Pesquisar No Site

Núcleo Social e Cultural João Bolinha é revitalizado com retomada de atividades no Jardim Casa Branca

Núcleo Social e Cultural João Bolinha é revitalizado com retomada de atividades no Jardim Casa Branca
Núcleo Social e Cultural João Bolinha é revitalizado com retomada de atividades no Jardim Casa Branca

O Núcleo Social e Cultural João Bolinha, no bairro Jardim Casa Branca, região norte de Caraguatatuba, foi revitalizado e oficialmente entregue à comunidade na tarde da última segunda-feira (24). O equipamento passou por um amplo processo de recuperação após permanecer um longo período com boa parte de sua estrutura vandalizada e depredada.

#PraTodosVerem: Núcleo Social e Cultural João Bolinha é revitalizado com retomada de atividades no Jardim Casa Branca (Fotos: Luís Gava/PMC).

A reforma contemplou a recuperação completa do prédio para garantir um espaço adequado, acessível e acolhedor para toda a comunidade. Com a revitalização, o equipamento retoma sua função com atividades sociais, oficinas, cursos gratuitos, ações comunitárias, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) e capacitações voltadas à qualificação profissional.

Entre os serviços executados no local estão a implantação de entrada com acessibilidade, reforma das salas, troca e reparos no telhado, reparos no forro, pintura total do prédio e intervenções hidráulicas.

Durante o encontro, o Prefeito Mateus Silva destacou a importância da recuperação do equipamento e da retomada dos serviços oferecidos à população. “Um espaço que por muito tempo ficou abandonado e sem atividades volta a ter vida, geração de emprego e capacitação. Em parceria com o Fundo Social de Caraguatatuba, vamos trazer diversos cursos de formação e qualificação profissional. O equipamento renasce com novas oportunidades, aprendizados e dignidade para toda a população. E nada melhor do que celebrar essa nova etapa com a entrega de certificados aos alunos do curso de Padaria Artesanal.”

O secretário de Assistência Social, Dr. Marcelo Paiva, ressaltou a entrega da revitalização para os moradores da região norte e destacou o papel da assistência social na promoção da autonomia e protagonismo das famílias. “Entregar este equipamento revitalizado é uma das grandes missões que tínhamos pendentes na região. Sabemos da importância da inclusão produtiva e do protagonismo de toda a comunidade. A assistência social precisa ter esse olhar voltado ao atendimento em momentos de vulnerabilidade e proporcionar os meios para que cada pessoa seja protagonista de sua própria história”, declarou.

A coordenadora do CRAS Norte, Flávia Porto, destacou a contribuição do novo espaço para o desenvolvimento das atividades de convivência e fortalecimento de vínculos. “É com grande alegria que recebemos esse presente. Contamos com diversos grupos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A revitalização nos traz ainda mais motivação para promover atividades no núcleo, tornando o ambiente mais criativo e participativo. Que essa nova fase venha a somar para a comunidade e garantir um atendimento digno a toda a população”, disse.

Em parceria com o Fundo Social de Caraguatatuba, o equipamento também deve receber novos cursos de capacitação. A partir do mês de setembro, está prevista a abertura de inscrições para cursos digitais destinados a jovens de 18 a 29 anos, com concessão de bolsas de estudo, além de oficinas e outras atividades voltadas à qualificação profissional e geração de emprego.

Ao final da cerimônia, os formandos da turma do curso de Padaria Artesanal receberam os certificados de conclusão, acompanhados da orientadora Patrícia Chagas. A capacitação representa mais uma oportunidade de formação profissional e geração de renda para os participantes.

O Núcleo Social e Cultural João Bolinha está localizado na Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, nº 100, no Jardim Casa Branca.

Além do prefeito Mateus Silva, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, Dra. Talita Carneiro, secretários, funcionários e público geral, a cerimônia também contou com a presença dos vereadores Elizeu Onofre da Silva (Ceará da Adega), Gislaine Carvalho (Dra. Lalá), Vera Morais, Islando Ramos (Bigode) e Marcelo Pereira.

Secretaria de Comunicação Social – 25/8/2026

Fotos: Luís Gava/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba orienta representantes do setor de alimentos sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas
Caraguatatuba orienta representantes do setor de alimentos sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas

A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba reuniu representantes de pequenos e grandes mercados do município, na última quarta-feira (16), para apresentar as mudanças previstas na Portaria CVS nº 3, de 3 de julho de 2026. A norma aprova o novo Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 17/09/2026
Fundo Social abre “Outubro Rosa” com palestra sobre saúde preventiva na Secretaria de Serviços Públicos
Fundo Social abre “Outubro Rosa” com palestra sobre saúde preventiva na Secretaria de Serviços Públicos

O Fundo Social de Caraguatatuba com apoio da Secretaria Municipal de Saúde reunirá nesta quinta-feira (1º/10), mais de 250 mulheres, trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD), servidoras efetivas e colaboradoras da empresa Molise, para abertura da programação do Outubro Rosa. No encontro haverá a palestra “Um Toque de Amor”,

Leia Mais Notícias Fundo Social Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/09/2026
Show “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” é destaque no Teatro Mario Covas
Show “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” é destaque no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 31 de outubro (sábado), às 19h, o espetáculo musical “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” com o trio A Bela e os Tenores. Os ingressos custam a partir de R$ 120, com opção de valor promocional mediante a doação de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Servidores municipais de Caraguatatuba participam de curso do Detran-SP
Servidores municipais de Caraguatatuba participam de curso do Detran-SP

A Prefeitura de Caraguatatuba viabilizou a participação de 116 servidores municipais no Curso Especializado para Condutores de Veículos de Emergência, oferecido pela Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). A capacitação conta com agentes de trânsito, integrantes da Guarda Civil Municipal e servidores da Defesa Civil que

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 17/09/2026
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Motoristas do transporte coletivo de Caraguatatuba trocaram, por algumas horas, o volante pela experiência de quem enfrenta diariamente barreiras para se locomover pela cidade. Vendados ou utilizando cadeiras de rodas, muletas, andadores, pesos e órteses, os profissionais participaram de uma vivência prática sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/09/2026