Pesquisar No Site
Alunos aprendem técnica de desamassamento no curso de Funilaria de Brilho
Alunos aprendem técnica de desamassamento no curso de Funilaria de Brilho
As duas primeiras turmas do curso de Aperfeiçoamento Profissional de Funilaria de Brilho já estão colocando a mão na massa para aprenderem a famosa técnica do “martelinho de ouro”. A qualificação é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo.
Peças de carroceria são dispostas pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Paulo Cesar da Silva, com pequenos amassados na lataria para serem restaurados.
“Um dos ramos da Funilaria é o desamassamento sem pintura. Temos várias ferramentas e técnicas para isso como alavancas, cola fria e quente, pino, ventosas, alicate de repuxe, martelos, entre outras. Os participantes estão aprendendo, na prática, todas elas”, explicou Silva.

#PraTodosVerem Aluno Roberto da Silva Santos usa uma das técnicas de desamassamente em uma peça de carro que simula o impacto de uma pedra de granizo no capô do carro. Ele usa óculos de segurança e luvas
A aluna Ana Jupyra, 28 anos, que também fez, recentemente, o curso de Mecânica, disse que um complementa o outro. “Meu marido e eu trabalhamos com estética automotiva. Por isso meu interesse nesse curso. Tem sido um ótimo aprendizado. Aprendemos fazendo”, avaliou.
O colega Roberto da Silva Santos, 47 anos, trabalha com pintura automotiva e está em busca de aperfeiçoamento profissional. “Aprendi sobre várias ferramentas e como usá-las em cada situação. Estou gostando muito do curso”, declarou.
A qualificação é ministrada na carreta do Senai, que está estacionada em frente ao Centro Integrado de Desenvolvimento (CIDE) do Perequê-Mirim, localizado à Av. José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 85.

#PraTodosVerem Carreta do Senai estacionada ao lado do ginásio poliesportivo do CIDE do Perequê-Mirim
Novas turmas com inscrições abertas
O curso de Funilaria de Brilho oferece 24 vagas, com carga horária de 40 horas, divididas em duas turmas com 12 vagas cada uma.
Os requisitos para inscrição são ter completado o 7º ano do Ensino Fundamental, idade mínima de 16 anos e ter conhecimento ou experiências anteriores na área de funilaria.
A turma da noite terá início no dia 27 de abril e as aulas vão até o dia a 12 de maio, das 18h às 22h. Inscrições pelo link
https://bit.ly/prefeituracaragua-funilarianoite2
A turma da tarde começa no dia 28 e termina no dia 14 de maio, e as aulas serão das 13h às 17h. Inscrições pelo link
Veja Também Recentes
2º Flica abre inscrições para autores e artesãos literários do Litoral Norte
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas para seleção de interessados em participar do 2º Flica – Festival Literário de Caraguatatuba, que será realizado no dia 24 de outubro (sábado), das 13h às 21h, no Polo Cultural Jac Costa, no Centro. A inscrição é gratuita
Voleibol de Caraguatatuba conquista bicampeonato e vice-campeonato na Copa da Amizade
As equipes de voleibol de Caraguatatuba disputaram, no último final de semana, em Caçapava, as finais da Copa da Amizade, com conquistas nas categorias Sub-13 e Sub-17, pelas séries Prata e Ouro. As partidas foram marcadas pelo desempenho das atletas, que demonstraram técnica, determinação e espírito de equipe ao longo
Caraguatatuba conta com 127 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 127 vagas de emprego nesta segunda-feira (21), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Caraguatatuba recebe etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas com 313 inscritos
As inscrições para o Campeonato Paulista de Águas Abertas de Verão 2026 registraram 313 participantes, representantes de 28 entidades esportivas, até terça-feira (15). A etapa deve contar com atletas de diferentes categorias, incluindo competidores vinculados a clubes de destaque do Estado de São Paulo. A competição está marcada para o
Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade
As equipes masculina e feminina de Vôlei Adaptado 58+ e 68+ de Caraguatatuba participaram, no último sábado (26), do 2º Torneio Beneficente de Vôlei Adaptado – Torneio da Amizade, realizado no Centro de Apoio Educacional (CAE), no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião. A competição reuniu cerca de 300
