Pesquisar No Site
Defesa Civil resgata Cachorrinha em vala e reencontra família tutora com apoio da população em Caraguatatuba
Defesa Civil resgata Cachorrinha em vala e reencontra família tutora com apoio da população em Caraguatatuba
Um gesto de cuidado e solidariedade mobilizou Caraguatatuba e ganhou grande repercussão nas redes sociais na noite de segunda-feira (6). Uma cachorrinha de pequeno porte foi resgatada pela Defesa Civil após cair em uma vala de drenagem na Rua Lucas Nogueira Garcez, no bairro Sumaré.
A ocorrência teve início por volta das 18h40, após um munícipe acionar o prefeito Mateus Silva para informar sobre uma cachorrinha dentro de uma vala. Imediatamente, a Defesa Civil foi mobilizada e se deslocou até o local. Com cuidado, a equipe realizou o resgate por volta das 20h40. Apesar do susto, o animal foi retirado em segurança e passou por avaliação veterinária.

#PraTodosVerem – Cachorrinha Lara no colo da tutora, Stefani Nascimento. (Foto: Hugo Labanca/PMC)
O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano, destacou a atuação da equipe durante a ocorrência. “Achamos ela embaixo de uma ponte e, graças a Deus, estava bem. Estava molhada, tremendo de frio e suja. Trouxemos para a base da Defesa Civil, onde recebeu os primeiros cuidados. O prefeito também esteve presente, e a equipe da Zoonoses foi acionada para verificar banho, vacinação e demais cuidados, até que conseguíssemos localizar o tutor”, explicou.
A partir daí, uma corrente de solidariedade tomou conta das redes sociais. Com o apoio da população, a história ganhou visibilidade e diversas pessoas se mobilizaram para ajudar a localizar a tutora.
Pouco tempo depois, a família foi encontrada. A cachorrinha, chamada Lara, de 11 anos, pertence à moradora Stefani Nascimento, do bairro Sumaré, e é considerada parte da família, especialmente pela filha Isadora, de 10 anos.
Segundo a tutora, Lara havia fugido após uma visita de corretor de imóveis à residência, que está à venda. “Quando cheguei em casa, senti a falta dela e comecei a procurar. Minha filha ficou desesperada, porque ela é o nosso xodó. Divulguei nas redes e saí à procura”, relatou.
A informação sobre o resgate chegou até a família por meio de moradores e, ao ver as publicações, Stefani conseguiu entrar em contato e reencontrar a cachorrinha.
“Somos imensamente gratas e muito felizes. Ela é muito querida e bem cuidada. Graças a Deus deu tudo certo. Agradeço de coração a todos que ajudaram”, destacou a tutora.
A ação reforça a importância da atuação rápida da Defesa Civil, aliada à colaboração da população, mostrando como o trabalho conjunto pode gerar resultados positivos e fortalecer o cuidado com a cidade e com as pessoas.
Secretaria de Comunicação Social – 8/4/2026
Fotos: Hugo Labanca/PMC
Veja Também Recentes
Agentes de Trânsito e do Detran realizam blitz educativa para motociclistas dentro da Campanha Maio Amarelo em Caraguatatuba
Agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba e servidores do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) abordaram motociclistas e pedestres, que passavam na rua Altino Arantes, na altura da Praça Dr. Cândido Mota, na manhã desta quarta-feira, para passar orientações sobre direção segura
Programa Ruas da Esperança reforça ações de acolhimento no centro de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã da última quinta-feira (28), mais uma ação integrada do Programa Ruas da Esperança, no centro da cidade. A iniciativa reúne o trabalho conjunto de diversas secretarias municipais e instituições parceiras para promover o acolhimento social, ordenamento urbano, limpeza de áreas públicas e proporcionar
Telefones da Divisão de Gestão de RH da Secretaria de Administração de Caraguatatuba são reinstalados pela operadora
A operadora de telefonia reinstalou os telefones (12) 3886-3700/3701 da Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH) da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba na última quinta-feira (7/5). O serviço de recolocação das linhas telefônicas era aguardado desde setembro de 2025, quando a repartição mudou da Avenida
Profissionais debatem inovação e novas práticas clínicas em Congresso de Odontologia em Caraguatatuba
Tecnologias aplicadas à harmonização facial, odontopediatria com foco em mínima intervenção, reabilitação estética digital e acessibilidade no atendimento a pacientes com necessidades especiais estão entre os temas que serão debatidos no 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba, marcado para os dias 25 e 26 de setembro, no
Fundo Social realiza curso “Mãos que transformam – Edição Bolinho Caipira” e padaria artesanal gratuitos
As festas junina e julina estão próximas e um dos quitutes tradicionais do Vale do Paraíba e Litoral Norte é o famoso bolinho caipira. O Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com a empresa Divino Ranchinho, de São José dos Campos, está com inscrições abertas para o curso “Mãos que
