Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza mutirão de vacinação neste sábado em seis unidades de saúde

Destaques
Caraguatatuba realiza mutirão de vacinação neste sábado em seis unidades de saúde
Caraguatatuba realiza mutirão de vacinação neste sábado em seis unidades de saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste sábado (22) um mutirão de vacinação com seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas das 8h às 17h. Durante a mobilização, estarão disponíveis as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, conforme a faixa etária e a situação vacinal de cada pessoa.

#PraTodosVerem: Seis Unidades de Saúde estarão abertas no sábado (22) para oferecer vacinas do Calendário Nacional de Vacinação (Foto: Luis Gava/PMC)

Neste Dia D, a Secretaria de Saúde reforça especialmente a vacinação contra a gripe para gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos, além da atualização da proteção contra o sarampo.

As UBSs Maurício Borges, Morro do Algodão, Porto Novo, Tinga, Sumaré e Massaguaçu estarão abertas durante todo o dia. A unidade do Porto Novo será referência para aplicação da BCG.

A ação integra a campanha de Multivacinação 2026 e também será uma oportunidade para pais e responsáveis atualizarem a caderneta de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Para a vacinação, é importante apresentar a caderneta, documento de identificação e, se possível, o Cartão SUS. Os profissionais irão conferir o histórico de cada pessoa e indicar as doses que precisam ser atualizadas.

Gripe tem atenção para públicos prioritários

Um dos focos do mutirão será ampliar a proteção contra a gripe entre gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

A abertura das unidades no sábado amplia a oportunidade para quem ainda não recebeu a vacina procurar uma das seis UBSs participantes.

Município reforça vacinação contra o sarampo

A vacinação contra o sarampo também ganha atenção especial. Caraguatatuba não registra casos confirmados da doença nos últimos 12 meses, mas mantém acompanhamento permanente diante da circulação do vírus em outras localidades e do fluxo de pessoas entre municípios e estados.

#PraTodosVerem: Enfermeira prepara seringa com imunizante (Foto: Marina Larcher/PMC)

Atualmente, a cobertura da primeira dose da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está em 93,28% no município. Na segunda dose, o índice é de 76,43%. A meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 95%.

Além das crianças, adultos também podem ter a situação vacinal avaliada. Quem já possui as doses recomendadas não precisa receber nova aplicação. Pessoas com esquema incompleto ou sem registro receberão apenas as doses necessárias, conforme as orientações do Ministério da Saúde.

Coberturas inferiores a 95% aumentam o número de pessoas suscetíveis e o risco de ocorrência de surtos. A atenção é reforçada em Caraguatatuba por ser um município turístico e receber grande circulação de visitantes.

Multivacinação segue durante o mês

A campanha de Multivacinação continua durante todo o mês de agosto, com atualização das vacinas previstas no Calendário Nacional. A Secretaria de Saúde também mantém ações em escolas e creches, espaços públicos e eventos para ampliar o acesso à imunização.

A vacinação de rotina é oferecida nas Unidades Básicas de Saúde, com exceção da UBS Tabatinga, das 7h30 às 16h30.

Secretaria de Comunicação Social – 18/8/2026

Foto: Luis Gava/PMC e Marina Larcher/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Catcher Car Run reúne 241 participantes e movimenta bairro do Porto Novo em Caraguatatuba
Catcher Car Run reúne 241 participantes e movimenta bairro do Porto Novo em Caraguatatuba

A segunda edição do Catcher Car Run movimentou a Praça do Porto Novo, em Caraguatatuba, no último domingo (16), reunindo atletas de diferentes idades em uma manhã marcada pela prática esportiva e pela interação entre os participantes. Com uma proposta diferenciada, a corrida contou com 241 inscritos, entre adultos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/08/2026
Cocanha Open de Beach Tennis reúne 344 atletas em Caraguatatuba
Cocanha Open de Beach Tennis reúne 344 atletas em Caraguatatuba

Caraguatatuba recebeu no último fim de semana (22 e 23) a 6ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis, na Praia da Cocanha. A competição reuniu 344 atletas de diferentes cidades, que disputaram partidas em duplas ao longo de dois dias de confrontos. O torneio contou com 16 categorias, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/08/2026
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na quarta-feira (26), o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, no Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Com o tema “Fortalecendo a rede, garantindo direitos e rompendo o ciclo da

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 5 - Igualdade de gênero Publicado em 26/08/2026
VIII Fórum do Agosto Dourado reforça apoio às mães e incentivo à amamentação em Caraguatatuba
VIII Fórum do Agosto Dourado reforça apoio às mães e incentivo à amamentação em Caraguatatuba

Informação, acolhimento e fortalecimento da rede de apoio às mães marcaram o VIII Fórum de Apoio à Amamentação, realizado na quarta-feira (19), no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – Campus Caraguatatuba. O encontro integrou as ações do Agosto Dourado e reuniu profissionais da saúde, estudantes, autoridades e instituições parceiras

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/08/2026
Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba
Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba abre, de 1º a 11 de setembro, as inscrições para o Prêmio InterInfância 2026, iniciativa inédita que deve reconhecer práticas desenvolvidas por professores e equipes gestoras da Educação Infantil da rede municipal. O edital com todas as regras foi publicado no Diário Oficial de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 20/08/2026