Pesquisar No Site
Caraguatatuba intensifica fiscalização e aplica política de “Tolerância Zero” contra crimes ambientais
Caraguatatuba intensifica fiscalização e aplica política de “Tolerância Zero” contra crimes ambientais
O monitoramento preventivo e ostensivo contra crimes ambientais foi intensificado em Caraguatatuba. A força-tarefa, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca em parceria com a Polícia Militar Ambiental, atua em horários estendidos para coibir infrações e garantir a preservação ambiental do município.

#PraTodosVerem – Espaços vistoriados e autuados durante ação da fiscalização ambiental e Polícia Militar Ambiental em Caraguatatuba.
O balanço mais recente das operações registra 38 atendimentos, entre notificações e autuações, além de três flagrantes de crimes contra a flora. O Governo Municipal ressalta que a estratégia integra a política de tolerância zero contra qualquer forma de degradação ambiental sem a devida autorização. As fiscalizações ocorreram em pontos estratégicos da cidade, motivadas por patrulhamento e denúncias.
Na região central, um proprietário de imóvel particular foi autuado por corte irregular de árvore, sem autorização ambiental. Na região do Pegorelli, após denúncia do Ibama, foi confirmada a supressão de vegetação nativa com roçadeira, resultando na lavratura de dois Autos de Infração Ambiental (AIAs) por degradação de uma área total de 300 m². O último flagrante ocorreu no bairro Santa Rosa: após diligência conjunta com a Polícia Militar Ambiental, nas proximidades do Morro do Chocolate, a Secretaria Municipal apreendeu uma escavadeira que realizava aterro com entulho sem licença ou autorização ambiental. O dono do terreno e o proprietário da máquina foram autuados.
A Prefeitura reforça que qualquer intervenção ambiental exige autorização prévia e que a prática de crimes ambientais está sujeita a multas e processos criminais. A população pode colaborar com o monitoramento da cidade, denunciando atividades suspeitas pelos canais oficiais ou pela Central 156.
Secretaria de Comunicação Social – 13/2/2026
Veja Também Recentes
Teatro Mario Covas recebe comédia “A Herança do Tio Padre” com entrada gratuita no fim do mês
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 24 de janeiro (sábado), às 20h, o espetáculo “A Herança do Tio Padre – uma comédia dos anos 70”, do grupo Barracão da Vó, de Sorocaba (SP). Com acessibilidade em libras, a peça tem entrada gratuita e o ingresso pode ser
Assembleia geral do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba define representantes da sociedade civil
Foram eleitos em assembleia geral na última segunda-feira (26/1), no Auditório Maristela de Oliveira, os membros da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC), no biênio 2026/2027. A reunião foi aberta ao público e contou com a participação de artistas, produtores e agentes culturais,
Caraguatatuba abre inscrições para torneio de futebol Aniversário da Cidade
Estão abertas as inscrições para o Torneio de Aniversário da Cidade de Futebol Amador. A competição tem início marcado para o dia 3 de março e as equipes interessadas já podem retirar as fichas de inscrição diretamente no Departamento de Futebol, localizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug.
Caraguatatuba implanta carregadores 24 horas em vagas para carros elétricos na Zona Azul
Caraguatatuba inova ao integrar totens de carregamento para veículos elétricos diretamente nas vagas de estacionamento rotativo da Zona Azul. De acordo com o novo Decreto Municipal 2.455/2026, as vagas exclusivas para veículos elétricos, equipadas com carregadores, passam a funcionar de forma ininterrupta, 24 horas, em todos os dias da semana,
Caraguatatuba mantém ações integradas de assistência à população em situação de rua em 2026
Caraguatatuba garante o acesso da população em situação de rua à rede de serviços públicos por meio da Política de Assistência Social, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As ações têm como foco a garantia de direitos, proteção social e o respeito à dignidade
