Pesquisar No Site
Prefeitura aprimora legislação e garante mais segurança jurídica aos servidores do Controle Interno em Caraguatatuba
Prefeitura aprimora legislação e garante mais segurança jurídica aos servidores do Controle Interno em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba teve aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, na sessão realizada na última terça-feira (5), o Projeto de Lei Complementar que atualiza regras da Lei Municipal nº 2.480/2019, relacionadas aos servidores efetivos da Unidade Central de Controle Interno (UCCI).
A proposta, enviada pelo Poder Executivo, busca tornar a legislação mais clara e equilibrada, garantir segurança jurídica aos servidores e valorizar o funcionalismo público, sem comprometer o rigor necessário às atividades de fiscalização e controle dentro da administração municipal.
Para o prefeito Mateus Silva, a mudança corrige uma distorção da legislação anterior e representa mais um passo no processo de valorização do servidor público. “Essa atualização traz mais equilíbrio para a legislação. A antiga regra era muito ampla e podia prejudicar o servidor mesmo quando não existia qualquer conflito de interesses. O que estamos fazendo é preservar a transparência e a seriedade do controle interno, mas também respeitar o direito do servidor e reconhecer a importância do trabalho que ele desempenha para o município”, afirmou.
Até então, a lei previa uma proibição ampla para que servidores do Controle Interno exercessem qualquer outra atividade profissional fora do serviço público. Na prática, a regra acabava sendo considerada excessiva, pois impedia o exercício de atividades particulares mesmo quando não havia qualquer risco de conflito de interesses ou prejuízo ao trabalho desempenhado na Prefeitura.
Com a atualização da lei, essa proibição genérica deixa de existir. A nova redação estabelece critérios mais claros e permite que o servidor exerça outras atividades profissionais, desde que isso não interfira na jornada de trabalho, não prejudique o desempenho da função pública e não gere conflito de interesses.
A legislação mantém, no entanto, regras importantes para proteger a transparência e a imparcialidade do controle interno. Continua proibido, por exemplo, prestar serviços a empresas ou pessoas que tenham contratos ou parcerias com a Prefeitura, ou utilizar informações obtidas no cargo para benefício próprio ou de terceiros. Também permanece vedado exercer atividades que contrariem o interesse público ou a ética da administração.
Secretaria de Comunicação Social – 6/3/2025
Foto: Divulgação
Veja Também Recentes
Inscrições abertas: Pontos MIS e Fundacc promovem oficina fotográfica gratuita na Videoteca Lúcio Braun
No mês da Fotografia, o Pontos MIS e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realizam no dia 25 de agosto (terça-feira), das 17h às 21h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “Enquadramento e Composição Fotográfica – Desobedecendo às Regras”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser
Arraiá da Paróquia Santa Terezinha termina neste fim de semana em Caraguatatuba
A Paróquia Santa Terezinha, no bairro Martim de Sá, encerra o 26º Arraiá neste fim de semana, no domingo (26), com comidas típicas, show de prêmios, festas e missas para fiéis, moradores e visitantes. A festa é tradicional na cidade e integra a Rota das Quermesses, iniciativa que reúne as
Quarta Literária promove encontro de ilustradores na próxima semana em Caraguatatuba
A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, localizada na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), recebe na próxima quarta-feira (29/7), às 19h, mais uma edição da Quarta Literária da Kaká. A próxima Quarta Literária da Kaká já tem data marcada. O encontro será realizado no dia 29 de julho
Caraguatatuba promove 2º Simpósio Educacional com três dias de formação e especialistas de destaque nacional
A Prefeitura de Caraguatatuba promove, entre os dias 26 e 28 de agosto, o 2º Simpósio Educacional de Caraguatatuba, um dos principais eventos de formação continuada voltados aos profissionais da rede municipal de ensino. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o encontro foi estruturado para ampliar o debate sobre
Prefeitura de Caraguatatuba realiza eleição para a CIPA nesta quarta-feira
A eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba para a gestão 2026/2027 será nessa quarta-feira, dia 5, das 7h às 16h30, exclusivamente pela internet, no endereço http://cipaa.caraguatatuba.sp.gov.br/ Para acessar o sistema, o servidor deve utilizar apenas o número do CPF, sem pontos
