Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia transporte adaptado porta a porta para pacientes da Equoterapia
Caraguatatuba inicia transporte adaptado porta a porta para pacientes da Equoterapia
A Prefeitura de Caraguatatuba restabeleceu o transporte destinado a pacientes com deficiência que realizam atendimento terapêutico de equoterapia e hidroterapia, por meio do contrato firmado entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e a Acalento – Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano. A empresa de transportes contratada via processo licitatório iniciou a prestação dos serviços na última semana de fevereiro.
Atualmente, 200 usuários com deficiência são atendidos no âmbito do contrato da Sepedi com a Acalento, sendo desses, 80% crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Todos os usuários são previamente cadastrados, avaliados e encaminhados pela Sepedi.
O serviço de transporte foi interrompido em 2024, na gestão anterior, que também não previu dotação orçamentária adequada para 2025. A atual gestão realizou as adequações orçamentárias necessárias e priorizou a retomada do transporte dentro dos critérios de acessibilidade, segurança e adaptação do veículo para o deslocamento dos usuários com deficiência, o que não ocorria anteriormente.
Para usufruir do serviço de transporte adaptado, o usuário passa por avaliação técnica, realizada pela Sepedi, observando-se os seguintes critérios: situação de vulnerabilidade socioeconômica, aferida por avaliação social; renda familiar e condições habitacionais; grau de dificuldade de locomoção; condição funcional que inviabilize ou dificulte o uso de transporte coletivo urbano; localidade de residência e viabilidade logística, além da priorização de famílias que não possuem veículo próprio.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, comemora o restabelecimento do serviço. “Tivemos dificuldade em encontrar empresas qualificadas no transporte adaptado para restabelecer esse serviço com excelência. Sabemos que muitas famílias dependem deste serviço e ter um transporte adaptado e especializado faz toda diferença na vida dessas pessoas”, destacou.
Secretaria de Comunicação Social – 6/3/2026
Veja Também Recentes
Programa Guri de Caraguatatuba realiza encontro regional com polos parceiros em São José dos Campos
Na última quinta-feira (26), o Guri realizou na Casa de Cultura Tim Lopes, em São José dos Campos, um encontro regional com representantes e coordenadores dos polos das cidades parceiras. A iniciativa teve como objetivo fortalecer o diálogo, promover a troca de experiências e reafirmar o compromisso com a cultura
Caraguatatuba abre inscrições para Copa da Criança de Futsal
As inscrições da Copa da Criança de Futsal estarão abertas a partir da próxima quinta-feira (19), em Caraguatatuba. A Secretaria de Esportes e Recreação, por meio do Departamento de Futebol, informa que a partir da data estarão disponíveis as fichas de inscrição para a competição. A Copa da Criança de
Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 200 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência, no bairro Jardim Jaqueira, na quarta-feira (1º). Durante o almoço houve apresentação das crianças e adolescentes que fazem parte deste projeto, com a Banda New
Cineclube exibe comédia romântica dos anos 1950 na Videoteca Lúcio Braun
O projeto Cineclube Pontos MIS exibe nesta quinta-feira (19/3), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o filme “É Proibido Beijar”, produzido em 1954 pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz. A entrada é gratuita e não é necessário retirar o ingresso com antecedência. A obra é o segundo e último
Fundo Social recebe 3ª Edição da Feira de Produtos Artesanais com mulheres empreendedoras nesta quarta-feira
Toda quarta-feira, o Fundo Social de Caraguatatuba recebe em sua sede várias mulheres artesãs empreendedoras, para exporem e comercializarem seus produtos. A 3ª edição do bazar será realizada nesta quarta-feira (8). No espaço, o público encontra uma variedade de artigos como produtos artesanais sem conservantes para rosto, corpo e cabelos,
