Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba cadastra famílias em área de risco no Rio do Ouro para reassentamento habitacional
Prefeitura de Caraguatatuba cadastra famílias em área de risco no Rio do Ouro para reassentamento habitacional
A equipe da Secretaria Municipal de Habitação, em conjunto com a Defesa Civil de Caraguatatuba, realizou nesta segunda-feira (2), ação de cadastramento de famílias que vivem em área de risco na Rua José Poloni, no bairro Rio do Ouro.

Fotos: Hugo Labanca/PMC
Aproximadamente 56 famílias residem em ocupação irregular próximo ao leito do rio, em trecho classificado como área suscetível a inundações. A ação teve como objetivo identificar o número de moradias existentes e cadastrar oficialmente os ocupantes para inclusão no processo de reassentamento habitacional.
Durante o trabalho, os imóveis receberam um selo numerado — procedimento técnico utilizado para identificar e mapear cada residência. O selo contém um código específico que vincula o imóvel aos dados da família ocupante, para garantir organização e transparência no processo.
De acordo com a secretaria de Habitação, Fátima Rangel, a partir da selagem, nenhuma nova ocupação será reconhecida para fins de atendimento habitacional. “A medida busca evitar ampliações irregulares na área e assegurar que apenas as famílias atualmente residentes sejam consideradas elegíveis”, destacou a secretária.
Além do cadastramento, as equipes realizaram orientações sobre os riscos da permanência no local e esclareceram dúvidas sobre as próximas etapas do processo.
As famílias registradas nesse processo poderão ser contempladas com unidades no maior empreendimento habitacional do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será implantado no bairro Perequê-Mirim. O projeto terá início com a construção de 252 apartamentos, dentro de um total de 1.890 unidades previstas.
O empreendimento é fruto de parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo e a BRZ Empreendimentos, com foco na redução de ocupações em áreas de risco e na oferta de moradia segura às famílias do município.
A iniciativa integra as ações preventivas da administração municipal para reduzir situações de vulnerabilidade e promover reorganização urbana em áreas críticas e tem como objetivo oferecer moradia digna, infraestrutura adequada, acesso a equipamentos públicos e desenvolvimento urbano planejado a moradores que atualmente vivem em áreas de risco.
Secretaria de Comunicação – 2/3/2026
Veja Também Recentes
Teatro Mario Covas apresenta peça “Um Dia Muito Especial” com Reynaldo Gianecchini nos dias 25 e 26
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nos dias 25 de julho (sábado), às 20h, e 26 de julho (domingo), às 19h, o espetáculo “Um Dia Muito Especial”, estrelado por Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall. A montagem apresenta uma emocionante história sobre duas vidas opostas que se cruzam por acaso
Cineclube exibe documentário sobre primeira seleção feminina de futebol do Brasil nesta quinta-feira
O Cineclube Ponto MIS exibe nesta quinta-feira (18/6), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o documentário “As Primeiras”, com direção e roteiro de Adriana Yañez. O filme é indicado para maiores de 12 anos e tem entrada gratuita. Não é necessário retirar ingresso. Em clima de Copa do Mundo, durante
CULTSP PRO: Inscrições para curso de elaboração e articulação de projetos culturais seguem até quinta-feira
O CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura está com inscrições abertas até quinta-feira (2/7) para o curso gratuito “Elaboração e Articulação de Projetos Culturais”. Em Caraguatatuba, a capacitação será realizada nos dias 25 de julho e 1º de agosto (aos sábados), das 9h às 13h e das 14h
Fundo Social de Caraguatatuba abre inscrições para o curso gratuito de Mix de Salgados
Estão abertas até o dia 19 de junho, as inscrições para o curso de Mix de Salgados, uma parceria do Fundo Social de Caraguatatuba com o Instituto Gourmet. Estão disponíveis 20 vagas e a inscrição deve ser efetuada, pessoalmente, na sede do Fundo Social, na Rua São Sebastião, 19, bairro
Circuito Mares movimenta Caraguatatuba e reforça vocação para turismo esportivo
A Praia da Cocanha foi palco, nos dias 13 e 14 de junho, da 3ª etapa do Circuito Mares, um dos principais eventos de esportes de praia e mar do Estado de São Paulo. Ao longo do fim de semana, mais de três mil atletas, acompanhantes e visitantes participaram da
