Pesquisar No Site
Coleta de lixo em Caraguatatuba terá programação especial durante a alta temporada
Coleta de lixo em Caraguatatuba terá programação especial durante a alta temporada
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, preparou um esquema especial de trabalho para garantir a eficiência na prestação do serviço de coleta de lixo na alta temporada de verão.

#PraTodosVerem: Coletores posicionam contentores para depósito dos resíduos no caminhão de lixo (Foto: Luís Gava/PMC)
O novo cronograma começa a valer no próximo dia 26 de dezembro e vai até 26 de fevereiro. E com o reforço de mais quatros caminhões compactadores, sendo 12 equipamentos no total, os trabalhos ocorrerão em dois turnos: das 5h às 13h20 e das 16h até as 0h20.
Durante o período com maior fluxo de pessoas na cidade, a coleta de resíduos sólidos domiciliares e comerciais será feita pelo menos três vezes por semana em cerca de 60 bairros. Além disso, em locais como Indaiá, Centro, Martim de Sá, Prainha, Massaguaçu e Cocanha a frequência será diária, assim como em toda a orla.
O serviço de coleta também receberá reforço de mais 20 caçambas, distribuídas em pontos turísticos, centro comercial, praças, calçadões, praias e em outros locais com grande circulação de pessoas, além de mais contêineres para atender os eventos e shows de verão.
De acordo com dados da Fortnort, empresa responsável pela coleta de lixo do município, Caraguatatuba produz em média 3,5 mil toneladas por mês de resíduos durante o ano. Na alta temporada, esse número sobe para 5 mil toneladas mensais. Já para a virada do Ano Novo, a expectativa é que mais de 1 mil toneladas de lixo sejam recolhidas.

#PraTodosVerem: Homens fazem limpeza na faixa de areia (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O secretário de Serviços Públicos, Marcelo Pereira, pede a colaboração da população. “Nos bairros e praias, é importante que o lixo seja depositado para descarte próximo ao horário estipulado para coleta. E se possível, o material deve ser acondicionado em sacolas resistentes, pois isso facilita e agiliza o trabalho dos coletores”, lembrou.
A programação pode ser consultada no link www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/12/coleta-de-lixo-alta-temporada-2022-2023.pdf.
Mais ações
Ainda segundo a Secretaria de Serviços Públicos, as ações de zeladoria serão intensificadas com o início da ‘Operação Verão’, que inclui a limpeza diária de áreas públicas, pontos turísticos e praias, contando com a força-tarefa de mais de 100 trabalhadores em todos os cantos da cidade, a partir do próximo dia 23 de dezembro. Já para a ‘Operação Virada’, serão 150 pessoas designadas para acelerar a limpeza da faixa de areia e calçadão das praias, a partir das 4h do dia 1º de janeiro de 2023.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba celebra 25 anos do Cadastro Único com ação de valorização e inclusão social
O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na manhã desta sexta-feira (27), um evento especial em comemoração aos 25 anos do Cadastro Único no município. A celebração integrou a ação “Cadastro Único em Ação”, iniciativa que destaca a importância da política pública na promoção da inclusão social e no atendimento às
Festival de Skate celebra aniversário de Caraguatatuba com alunos da escolinha municipal
Caraguatatuba entra no clima dos 169 anos com um evento que une esporte, cultura urbana e formação de novos talentos. No dia 20 de abril, segunda-feira, a partir das 9h, a cidade realiza o Festival Municipal de Skate, voltado especialmente aos alunos da escolinha municipal. A atividade será um festival
Guarda Civil prende suspeitos por tráfico de drogas no Benfica e no Perequê-Mirim
Na noite de sábado (4), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, durante patrulhamento preventivo pelo bairro Benfica, na Rua 5, avistaram um indivíduo que, ao perceber a presença da viatura, empreendeu fuga a pé. De imediato, a equipe iniciou acompanhamento tático e conseguiu abordar o suspeito. Durante a
Caraguatatuba reúne 39 municípios em Encontro Regional de Assistência Social
Caraguatatuba recebeu o primeiro dia do Encontro Regional de Assistência Social na manhã desta terça-feira (14), no Salão de Eventos do Núcleo de Atendimento Social do Centro Comunitário Cultural do Morro do Algodão “José Agostinho de Souza Paraíba”. A iniciativa reuniu profissionais de 39 cidades das regiões do Vale do
Caraguatatuba soma 20 medalhas em torneio regional de natação em São José dos Campos
A natação de Caraguatatuba voltou a mostrar consistência e alto nível competitivo ao conquistar 20 medalhas no 2º Torneio Regional da 6ª Região, realizado no último sábado (11), no Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos. A competição, disputada em piscina olímpica de 50 metros, reuniu 284