Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza passeata e gincana inclusiva neste sábado
Caraguatatuba realiza passeata e gincana inclusiva neste sábado
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) realizam neste sábado (6), a passeata “Todos os Caminhos Importam”.
O tema escolhido este ano ressalta que a inclusão é uma jornada contínua, envolve um esforço intencional e constante para criar um ambiente acolhedor, onde todos os passos e progressos são importantes. É uma abordagem holística e empática à inclusão, e foca nas necessidades e jornadas individuais de cada pessoa para construir uma sociedade mais justa e equitativa.
A passeata também faz parte da programação da Semana de Valorização à Inclusão e “Virada Paulista 2025”, realizada Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Este ano, a “Virada” celebra os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), com o tema “Direito de ser, viver e protagonizar”, como forma de reforçar as conquistas.
A concentração será às 9h30, na Praça do Caiçara, onde está o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), percorrerá as principais ruas do Centro e retornará ao ponto de partida. Em seguida, no mesmo local, será promovida a “Gincana Inclusão em Jogo”, entre equipes e usuários dos serviços da rede de atendimentos às pessoas com deficiência do município.
A secretária da Sepedi, Ivy Malerba, convida a população para participar e ressalta que a verdadeira inclusão reconhece e valoriza as experiências de vida, origens, habilidades e perspectivas únicas de cada indivíduo.
“A passeata e a gincana têm o propósito de garantir que todas as pessoas se sintam vistas, ouvidas e valorizadas, independentemente de sua trajetória específica. Será uma grande confraternização de diversidades. Vamos juntos celebrar avanços e reforçar a agenda de direitos, promovendo a cultura inclusiva e a conscientização pelo respeito às diferenças e a valorização da diversidade humana”, declarou.
Serviço
9h30 – Concentração na Praça do Caiçara/MACC, Rua Dr. Paul Harris, nº 1107, Centro – Passeata “Todos os Caminhos Importam”, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com entrega de camiseta para os primeiros 500 participantes.
10h30 à 12h – Gincana “Inclusão em Jogo”, entre equipes e usuários dos serviços da rede de atendimentos à PcD do município (Praça do Caiçara/ Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – MACC), Rua Dr. Paul Harris, nº 1107, Centro.
#PraTodosVerem Passeata da Semana de Valorização à Pessoa com Deficiência e Fórum Inclusivo, onde PcDs, familiares, amigos, profissionais de atendimento, equipe da Sepedi, simpatizantes, terceiro setor, mulheres e homens de várias idades percorrem ruas do Centro de Caraguatatuba com cartazes e faixas.
Foto Luís Gava
Secretaria de Comunicação – 05/12/2025
Veja Também Recentes
Servidores eleitos na CIPA 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba tomam posse na próxima semana
A posse dos eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 será na próxima sexta-feira (18/9), às 14h30, na Secretaria de Educação, no Indaiá. O resultado definitivo da eleição on-line da foi publicado na Edição 1.972 do
Mais de quatro mil pessoas visitam Feira das Profissões 2026 em Caraguatatuba
Mais de quatro mil pessoas passaram pela Feira das Profissões 2026, realizada na quarta-feira (16), na ETEC e no IFSP, no Indaiá, em Caraguatatuba. Durante todo o dia, estudantes da cidade e de municípios vizinhos puderam conhecer cursos, conversar com profissionais e descobrir caminhos para a escolha de uma carreira.
Fundo Social reúne mulheres em conversa sobre autocuidado, saúde mental e exames preventivos no Outubro Rosa
Mais de 250 mulheres, entre servidoras efetivas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e colaboradoras da empresa Molise, participaram de uma conversa sobre saúde feminina com a psicóloga Jaquelina Teixeira e o ginecologista e obstetra Fernando Borges, na manhã de quinta-feira (1º). Realizado
Miss e Mister 60+ celebram beleza, vitalidade e protagonismo da pessoa idosa em Caraguatatuba
Neusa Tibana, 75 anos, e Pedro Luís Pedrini, 61 anos, são os novos Miss e Mister 60+ de Caraguatatuba. Os títulos foram conquistados na noite de sexta-feira (2), durante o tradicional desfile de gala realizado na Praça da Cultura, que encerrou a Semana de Valorização da Pessoa Idosa do município.
Caraguatatuba orienta representantes do setor de alimentos sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas
A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba reuniu representantes de pequenos e grandes mercados do município, na última quarta-feira (16), para apresentar as mudanças previstas na Portaria CVS nº 3, de 3 de julho de 2026. A norma aprova o novo Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e
