Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza 9º Fórum da Pessoa com Deficiência

Prefeitura de Caraguatatuba realiza 9º Fórum da Pessoa com Deficiência
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), abordará o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, durante 9º Fórum da Pessoa com Deficiência, que será realizado nesta quinta-feira, dia 8, a partir das 14h, no salão da Sepedi, no bairro Jardim Jaqueira.
O evento tem o objetivo de debater e discutir políticas públicas para esse segmento populacional e combater o capacitismo, que é o preconceito contra pessoas com deficiência. São falas e ações que oprimem e que excluem as pessoas com deficiências do ambiente social. Ao ser capacitista, o indivíduo retira das pessoas com deficiência (PcD) a sua capacidade e aptidão de realizar tarefas e alcançar a independência, em virtude de sua deficiência.
Várias são as barreiras que impedem a plena inclusão de mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência, colocando-os à margem da sociedade. As principais são: urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na informação e as tecnológicas. Porém, as que causam maior impacto são as atitudinais, que se referem a atitudes e comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
Essas barreiras, explícitas ou não, intencionais ou não, estão presentes, por exemplo, em ações, omissões e discursos preconceituosos, pejorativos e estigmatizados, ocasionam a exclusão e a segregação das pessoas com deficiência nos ambientes sociais, tais como nas escolas, no mercado de trabalho e até no ambiente familiar.
As convidadas para conduzir o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, no Fórum, são a fisioterapeuta Leovigilda César, graduada pela Universidade Estadual Paulista, profissional da UNIR-Unidade Integrada de Reabilitação (UNIR) da Secretaria Municipal de Ubatuba desde 1998 Coordenadora Unidade Integrada de Reabilitacao Município de Ubatuba – 2019 Coordenadora Equipe Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Ubatuba; e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Lorena(CMDPD), Solange Bertolini.
“Enquanto secretaria que atende esse segmento da população, temos a obrigação de promover esse tipo de debate para aperfeiçoarmos as políticas públicas do município, no sentido de garantir o atendimento e a inclusão das pessoas com deficiência. Deixo, aqui, o convite para que toda comunidade PcD participe, familiares, instituições sociais e munícipes que queiram contribuir com esse Fórum”, declarou o secretário da Sepedi, Amauri Toledo.
Serviço: Inscrições para o 9º Fórum da Pessoa com Deficiência podem ser efetuadas gratuitamente pelo endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqp_O6Fn-dpYZT7-sBA26SeOE-yl3RtAd90tZp-pcuq__iew/viewform?usp=sf_link
Veja Também Recentes

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 100 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 24 de junho, das 8h às 12h, no salão Monteiro Lobato, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Rio de Janeiro,

Dia do Desafio reúne escolas academias e servidores em Caraguatatuba
Caraguatatuba participou, nesta quarta-feira (28), do Dia do Desafio 2025 com uma programação intensa de atividades físicas e esportivas. A mobilização envolveu servidores públicos, estudantes, academias e integrantes de instituições de segurança e cultura do município. Durante a manhã, alunos da EMEF Maria Aparecida de Carvalho, no bairro Tinga, praticaram

Espetáculo “A Farsa da Boa Preguiça” tem apresentações gratuitas em Caraguatatuba
O Coletivo Teatral Rocambole Cósmico apresenta “A Farsa da Boa Preguiça”, uma montagem adaptada da obra de Ariano Suassuna com classificação livre e entrada gratuita. Neste sábado (21) e no próximo (28), tem sessão às 15h e também às 16h30 na Praça do Caiçara. No domingo (22), às 16h, o Auditório

Inscrições abertas para saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza no dia 31 de maio (sábado), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. O ponto de encontro é o mirante da Pedra da Freira, no Centro.

Governo atualiza dados de beneficiários do BPC na Casa de Repouso Clam em Caraguatatuba
A equipe do Cadastro Único do Governo Municipal esteve, na manhã desta quinta-feira (29), na Casa de Repouso Clam, no bairro Jardim Britânia, para atualização dos dados dos idosos contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). A visita integrou as ações da Secretaria de Assistência Social voltadas à regularização