Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba estima mais de 15 mil pessoas em três eventos neste final de semana

Publicado em: 10/11/2022
Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba estima mais de 15 mil pessoas em três eventos neste final de semana
Prefeitura de Caraguatatuba estima mais de 15 mil pessoas em três eventos neste final de semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem apostado no resgate de grandes eventos para movimentar a economia antes mesmo de começar a alta temporada de verão.

Além de consumo no comércio local por parte dos visitantes, a taxa de ocupação em hotéis e pousadas tem aumentado aos finais de semana.

Festival do Mexilhão, Festival do Food Truck e o Aloha Spirit Festival devem atrair para Caraguatatuba pelo menos 15 mil pessoas somente neste final de semana.

Depois de 10 anos, Caraguatatuba vai reviver o Festival do Mexilhão, tradicional evento gastronômico e cultural do município. A festa será realizada entre os dias 11 e 13 de novembro e retorna ao calendário oficial do município.

O evento, organizado pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, chega a 12ª edição com o objetivo de promover a cultura caiçara, a divulgação da maricultura e o fomento do turismo da região.

Nos três dias, o público poderá degustar diferentes pratos elaborados à base de mexilhão para todos os gostos, como marisco ao molho, lambe-lambe, bolinho de mexilhão, panqueca e lasanha, entre outras preparações comercializadas em barracas. O evento será realizado na Praça Irmã Lucila (Avenida Maria Carlota), no bairro Massaguaçu, das 19h à 0h na sexta-feira (11), das 12h à 0h no sábado (12) e das 12h às 22h no domingo (13).

Já o Festival de Food Truck de Caraguatatuba espera levar à população os diferentes sabores da comida de rua, mesclando gastronomia de qualidade e preços acessíveis. O evento será realizado entre os dias 11 e 15 de novembro, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro.  O local terá a Praça de Alimentação, incluindo Food Trucks, Food Bikes e Food Karts destinados à venda de pratos como lanches artesanais, churrasco, pizzas, sorvetes, cerveja artesanal, entre outras opções. O festival ocorrerá na sexta-feira (11), das 18h à 0h, no sábado, domingo e segunda (12 a 14), das 12h à 0h e, na terça-feira (15), das 12h às 22h, contando com a animação de bandas e artistas locais e de convidados da região.

#PraTodosVerem: Vista de cima da área interna da Praça da Cultura com Food Trucks e pessoas sentadas se alimentando e conversando nas diversas mesas e cadeiras disponíveis no espaço (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

E por fim, Caraguatatuba recebe uma edição especial do Aloha Spirit, maior evento de esportes aquáticos do mundo, entre os dias 12 e 13 de novembro. Estão previstas disputas nas modalidades de Canoa Polinésia/Va’a, Stand Up Paddle (SUP), Paddleboard e Natação em Águas Abertas, com provas distribuídas entre classes como Amador, Pró, Junior, Máster, Open e PcD, em competições individuais, em duplas e por equipes. Segundo a organização do evento, são esperados cerca de 600 atletas participantes, entre amadores e profissionais.

Outros eventos

No último final de semana, a movimentação na Praça da Cultura ficou por conta do Aviva Caraguá 2022 com a participação de 10 mil pessoas em três dias de evento. E pela Copa Caiçara de Jiu-Jitsu realizada no Centro Esportivo Municipal, foram pelo menos 1,7 mil pessoas, entre espectadores, organização e atletas.

Já a Exposição de Orquídeas, Caraguá Beer Festival e o Empreenda Caraguatatuba foram os principais eventos em outubro e movimentaram o comércio local. Somente no 4º Empreenda Caraguatatuba foram mais de 11 mil visitantes e R$ 13 milhões em negócios fechados.

Em setembro, os eventos esportivos foram destaque em Caraguatatuba: MMA Brazil Tour com a participação de 3 mil pessoas no novo Ginásio do Casa Branca e o X-Terra Etapa Caraguatatuba, disputado na praia Martim de Sá e que reuniu mais de 1,5 mil pessoas.

Feliz em te ver

E Caraguatatuba se prepara para uma temporada diferenciada e com movimentação recorde, após dois anos de pandemia.

De acordo com o calendário oficial de eventos, ainda em novembro a cidade receberá Mostra de Violões, Festival da Canção e a Final do Campeonato Paulista de BMX.

Em dezembro, a programação prevê Abertura do Natal, Festa de Iemanjá, Jogos Regional da Melhor Idade (Joremi), a 4ª Etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua, queima de fogos e a abertura dos shows de verão.

“A ideia é resgatar os grandes eventos, como o Festival do Mexilhão que retorna depois de 10 anos. Nosso objetivo é movimentar a economia local na baixa temporada, além de gerar emprego e renda aos nossos munícipes. É um preparativo para a alta temporada de verão que está chegando. Tenho certeza que teremos uma estação muita movimentada, com eventos promovidos pela Prefeitura, além de praias movimentadas e uma cidade segura com a chegada da Guarda Civil, a implantação de câmeras de monitoramento e a Operação Verão das Polícias, em parceria com o Governo do Estado”, avalia o prefeito Aguilar Junior.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (24), a demolição de mais uma residência construída em área de risco, no bairro Rio do Ouro. A operação contou com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Polícia Militar Ambiental. O local já foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024