Pesquisar No Site

Encerramento da Trilha Formativa para Caraguá A Gosto aborda importância do cardápio para gerar lucro

Encerramento da Trilha Formativa para Caraguá A Gosto aborda importância do cardápio para gerar lucro
Encerramento da Trilha Formativa para Caraguá A Gosto aborda importância do cardápio para gerar lucro

A Trilha de Formativa do Caraguá A Gosto foi encerrada na última terça-feira (7), com o tema “Engenharia de cardápio para potencializar o lucro” – Como desenhar um cardápio que venda mais e gere mais lucro para o Festival Gastronômico, no saguão do Teatro Mario Covas em Caraguatatuba.

A capacitação para os proprietários de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município, teve como objetivo de fortalecer os empreendedores locais, ampliar a competitividade e qualificar o atendimento.

A especialista na área de Gastronomia e analista em Gestão de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São José dos Campos, Natalia Sirobaba, abordou a importância da Psicologia do Design na elaboração do cardápio, como escolher cores harmônicas; fontes de letras legíveis; fotos profissionais dos itens; tamanho – cardápios muito longos causam paralisia de escolha, menus menores e objetivos facilitam a leitura e fazem o cliente decidir mais rápido; evitar apenas listar ingredientes e usar palavras que estimulem o apetite e agreguem valor (ex: “artesanal”, “selecionado”); configure bem o cardápio digital. Os itens estrelas do cardápio, com alta popularidade e alta margem de lucro,devem ficar no canto superior direito, com maior destaque visual; os de baixa popularidade e baixa margem de lucro, geralmente devem ser removidos do cardápio.

“Já foi comprovado por estudos científicos, que o cliente escolhe em 109 segundos e que a sobrecarga de escolhas leva à indecisão, insatisfação e, paradoxalmente, à redução de vendas. Quanto mais opções no cardápio, pior o resultado. Um estudo da geleia pela Universidade de Columbia constatou o seguinte: clientes expostos a 60 tipos de geleia compraram dez vezes menos que aqueles com apenas seis opções”, apontou a especialista.

Outro conselho importante da analista de Gestão de Negócios do Sebrae SJC foi sobre o treinamento dos funcionários. “Treine a equipe. Garçons bem treinados aumentam o ticket médio em 20 a 30% com técnicas simples de venda sugestiva”, recomendou.

Natalia destacou também a importância de fidelizar o cliente durante os 31 dias do “Caraguá A Gosto” para que a fidelização dure anos. “Cada cliente é uma oportunidade de relacionamento. Garanta que o cliente tenha uma experiência positiva durante o “Caraguá A Gosto”. Faça o cadastro do cliente para enviar novidades pelo WhatsApp e oferta especial pós-evento: “Sentimos sua falta. Temos uma promoção especial para você voltar”. Tenha programas de pontos: Cashback ou pontos a cada visita, incentive o retorno. Cliente fiel com frequência semanal, divulga e traz amigos”, ensinou.

Nos encontros anteriores da Trilha Formativa, os temas abordados foram “Treinando a equipe para um atendimento que vende” – como preparar os funcionários para encantar clientes, aumentar o ticket médio e representar bem o negócio; “Marketing e vendas para o setor gastronômico” – Estratégias práticas para atrair, engajar e fidelizar clientes antes, durante e após o concurso; “Ficha técnica e formação de preço com lucro real” – Como calcular custos, elaborar fichas técnicas e precificar produtos com margem sustentável.

O advogado, gastrônomo e empresário, Assis Sá, participou dos quatro encontros da trilha. “Cada assunto abordado nos encontros, complementou um ao outro. De todo conteúdo, ficou marcado para mim, a necessidade de escolher e treinar bem a equipe de funcionários e valorizá-los. Também saber apresentar os pratos do cardápio ao público, ter bom preço, não desperdiçar matéria-prima, saber montar combos e precificar. Como sou eu quem vai montar o prato do “Esquina Chiken” para concorrer, vou fazê-lo de acordo com tudo que aprendi na Trilha Formativa”, disse.

A Trilha Formativa é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Governo em parceria com o Sebrae São José dos Campos.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas
Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas

O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba recebeu, na última quarta-feira (30), a primeira doação vinculada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. A ação resultou na destinação de 1.220 quilos de alimentos para sete instituições sociais cadastradas no programa, beneficiando aproximadamente 700 pessoas

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto

O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba foi marcado pela formalização de 478 dos 965 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de agosto. Desse montante, 487 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O órgão de defesa do consumidor recebeu 199 queixas

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 09/09/2026
2º Flica abre inscrições para autores e artesãos literários do Litoral Norte
2º Flica abre inscrições para autores e artesãos literários do Litoral Norte

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas para seleção de interessados em participar do 2º Flica – Festival Literário de Caraguatatuba, que será realizado no dia 24 de outubro (sábado), das 13h às 21h, no Polo Cultural Jac Costa, no Centro. A inscrição é gratuita

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/09/2026
Atletas de Caraguatatuba conquistam 17 medalhas no 32º Campeonato CEMC de Karatê
Atletas de Caraguatatuba conquistam 17 medalhas no 32º Campeonato CEMC de Karatê

Atletas de Caraguatatuba participaram, no último domingo (27), do 32º Campeonato CEMC de Karatê, realizado no Grêmio Nestlé, em Caçapava (SP). A competição reuniu cerca de 300 participantes, entre eles 10 representantes do município. Sob orientação da técnica e sensei Maria do Carmo de Oliveira, a equipe caraguatatubense conquistou 17

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 29/09/2026