d’água” permite um mergulho na obra do pintor, a partir de uma experiência audiovisual com telas gigantescas projetadas em telões, com personagens e paisagens que se movimentam nas margens dos rios Sena (Paris), Tâmisa (Londres), Sandvikselva (Noruega), nos mares do Canal da Mancha (entre Inglaterra e França), no Golfo de Gênova (Itália), e no lago Giverny, cidade onde Monet se estabeleceu. O público percorre paisagens que mudam como a água que corre, mergulham em um abismo de luz e cor, sentindo, como queria Monet, “as impressões dos efeitos mais fugazes”. Também há uma réplica da cozinha e do escritório da casa onde o pintor passou a maior parte da vida adulta e velhice.

#PraTodosVerem Imagem professoras caminham dentro da exposição imersiva “Monet à beira d’água”, no Parque Villa Lobos (SP), onde estão sendo projetadas telas do artista no chão e nos painéis.
A professora Laura Maria da Silva, da EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos, bairro Tinga, contou que foi a primeira vez numa exposição imersiva e aproveitou para interagir com as imagens.
“Essa experiência me inspirou várias ideias para trabalhar com os alunos no próximo ano”, declarou.
A amiga da mesma escola, Mônica Prado Vermeller, disse que “foi uma oportunidade única e encantadora”.
A docente da EMEF Profª Débora Valle da Silva Pilon, no Perequê-Mirim, Josilma Coelho Borges, também considera a mostra um estímulo para desenvolver novas abordagens com os pequenos.
“A tecnologia é uma aliada para trazer ao conhecimento de várias pessoas obras de artes como as de Monet. Para muitas crianças, o aprendizado vem por meio de desenhos e pinturas e não simplesmente leitura e escrita. Realmente essa foi uma atividade inspiradora”, afirmou.
A exposição é gratuita para grupo de escolas públicas e privadas e instituições sociais, todas as terças-feiras, antes das 16h. Para o público em geral estão sendo vendidos ingressos (meia e inteira) de terça a domingo, para sessões das 10h às 21h15. O Parque Villa-Lobos fica na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros.
Veja Também Recentes

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um