Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Caraguatatuba recebe I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Caraguatatuba será sede do I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado entre os dias 24 e 26 de julho, no Centro Universitário Módulo – Campus Martim de Sá. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser realizada pelo link https://tinyurl.com/387tj7us.
O encontro deve reunir pesquisadores, profissionais, estudantes e representantes de instituições ligadas ao patrimônio cultural para discutir as relações entre patrimônio, território, paisagem e temporalidade, promovendo o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento.
Criado em janeiro de 2017, na cidade de São Luiz do Paraitinga, o Observatório da Paisagem surgiu durante as comemorações dos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A iniciativa foi estruturada como uma rede colaborativa formada pela Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba e Litoral Norte, pelos Departamentos de Arquitetura e História da Universidade de Taubaté e por diversos parceiros da região, com o objetivo de fortalecer ações de preservação, valorização e difusão do patrimônio cultural.
Ao longo dos últimos anos, o Observatório promoveu rodas de conversa, seminários, simpósios e encontros voltados à construção coletiva do conhecimento sobre o patrimônio cultural do Vale do Paraíba e do Litoral Norte paulista. Este primeiro congresso representa um novo momento da iniciativa, ampliando o debate sobre a paisagem como elemento fundamental para a compreensão da identidade dos territórios e das relações entre as comunidades e seus lugares de pertencimento.

Caraguatatuba recebe I Congresso do Observatório
da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
A programação contará com mesas temáticas sobre arqueologia, patrimônio material e imaterial, geografia urbana, museus, arquivos, produção de saberes e paisagem, reunindo especialistas de diferentes áreas. Também estão previstas apresentações de trabalhos acadêmicos, presenciais e on-line, além de uma visita técnica ao Sítio Arqueológico São Francisco, em São Sebastião, no encerramento do evento.
Para os organizadores, compreender a paisagem como um sistema complexo, formado por aspectos históricos, ambientais, culturais e sociais, é essencial para fortalecer o sentimento de pertencimento das comunidades e orientar políticas de desenvolvimento sustentável que respeitem a memória, a identidade e as referências culturais da população.
O Congresso é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por meio da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba e do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A iniciativa conta com a parceria do Governo Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e Centro Universitário Módulo.
O Centro Universitário Módulo está localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, nº 1.000, na Martim de Sá, em Caraguatatuba. Mais informações:
Serviço
1º Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Dias 24, 25 e 26 de julho – sexta-feira, sábado e domingo
Local: Centro Universitário l Rua Maria D’Assumpção Carvalho, nº 1000 – Martim de Sá, Caraguatatuba
Gratuito l Livre
Programação:
Dia 24/7 – Sexta
9h – Abertura
9h30 – O Observatório da Paisagem e a Construção Participativa do Espírito do Lugar
10h – Mesa: O Papel do Tempo na Ideia de Patrimônio Cultural
11h – Mesa: A Arqueologia Como Instrumento de Construção do Pertencimento ao Lugar
12h – Almoço
13h30 – Mesa: A Geografia do Espaço Urbano e o Patrimônio Material
14h20 – Mesa: Imaterialidades e Territórios
15h20/15h40 – Intervalo
15h40 – Mesa: Museus e Territorialidades
Dia 25/7 – Sábado
9h30 – Mesa: Arquivos e Produção de Saberes
10h30/10h40 – Intervalo
10h40 – Mesa: Paisagem Como Olhar e Como Sistema
11h40 – Almoço
13h30 – Apresentação de Comunicações/Fórum de Discussões
18h – Encerramento
Dia 26/7 – Domingo
10h – Visita ao sítio arqueológico São Francisco, em São Sebastião
Veja Também Recentes
Artesãos com CNA: Inscrições abertas para o curso de Artefatos Artesanais para datas comemorativas
A Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) abrem inscrições para o curso prático de “Artefatos Artesanais para datas comemorativas”, que será realizado das 8h às 17h, nos dias 25, 26, 27, 29 e 30 de junho, no Polo Cultural Fundacc, na Rua Teotino Tibiriçá
Capacitação reforça segurança alimentar e qualifica manipuladores de alimentos em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promoveu, nos dias 17 e 18 de junho, mais um curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos. A capacitação ocorreu na sede do equipamento e reuniu 22 participantes que atuam ou têm interesse na área de alimentação. O curso foi ministrado pela nutricionista
Caraguatatuba promove caminhada de conscientização e reforça combate ao trabalho infantil
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã de sexta-feira (12), a Caminhada em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A mobilização reuniu representantes do poder público, instituições parceiras, crianças, adolescentes, educadores e a comunidade em uma grande ação de conscientização sobre a importância da proteção
Campanha Junho Violeta mobiliza Caraguatatuba na defesa dos direitos da pessoa idosa e a com deficiência
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) lançaram nesta quarta-feira (3), campanha voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência – “Dignidade não tem prazo de validade”,
Prefeitura de Caraguatatuba inicia asfaltamento de trecho da Av. Geraldo Nogueira da Silva no Jardim Aruan
A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Caraguatatuba começou o asfaltamento do trecho da Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a partir do Quiosque nº 6, no Jardim Aruan. A fresagem (remoção da camada antiga) de pavimento asfáltico do perímetro foi realizada no final de maio. A Secretaria de Segurança
