Pesquisar No Site
SAMU e Defesa Civil de Caraguatatuba participam de simulado de acidente com múltiplas vítimas no Contorno Norte
SAMU e Defesa Civil de Caraguatatuba participam de simulado de acidente com múltiplas vítimas no Contorno Norte
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram, na quinta-feira (28), do 9º Simulado de Acidente com Múltiplas Vítimas promovido pela Concessionária Tamoios, no interior do Túnel 101, no Contorno Norte.

#PraTodosVerem: Atuações de simulado de acidente com múltiplas vítimas (Foto: Marina Larcher/PMC)
A ação reuniu diversas instituições e órgãos de emergência com o objetivo de testar a integração e a capacidade de resposta das equipes em situações de grande complexidade, envolvendo múltiplas ocorrências simultâneas.
Durante o exercício, foi simulado um engavetamento entre dois veículos de passeio e uma van utilitária. Na dinâmica, um dos veículos reduz a velocidade para evitar atropelar um ciclista que estava na pista, provocando uma sequência de colisões. O cenário mobilizou o atendimento a 14 vítimas, sendo três em estado grave, seis moderadas e cinco leves.
As equipes atuaram diretamente no suporte à ocorrência simulada, reforçando a importância do preparo técnico e da atuação conjunta entre os órgãos de salvamento e atendimento pré-hospitalar.
Além da Concessionária Tamoios, participaram do exercício equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária (PMRv), GRAU, Hospital Stella Maris e BR Vida. A atividade também foi acompanhada pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
O simulado contribui para o alinhamento dos protocolos de emergência e para o fortalecimento da integração entre as instituições que atuam em ocorrências de grande porte nas rodovias da região.
Secretaria de Comunicação Social – 29/5/2026
Foto: Marina Larcher/PMC
Veja Também Recentes
“Sarau do Samba” une música e literatura na próxima quarta-feira
A Quarta Literária da Kaká será na próxima quarta-feira (27), às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Centro de Caraguatatuba. Com o tema “Sarau do Samba”, o encontro de maio recebe os convidados Claudia Walleska e Roberto Gastaldi e contará ainda com a participação do Água Viva Coral, sob
Defesa Civil de Caraguatatuba interdita deck no Massaguaçu
Após vistoria no deck de madeira localizado às margens da SP-101 no bairro Massaguaçu, equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba interditou o local para trânsito de pedestres. A estrutura apresenta dano e instabilidade e para prevenir acidentes a Defesa Civil proibiu circulação na área. A interdição por risco de desabamento
Fiscalização ambiental registra 39 atendimentos e amplia monitoramento em Caraguatatuba
As ações de fiscalização ambiental realizadas na primeira quinzena do mês de maio resultaram em 39 atendimentos em diferentes regiões de Caraguatatuba. As operações, conduzidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, também geraram 14 notificações e cinco autuações por irregularidades ambientais. O trabalho contou
Prisão de homem no bairro Tinga leva Guarda Civil Municipal a aprender mais de mil porções de entorpecentes
Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificaram o patrulhamento no bairro Tinga, na manhã de quinta-feira (21), após denúncias recebidas pelo telefone 153 informando sobre o frequente abastecimento de drogas realizado por um homem em uma motocicleta de alta cilindrada. Durante as diligências, os agentes conseguiram localizar e
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 18 aprovados de nove funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 18 aprovados de quatro cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (15/5), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As 51ª convocações
