Pesquisar No Site
Dia Mundial da Tuberculose: Caraguatatuba realiza ações com foco em diagnóstico precoce e busca ativa
Dia Mundial da Tuberculose: Caraguatatuba realiza ações com foco em diagnóstico precoce e busca ativa
Caraguatatuba iniciou uma mobilização em prol do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado na terça-feira (24), para ampliar o enfrentamento da doença. As ações seguem até dia 31 de março com foco na identificação precoce de casos e na orientação direta à população.
Como estratégia, o município descentralizou as ações e levou as equipes para além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com atividades em bairros, comércios, equipamentos públicos e visitas domiciliares. A programação inclui palestras, orientação em salas de espera, entrega de materiais informativos, solicitação de exames e busca ativa de sintomáticos respiratórios.
Nesta semana, entre os dias 25 e 27, terá ações simultâneas em diferentes locais. Na quarta-feira (25), a UBS José Maurício Borges, no Perequê-Mirim, receberá palestra sobre os tipos de tuberculose. A UBS Ademir Reis, também na região Sul, terá orientação sobre hanseníase e tratamento. No bairro Morro do Algodão, a equipe de saúde realizará atividade de combate à tuberculose no período da manhã, enquanto na UBS Tinga, agentes comunitários de saúde vão atuar no bairro Indaiá (lado praia) com busca ativa de sintomáticos respiratórios e panfletagem. No Rio do Ouro, ocorre atividade com grupo de gestantes, além da continuidade das orientações e entrega de materiais informativos na sala de coleta.
No dia 26, quinta-feira, a programação segue com ações educativas e de orientação. Na UBS José Maurício Borges, a palestra ocorre na instituição Luz do Caminho, com foco em cuidados e prevenção. Na UBS Ademir Reis, há palestra sobre sinais e sintomas da tuberculose. Na UBS Tinga, toda a equipe participa de uma palestra na unidade. Em outras regiões, como Jaraguazinho, também haverá orientação sobre prevenção, sinais e sintomas da doença na própria UBS.
Na sexta-feira (27), as atividades continuam com foco na busca ativa e prevenção. No Morro do Algodão, a ação de combate à tuberculose ocorre no período da manhã dentro da unidade. Na UBS Tinga, equipes realizam busca ativa de sintomáticos respiratórios e panfletagem em área de abrangência, reforçando a identificação precoce de casos suspeitos.
A programação contempla atendimentos educativos, ações em sala de espera, grupos específicos e abordagens casa a casa, com orientação individualizada. A Secretaria de Saúde atua para facilitar o acesso à informação e estimular a população a procurar atendimento diante de sintomas.
A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões e tem como principal sintoma a tosse persistente por três semanas ou mais. O tratamento é gratuito pelo SUS, mas o controle da doença depende do diagnóstico rápido e da continuidade do acompanhamento.
O cronograma completo até dia 31 de março está disponível no documento https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2026/03/Acao_Secretaria-Municipal-de-Saude.pdf.
Secretaria de Comunicação Social – 24/3/2026
Foto: Divulgação
Veja Também Recentes
Gestão Municipal amplia abordagem humanizada e inclui cuidado com animais de população de rua
A ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Assistência Social de Caraguatatuba resultou no atendimento de pessoas em situação de rua e a seus animais de estimação na manhã de quarta-feira (29), na região central da cidade. A iniciativa foi realizada na Praça do Caiçara, atrás do Museu de
Agentes de Trânsito e do Detran realizam blitz educativa para motociclistas dentro da Campanha Maio Amarelo em Caraguatatuba
Agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba e servidores do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) abordaram motociclistas e pedestres, que passavam na rua Altino Arantes, na altura da Praça Dr. Cândido Mota, na manhã desta quarta-feira, para passar orientações sobre direção segura
Espetáculo sobre Joanna de Ângelis chega ao Teatro Mario Covas neste domingo
O Teatro Mario Covas recebe neste domingo (26/4), às 18h, o espetáculo “Joanna de Ângelis, Transição”. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site https://tinyurl.com/nhh5szsz. Presencialmente, a entrada pode ser adquirida na sede do MAP Caraguá (Movimento de Amor ao Próximo), na Rua Isidoro de Castro, n° 100, no Porto Novo,
Mais 20 bolsistas do PEAD são convocados para atuar na zeladoria dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 20 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 até sexta-feira (17), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no centro. Após a assinatura do contrato,
Caraguatatuba promove ações pedagógicas em celebração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado em 24 de abril, a rede municipal de ensino de Caraguatatuba realiza uma série de ações pedagógicas voltadas à valorização da Libras e ao fortalecimento da educação inclusiva na próxima semana. A iniciativa envolve unidades escolares que atendem
