Pesquisar No Site
Profissionais de saúde recebem capacitação sobre acidentes por animais peçonhentos em Caraguatatuba
Profissionais de saúde recebem capacitação sobre acidentes por animais peçonhentos em Caraguatatuba
Profissionais da rede municipal e estadual de saúde participam na próxima semana, dias 27 e 28, do Curso de aperfeiçoamento sobre “diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos”. A atividade será no campus de Medicina da Universidade de Taubaté (Unitau), localizado no Serramar Shopping.
A capacitação é organizada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica 28 (GVE 28), órgão do governo do Estado de São Paulo, e tem como público-alvo médicos e enfermeiros que atuam em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e setores de Vigilância Epidemiológica.
A programação em ambos os dias será das 8h30 às 18h, com intervalos. Entre os temas abordados estão identificação e biologia de serpentes, aranhas, escorpiões, animais aquáticos e insetos de relevância em saúde pública no Estado de São Paulo. Também está prevista a exposição de animais.
Também participam da atividade, equipes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do Ministério da Saúde e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).
Devem integrar a capacitação, os profissionais vinculados a pontos estratégicos de soros antivenenos, responsáveis pelo atendimento de casos de acidentes com animais peçonhentos. Esses agravos são de notificação obrigatória no país e exigem diagnóstico ágil e manejo adequado, com uso de soroterapia quando indicado.
Inscrições ainda podem ser realizadas previamente por meio de formulário on-line, no link https://tinyurl.com/nhcca9se.
Secretaria de Comunicação Social – 24/4/2025
Foto: Divulgação
Veja Também Recentes
Fundo Social realiza oficinas de Costura Criativa
Esta semana, na segunda-feira e na quarta-feira (23 e 25), o Fundo Social de Caraguatatuba promoveu dois workshops de Costura Criativa, cada um com 15 participantes. Na oficina com a instrutora Ana Paula Oliveira Ottoni, as alunas aprenderam a cortar e montar uma sacola ecológica (Ecobag) e um porta-óculos, utilizando
Caraguatatuba promove 2º Congresso de Odontologia com foco em inovação e acesso à saúde bucal
Caraguatatuba realiza entre os dias 25 e 26 de setembro, o 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal, no Teatro Mário Covas. As inscrições abrem a partir do dia 4 de maio e devem ser feitas pela plataforma Sympla, no link https://tinyurl.com/yf9m3vky. O evento reúne especialistas da área odontológica para
Caraguatatuba promove mutirão de limpeza na Praia do Porto Novo e convida população a participar
Moradores e visitantes de Caraguatatuba têm a oportunidade de contribuir com a preservação do meio ambiente durante o mutirão de limpeza na Praia do Porto Novo que será realizado no dia 28 de abril, terça-feira, das 8h30 às 11h, próximo ao quiosque 52. A iniciativa tem como objetivo promover a
Secretaria de Serviços Públicos terá divisão dedicada à limpeza de praias e rios de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba anunciou a criação da Divisão de Limpeza de Praias e Rios, vinculada à Secretaria de Serviços Públicos, com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações de cuidado com os ambientes naturais do município. A iniciativa tem como foco não apenas a limpeza dessas áreas, mas
Caraguatatuba intensifica ações do programa “Pontes para o Futuro” com organização dos espaços públicos
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na manhã desta quinta-feira (16), mais uma ação conjunta do programa “Pontes para o Futuro”, com atuação em pontos estratégicos do município. A iniciativa tem como foco o ordenamento urbano, a limpeza dos espaços públicos e o atendimento e encaminhamento às pessoas em situação de
