Pesquisar No Site
Programa Profissionaliza Caraguá inicia novas turmas de funilaria com certificação do Senai
Programa Profissionaliza Caraguá inicia novas turmas de funilaria com certificação do Senai
A Secretaria Municipal de Governo, por meio do Programa Profissionaliza Caraguá, iniciou duas novas turmas do curso de Aperfeiçoamento Profissional de Funilaria de Brilho, uma dia 27 das 18 às 22h, e outra no dia 28, das 13h às 17h, oferecido gratuitamente aos munícipes com idade mínima de 16 anos e com o 7º ano do Ensino Fundamental completo.
A qualificação é ministrada pelo professor Paulo Cesar da Silva, na carreta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que está estacionada em frente ao Centro Integrado de Desenvolvimento (CIDE) do Perequê-Mirim, localizado à Av. José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 85. O curso com carga horária de 40 horas oferece 24 vagas, 12 em cada turma.

#PraTodosVerem Alunos e alunas que concluíram o curso de Aperfeiçoamento em Funilaria de Brilho posam para foto com o secretário adjunto da Secretaria de Governo, Arthur Brulher, e o assessor de governança, Anderson Mendes e o professor do curso, Paulo Cesar da Silva
A formação tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à aplicação de técnicas de desamassamento de carrocerias, sem danificar a pintura, de acordo com os procedimentos técnicos, normas ambientais, de segurança e saúde no trabalho.
Conclusão das duas primeiras turmas
Nos dias 9 e 10 de abril, a Secretaria de Governo concluiu as duas primeiras turmas do curso de Aperfeiçoamento Profissional de Funilaria de Brilho.
A pintora de paredes, Lucélia Santos Ribeiro, foi uma das alunas que concluiu o treinamento. “Sempre tive interesse em aprender a técnica de “martelinho de ouro”. Como já tenho habilidade com pintura, é mais uma técnica que aprendi e posso oferecer serviço nessa área também. Foi ótimo”, disse.

#PraTodosVerem: A aluna Lucélia Santos Ribeiro recebe a certificação de conclusão de curso do instrutor do Senai, Paulo Cesar da Silva
Roberto da Silva Santos, 47 anos, já atua na área de polimento de carros na cidade e considerou o aprendizado excelente. “A didática do professor é ótima e aprendi muito sobre como sobre várias ferramentas e como usá-las em cada situação, entre outros conteúdos”, declarou.
Profissionaliza Caraguá
O Programa “Profissionaliza Caraguá”, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Governo, estabelecida desde o ano passado.
Oferece cursos gratuitos de qualificação, que visam capacitação técnica e recolocação no mercado de trabalho, em parceria com entidades renomadas de ensino como Escola Técnica Estadual de Caraguatatuba (ETEC), Universidade Módulo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Senai de São José dos Campos.
O programa abrange áreas diversas como reparos prediais, assistente administrativo, marketing digital, pintura predial, funilaria, mecânica, circuitos elétricos, revestimento de piso cerâmico, drywall, NR-35 (Norma Regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, definido como qualquer atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda), entre outras. A divulgação das inscrições é efetuada on-line pelo site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba ou pelo link disponibilizado na página do Instagram.
Secretaria de Comunicação Social – 29/4/2025
Veja Também Recentes
Assistência Social disponibiliza suporte especializado na Delegacia da Mulher de Caraguatatuba
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Caraguatatuba fortaleceu a parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), sob coordenação da delegada titular, Dra. Lilian Sayde, com a disponibilização de uma assistente social para atendimento às mulheres vítimas de violência na unidade. A iniciativa amplia o acolhimento e
Festival de Vôlei de Praia reúne 24 equipes e abre programação do Caraguá Agita Esportes
O Festival de Vôlei de Praia Masculino movimentou a Arena do Indaiá no último fim de semana (6 e 7) e marcou mais uma etapa do programa Caraguá Agita Esportes 2026, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. A competição reuniu 24 equipes e
Caraguatatuba avança à semifinal do Campeonato Joseense de Futsal Feminino com campanha invicta
A equipe feminina de futsal de Caraguatatuba garantiu neste domingo (21) a classificação para a semifinal do Campeonato Joseense 2026. A vitória por 2 a 1 sobre o Girls United, de São José dos Campos, manteve a invencibilidade das caraguatatubenses e assegurou a presença entre as quatro melhores equipes da
Programa Bombeiro na Escola forma 770 estudantes da rede municipal de Caraguatatuba
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba, realizou nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2026, as cerimônias de formatura do Programa Bombeiro na Escola. Ao todo, 770 estudantes de 11
Festival Jazz & Vinhos abre inscrições para estabelecimentos gastronômicos em Caraguatatuba
A temporada de inverno em Caraguatatuba traz um dos eventos mais aguardados do calendário municipal no mês de junho, a 8ª edição do Festival Jazz & Vinhos. Conhecido por reunir música, gastronomia e experiências voltadas ao clima da estação, o evento está com inscrições abertas para estabelecimentos interessados em participar
