Pesquisar No Site

Parceria entre Prefeitura de Caraguatatuba e Sesi capacita mais de 200 moradores do Residencial Getuba

Publicado em: 20/10/2022
Parceria entre Prefeitura de Caraguatatuba e Sesi capacita mais de 200 moradores do Residencial Getuba
Parceria entre Prefeitura de Caraguatatuba e Sesi capacita mais de 200 moradores do Residencial Getuba

Terminou na última quarta-feira (19) o ciclo de cursos promovidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, que capacitou mais de 200 moradores do Residencial Getuba.

O encerramento deu base aos participantes sobre como empreender. O curso propiciou ao aluno a obtenção da base conceitual e de ferramentas de gestão que lhe suportem na estruturação de um negócio próprio considerando viabilidade, público-alvo, habilidades pessoais, análise de mercado e aspectos legais.

#PraTodosVerem: Alunos do curso de Empreendedorismo acompanham professor que passa slide sobre empreendedorismo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Também foram oferecidas aulas de hotelaria, comida gourmet, servente de pedreiro e meio ambiente. Todos os cursos foram trazidos com base em pesquisa com a comunidade e a Secretaria de Habitação buscou aqueles que podem ser rentáveis inclusive na região onde as famílias moram.

Darlyne Constâncio dos Santos Chagas, 35 anos, é confeiteira e há sete anos apostou em trabalhar por conta. Ela aproveitou a oportunidade para fazer o curso gourmet. “Além da parte de culinária, aposto também nos cursos de empreendedorismo e vendas para saber como dar preço ao meu trabalho”.

No curso de hotelaria, as aulas foram com a instrutora de Programas Corporativos do Sesi, Vanessa Faleiros Moro, que ensinou aos participantes noções básicas nas funções de garçom, camareira e barman, com ênfase no atendimento ao cliente, comunicação no ambiente de trabalho, postura profissional, ética e boas práticas de higiene.

A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias em suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania. O projeto conta com cursos de servente de pedreiro, educação ambiental, hotelaria e empreendedorismo.

Entre as principais ações deste projeto está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.

Outra ação importante é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.

O projeto tem oferecido cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cadastro Único lança programa “64+” para orientar moradores sobre acesso ao Benefício de Prestação Continuada
Cadastro Único lança programa “64+” para orientar moradores sobre acesso ao Benefício de Prestação Continuada

O Cadastro Único, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou na última sexta-feira (2) o programa “64+”, iniciativa desenvolvida por uma assistente social da pasta com o objetivo de orientar moradores de Caraguatatuba sobre os preparativos necessários para solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao completar 65 anos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/10/2026
Caraguatatuba conta com 149 vagas de emprego no PAT nesta terça-feira
Caraguatatuba conta com 149 vagas de emprego no PAT nesta terça-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 149 vagas de emprego nesta terça-feira (13), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 13/10/2026
Cinema e ciência colocam estudantes no centro do palco em manhã de premiações em Caraguatatuba
Cinema e ciência colocam estudantes no centro do palco em manhã de premiações em Caraguatatuba

Teve personagens conhecidos, torcida, troféus, performances, ciência e muita emoção. O Teatro Mario Covas viveu uma manhã diferente na quarta-feira (23), com duas premiações da rede municipal de ensino: o 2º MiniFEC – Mini Festival Estudantil de Cinema – e o Mentes Brilhantes. A primeira parte da programação foi dedicada

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 23/09/2026
Atletas de Caraguatatuba conquistam medalhas e chegam a três finais na Liga Digital de Tênis de Mesa
Atletas de Caraguatatuba conquistam medalhas e chegam a três finais na Liga Digital de Tênis de Mesa

Atletas de Caraguatatuba participaram, no domingo (27), da 8ª etapa da Liga Digital de Tênis de Mesa, realizada em Guarulhos (SP). A competição reuniu cerca de 400 participantes e contou com representantes do município, que conquistaram medalhas e garantiram presença em três finais. Sob orientação do técnico Rodrigo Santos, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Sem categoria Publicado em 29/09/2026
Prefeitura intensifica combate ao descarte irregular e adota tolerância zero em Caraguatatuba
Prefeitura intensifica combate ao descarte irregular e adota tolerância zero em Caraguatatuba

Duas residências foram flagradas descartando lixo irregularmente e autuadas em R$ 3.162,60, nos bairros Porto Novo e Jardim Aruan. A Prefeitura de Caraguatatuba também recuperou duas áreas degradadas pelo descarte clandestino de resíduos no Jardim Califórnia. Tendo em vista os casos recorrentes na cidade, o governo municipal intensificou a fiscalização

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2026