Pesquisar No Site
Técnicas da Sepedi apresentam Programa de Empregabilidade para PcD a empresários no Empreenda Caraguá

Técnicas da Sepedi apresentam Programa de Empregabilidade para PcD a empresários no Empreenda Caraguá
Durante a 4ª edição do Empreenda Caraguá, realizada entre 26 e 29 de outubro, as técnicas da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Maria Elvira Alves e Rosana Passos, percorreram 38 estandes de empresas para apresentar o Programa de Empregabilidade para pessoas com deficiência (PcD) aos empresários participantes.

#PraTodosVerem: As técnicas da Sepedi Maria Elvira e Rosana com funcionárias do Sicred (Foto: Divulgação/PMC)
O setor de Empregabilidade da Sepedi recebe currículos de PcD e idosos que queiram ingressar no mercado de trabalho, faz prospecção de vagas nas empresas locais, encaminha os interessados, dá suporte ao empregado e ao empregador no processo de adaptação às funções.
“Tivemos uma boa recepção durante as visitas. Muitos empresários locais ainda não sabiam do trabalho desenvolvido pelo setor de Empregabilidade. O Empreenda Caraguá foi uma ótima oportunidade para divulgarmos nossas ações”, afirmou Alves.
A empresária Milene Rodrigues, da Autoescola Objetivo, disse que não conhecia esse serviço. “Achei interessante e já demonstrei interesse em contratar pessoas com deficiência e idosos de acordo com as vagas oferecidas”, comentou.
No primeiro quadrimestre de 2022, o Setor de Empregabilidade prestou 89 atendimentos, 173 encaminhamentos a empresas e efetivou uma contratação. Entre maio e agosto, o número de atendimentos saltou para 206, encaminhamentos para 225 e efetivações de contratações, 20. Somente em setembro foram 26 atendimentos, 38 encaminhamentos e uma contratação.

#PraTodosVerem: As técnicas da Sepedi Maria Elvira e Rosana com a proprietária da Autoescola Objetivo, Milene Rodrigues (Foto: Divulgação/PMC)
Maria Elvira explicou que a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho começa com a realização de um cadastro na Sepedi dos interessados; acolhimento e orientações técnicas aos candidatos; recebimento de currículos; capitação de vagas de emprego junto às empresas; seleção e encaminhamento de currículos cadastrados na Sepedi, conforme perfil das vagas ofertadas pelas empresas.
“Após esse processo, prestamos apoio aos contratados e aos contratantes parceiros na fase de adaptação da PcD ao ambiente de trabalho junto às funções a serem desempenhadas e também relacionamento com os colegas”, afirmou.
Todas as pessoas com deficiência que queiram ingressar no mercado de trabalho e também empresas que queiram consultoria nesta área podem procurar o Setor de Empregabilidade, das 8h às 16h30, de segunda a sexta, na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e procurar as técnicas Maria Elvira Alves ou Rosana Passos.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba forma jovens líderes em sustentabilidade com Programa RYLA Ambiental
O Rotary Club de Caraguatatuba promoveu o Programa RYLA Ambiental, na terça-feira (12), na ETEC de Caraguatatuba. A iniciativa, que teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semaap), é voltada ao desenvolvimento de liderança juvenil com ênfase em questões ambientais e na importância da sustentabilidade. O

Alunos do Curso de Mecânica Automotiva Básica participam de aula prática em Caraguatatuba
Na aula de quinta-feira (17), do curso de Mecânica Automotiva Básica foi dia dos alunos colocarem a mão na massa. Os participantes conheceram peças desmontadas, que compõem os sistemas principais de um carro – direção, freios, motor e suspensão e também viram num automóvel modelo Corsa, onde estão cada uma.

Alunos da capacitação “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos” recebem certificado
Limpeza, higienização das mãos, alimentos e talheres, temperatura, embalagem fazem toda a diferença para que um negócio no setor alimentício prospere. Esses foram alguns dos temas abordados nutricionista Cíntia Araújo, do Banco Municipal de Alimentos no curso “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, ministrado para 22 pessoas, terça-feira (5), na

Caraguatatuba convoca mais 20 agentes de apoio escolar para atuar na rede municipal ensino
Mais 20 aprovados da função de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 da Secretaria de Educação do Governo Municipal de Caraguatatuba são esperados nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (6, 7 e 8/8), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30, na Divisão de

Programa Praia Acessível terá ação diferenciada para adolescentes com transtorno do espectro autista
Adolescentes, entre 13 e 17 anos, com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), terão uma abordagem diferenciada para a prática de atividade física e recreativa dentro do programa Praia Acessível, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Secretaria de Esportes e Recreação de