Pesquisar No Site

Caraguatatuba promove Campanha Maio Laranja com ações de conscientização e combate à exploração infantil

Destaques
Caraguatatuba promove Campanha Maio Laranja com ações de conscientização e combate à exploração infantil
Caraguatatuba promove Campanha Maio Laranja com ações de conscientização e combate à exploração infantil

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Caraguatatuba promove ao longo do mês a campanha Maio Laranja, voltada à conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa reforça a importância da prevenção, proteção e engajamento da sociedade na garantia dos direitos da infância e juventude.

A mobilização integra uma campanha nacional e tem como marco o 18 de maio, data que simboliza a luta contra esse tipo de violência em todo o país. O objetivo é ampliar o acesso à informação, incentivar denúncias e orientar a população sobre sinais de alerta e formas de proteção.

Como parte da programação, no dia 18 de maio (segunda-feira), das 9h às 12h, será realizada uma blitz educativa com entrega de folders e materiais informativos em dois pontos estratégicos da cidade: na Avenida da Praia e no semáforo do Calçadão, no centro da cidade. A ação busca sensibilizar moradores e turistas sobre a importância do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

No dia 22 de maio (sexta-feira), das 9h às 12h, a equipe da Assistência Social promove uma ação de orientação e distribuição de materiais informativos em comércios de diferentes regiões do município. A atividade será realizada na orla da Martim de Sá, nos comércios do Perequê-Mirim e na orla do Massaguaçu para ampliar o alcance da campanha e fortalecer a rede de proteção.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) recebem ações nas unidades ao longo de todo o mês, enquanto os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) promovem rodas de conversas voltadas a diretores e educadores nos Centros de Educação infantil (CEIs) em todas as regiões da cidade.

Maio Laranja

Foi instituído oficialmente pela Lei Federal nº 14.432/2022 e tem origem na memória da menina Araceli Crespo, de 8 anos, vítima de um crime brutal ocorrido em 1973, em Vitória (ES). A data tornou-se símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescentes e pela erradicação de todas as formas de violência sexual.

A campanha utiliza a cor laranja e a flor gérbera como símbolos, representando a fragilidade da infância e a necessidade de cuidado, atenção e proteção. Além disso, reforça a importância de reconhecer sinais de possíveis situações de abuso, como mudanças de comportamento, isolamento, agressividade, medo de determinados adultos, machucados inexplicáveis e alterações no sono.

Casos suspeitos ou confirmados podem ser comunicados por meio do Disque 100, canal nacional gratuito e anônimo, além dos Conselhos Tutelares, delegacias especializadas ou pelo telefone 190 da Polícia Militar.

Secretaria de Comunicação Social – 6/5/2026

Foto: Divulgação/PMC.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura convoca mais 12 bolsistas do PEAD para reforço na limpeza urbana de Caraguatatuba
Prefeitura convoca mais 12 bolsistas do PEAD para reforço na limpeza urbana de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 12 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até quarta-feira (17/6), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 15/06/2026
UBS Casa Branca mobiliza passeata contra abuso e exploração sexual infantil em parceria com a Educação
Prefeitura mobiliza passeata contra abuso e exploração sexual infantil em parceria com Educação no bairro Casa Branca

A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última terça-feira (19), uma passeata educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização foi realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Branca e contou com a participação de estudantes

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/05/2026
Caraguatatuba publica decreto que aprova Regimento Interno do Conselho Gestor do Parque do Juqueriquerê
Caraguatatuba publica decreto que aprova Regimento Interno do Conselho Gestor do Parque do Juqueriquerê

A Prefeitura de Caraguatatuba aprovou o Regimento Interno do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê. O decreto, assinado pelo prefeito Mateus Veneziani da Silva, foi publicado na Edição 1.886 do Diário Oficial do Município da última quarta-feira (27). O documento estabelece as regras de organização, funcionamento e atuação

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 28/05/2026
Aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de junho podem se recadastrar até dia 30
Aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de junho podem se recadastrar até dia 30

A prova de vida obrigatória presencial dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de junho segue até dia 30 (terça-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 18/06/2026
Futevôlei
Caraguatatuba recebe 1ª etapa do Campeonato Paulista de Futevôlei neste fim de semana

Caraguatatuba será palco, neste fim de semana (30 e 31/5) da 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Futevôlei 2026. A competição será realizada na Praça de Esportes do Centro (Guaruçá) e deve reunir atletas de diferentes regiões do estado. O evento contará com categorias para atletas iniciantes, amadores e experientes,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/05/2026