Pesquisar No Site
Cia de 2 apresenta espetáculo “Frankeinstein Circo” nesta sexta-feira e sábado no Teatro Mario Covas
Cia de 2 apresenta espetáculo “Frankeinstein Circo” nesta sexta-feira e sábado no Teatro Mario Covas
Nesta sexta-feira e sábado (27 e 28/3), o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco do espetáculo teatral “Frakeinstein Circo”, da Cia de 2, de São José dos Campos. A montagem tem entrada gratuita e o ingresso pode ser retirado na bilheteria do Teatro com uma hora de antecedência.
Na sexta-feira, a apresentação tem início às 14h. A sessão especial é voltada a estudantes da rede municipal de ensino, mas também é aberta ao público em geral. No sábado, a peça está marcada para 20h.
Após o sucesso de “Moby Dick e os Caçadores de Baleia”, a Cia de 2 mergulha em outro clássico: considerada a primeira obra de ficção científica da história, “Frankeinstein” foi escrita por Mary Shelley há mais de dois séculos. A escritora inglesa publicou a obra anonimamente em 1818, devido às severas restrições sociais e de gênero da época, que tornavam improvável atribuir uma obra de tamanha originalidade a uma mulher tão jovem.
As questões que permeiam a obra de Shelley – como preconceito, exclusão e crítica social – também estão no DNA da Cia de 2, um grupo de repertório que pesquisa o humor em diferentes linguagens, da bufonaria ao teatro do absurdo, escolhendo a palhaçaria como a linguagem principal – uma escolha rara e corajosa para uma adaptação de “Frankeinstein”.
Partindo dessa premissa, a montagem, que foi contemplada pelo edital do ProAC 22/2024, também foi costurada com elementos que resultam em uma espécie de freak show com estilo steampunk, cenografia grandiosa, figurinos e adereços impecáveis, música ao vivo que percorre todo o espetáculo como o pulsar do coração do “monstro” e uma atmosfera que mistura humor e tragédia, conduzida pelos acordes vibrantes do rock.
O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, nº 187, no Indaiá. Mais informações: (12) 3897-5661.
Sinopse
O dono de um circo Victor Frankeinstein e seus ajudantes palhaços tentam de todas as formas realizar um experimento, que vai revolucionar toda a humanidade e que será a maior atração de todos os tempos. Durante este esforço imensurável, acabam dando vida a uma criatura grotesca. A culpa por ter criado um monstro passa então a lhe torturar. Victor por sua vez não percebe que o monstro escapou. É nesse ponto que a história realmente se transforma.
Victor Frankenstein, dono do circo, é obcecado em tornar a criatura o maior espetáculo já sonhado. Ao seu redor vivem a dupla de palhaços Cleverson e Ernesto, Elizabeth (sua parceira), Justine – a Mulher Barbada – e o Velho, figura mística que acolhe e educa a criatura.
Junto ao enredo, a musicalidade de Frankeinstein da Cia de 2 é tão importante que dita literalmente o tom do espetáculo, fazendo com que todos os personagens toquem instrumentos como bateria, guitarra, baixo, sanfona e tambor. A atmosfera de ficção científica aliada ao realismo fantástico, tragédia, comédia e freak show é poeticamente atravessada pela pegada rock’n’roll presente em todo espetáculo.
Serviço
Espetáculo “Frankenstein Circo” – Cia de 2
Dia 27/3 – sexta-feira – às 14h
Dia 28/3 – sábado – às 20h
Teatro Mario Covas l Av. Goiás, nº 187, no Indaiá – Caraguatatuba/SP
Entrada Gratuita
Classificação 12 anos
Sobre a Cia de 2
A Cia de 2 é um grupo formado por Jean Oliveira e Jonas di Paula que pesquisa o universo cômico a partir de três pilares: o existencialismo, a verdade cênica e o estado visceral do ator. Em 20 anos de trajetória, sempre convidou atores e diretores de relevância para suas montagens, com especial ênfase na arte circense e na palhaçaria. Espetáculos: Pé na Curva; O Arquiteto e o Imperador da Assíria; A Nau dos Desterrados; Leões, Vodka e um Sapato 23, e Moby Dick e os Caçadores de Baleia.
Nesses 20 anos de existência, a Cia de 2 fez mais de 600 apresentações assistidas por mais de 50 mil pessoas em todas as partes do Brasil. Os prêmios também vieram de vários locais em que estiveram, entre apresentações de rua e festivais, contabilizando mais de 40 premiações em diversas categorias. Siga o grupo no Instagram: @ciade2
Veja Também Recentes
1º Startup Day do Litoral Norte reúne mais de 150 pessoas em Caraguatatuba
O maior movimento de startups do Brasil (12º Startup Day/Sebrae) foi realizado no sábado (21) e Caraguatatuba foi escolhida entre 39 cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba para receber o encontro este ano, junto com Jacareí e Taubaté, simultaneamente. O 1º Startup Day do Litoral Norte foi realizado
Fundacc inicia oficinas culturais para alunos da rede municipal de ensino em tempo integral
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) iniciou na última segunda-feira (9/3), oficinas culturais de diferentes linguagens artísticas em 14 escolas de período integral da rede municipal. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, leva atividades culturais para alunos de diversas regiões da cidade e
Prefeitura de Caraguatatuba capacita mais de 130 servidores em curso de gestão e fiscalização de contratos
A Secretaria de Administração, por meio da Escola de Governo, promoveu o curso “Gestor e Fiscal de Contratos” na última terça-feira (17/3) para 135 servidores que fazem a gestão e fiscalização de contratos das secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba no auditório do Centro Universitário Módulo, no Campus Martim de Sá. O objetivo
Atletas de Caraguatatuba conquistam excelentes resultados no BMX em competições nacionais
Os atletas de Caraguatatuba se destacaram nas competições nacionais de BMX realizadas no último fim de semana (21 e 22/3), na cidade de Indaiatuba (SP). No sábado (21), durante a Copa Penks Brasil BMX Series 2026, válida como final da pré-temporada e somatória de pontos para o ranking nacional, os
XTERRA começa em Caraguatatuba no dia 20 de março com provas de triatlo e trail run
O XTERRA, maior circuito off-road do planeta, chega a Caraguatatuba para abrir oficialmente a temporada brasileira de 2026. A etapa ocorre nos dias 20 e 21 de março (sexta e sábado), e deve reunir atletas de diversas regiões do país em provas que combinam resistência, contato com a natureza e
