Pesquisar No Site
Social de Caraguatatuba promove palestra sobre trabalho infantil para alunos da Guarda Mirim

Social de Caraguatatuba promove palestra sobre trabalho infantil para alunos da Guarda Mirim
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu na quarta-feira (26), uma palestra para os alunos da Guarda Mirim sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

#PraTodosVerem: Professora e turma da Guarda Mirim em foto após palestra (Foto: Divulgação /PMC)
Em parceria com a Secretaria de Educação, a palestra foi ministrada para duas turmas da Guarda Mirim, como forma de inserir o tema na grade do curso da corporação como uma das disciplinas.
A matéria sobre trabalho infantil será iniciada junto a outros conteúdos, como direito e ECA, sendo ministrada pela monitora Estefani Vieira.
“Acredito que a matéria é de muita importância porque com ela os meninos tomam consciência do que é o trabalho infantil, quais são os direitos deles. Que eles podem trabalhar, mas de uma forma segura para eles. De uma forma que eles não terão seus direitos violados. E sabendo disso, eles também se tornam multiplicadores e parte fundamental no combate ao trabalho infantil”, explica a monitora.
A inclusão da matéria no curso é importante para o PETI e para o município de Caraguatatuba, uma vez que sua proposta é efetiva e permanente (para as próximas turmas) e também foca na prevenção através da educação dentro uma instituição séria e consolidada.
Os resultados dessa ação serão observados a médio e longo prazos, primeiro pela avaliação de aprendizagem (na modalidade da Guarda Mirim, provas e testes), segundo na reprodução desse conhecimento no cotidiano dos jovens, e terceiro pela própria instituição que se apropria da causa a sua modalidade, de modo a contribuir.
“Achei uma palestra realmente interessante, mostra a realidade do trabalho infantil, desmistifica ações que pensávamos ser comuns e nos avisa sobre situações que não eram de nosso conhecimento”, disse a aluna Rebeca Ferreira Neves, de 16 anos.
Veja Também Recentes

Quarta Literária com autora de ‘O Caiçarinha’ é atração na Biblioteca de Artes
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza na quarta-feira (20/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, um encontro literário com a escritora Beatriz Vaz e o ilustrador Adriano Art. O encontro é gratuito e é realizado em parceria com a Biblioteca Municipal Afonso Schmidt.

Unidade de Tratamento de Gás promove Feira Agroecológica e recebe produtores rurais de Caraguatatuba
Convidados a participar de mais uma feira agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), os produtores rurais de Caraguatatuba comercializaram diversos produtos orgânicos na última quarta-feira (23). Os itens oferecidos aos funcionários da unidade são oriundos da agricultura familiar local, cultivados sem o uso de insumos

Governo Municipal informa retorno da linha de ônibus 302 – Tabatinga Direto na próxima segunda-feira
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba informa que a linha 302 – Tabatinga Direto volta a ser novamente disponibilizada aos usuários do transporte público. A empresa concessionária do Transporte Público Sancetur – Santa Cecília de Turismo Ltda. (Sou Caraguá) retornará a operação da linha 302

Caraguatatuba reforça compromisso com inclusão escolar na abertura do segundo semestre
O Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com uma reunião geral de boas-vindas e alinhamento, realizada nesta sexta-feira (1º). O encontro reuniu a equipe de especialistas, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais dos Centros de Referência à Inclusão Escolar e

Profissionais de saúde de Caraguatatuba recebem ‘Projeto Nós na Rede’ do Ministério da Saúde e Fiocruz
Trinta profissionais da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba participam do ‘Projeto Nós na Rede’, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília), nesta quinta-feira (7). Trata-se de um curso de atualização com 120 horas de duração, voltado aos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS),