Pesquisar No Site
Caraguatatuba intensifica fiscalização e incentiva denúncias contra fogos com estampido
Caraguatatuba intensifica fiscalização e incentiva denúncias contra fogos com estampido
Durante o período de alta temporada, a Prefeitura de Caraguatatuba intensifica as ações de fiscalização para garantir o cumprimento da legislação que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido em todo o município.
A medida tem como objetivo assegurar um espetáculo seguro, inclusivo e respeitoso, protegendo idosos, crianças, pessoas com deficiência, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), animais e o meio ambiente. Para as comemorações oficiais, serão utilizadas aproximadamente quatro toneladas de fogos sem estampido, ou seja, sem barulho, reforçando o compromisso da administração municipal com uma celebração mais humana e consciente.
A legislação vigente, a Lei nº 2.791/2025, veta a utilização de fogos com estampido em áreas urbanas ou rurais, tanto em espaços públicos quanto privados. Quem descumpre a legislação está sujeito à multa de 2 mil VRMs (Valor de Referência do Município – 1 VRM= R$ 4,81 e R$ 5,02 a partir de 1º/1/2026). Em caso de reincidência, a penalidade pode ser aplicada em dobro, além da apreensão dos fogos.
A Prefeitura reforça que a colaboração da população é fundamental nesse processo. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 156, 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil Municipal). Conforme previsto em lei, fotos e vídeos que comprovem a infração devem ser utilizados como prova.
O Governo Municipal destaca ainda que as denúncias podem ser feitas de forma anônima, com total preservação da identidade do denunciante, garantindo segurança e sigilo a quem contribui com a fiscalização.
A orientação é clara: respeitar a legislação, evitar transtornos e celebrar de forma responsável, optando exclusivamente por fogos sem ruído.
Por fim, a Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba, por meio de seus fiscais, informa que já realizou autuações relacionadas ao descumprimento da lei dos fogos com estampido e que atua diariamente na fiscalização e identificação de novas infrações e infratores, reafirmando o compromisso com o bem-estar da população e o cumprimento da legislação municipal.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 26 estudantes para estagiar no serviço público municipal
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 26 aprovados de cinco cursos dos Processos Seletivos Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 e Complementar (01/2025) para se apresentar até a próxima quinta-feira (7/5), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, na Divisão de Gestão
Travessão e Rio do Ouro decidem Torneio Aniversário da Cidade de Futebol em Caraguatatuba
O tradicional Torneio Aniversário da Cidade de Futebol, uma das principais competições do futebol amador de Caraguatatuba, já tem seus finalistas definidos. Após semifinais disputadas Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug, EC Travessão e Rio do Ouro FC garantiram vaga na grande decisão da edição 2026. Na primeira semifinal,
Teatro Mario Covas recebe espetáculos teatrais gratuitos nesta sexta-feira e sábado
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta semana espetáculos teatrais gratuitos para todas as idades, que integram a programação do 9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte. Até o início de junho, a iniciativa prevê uma extensa programação com mais de 40 atrações artísticas, realizadas de forma
Congresso técnico abre Jogos Escolares Municipais 2026 em Caraguatatuba
Caraguatatuba deu início à organização dos Jogos Escolares Municipais (JEM) 2026 com a realização do Congresso Técnico na noite de quarta-feira (22), na EMEF Antônio de Freitas Avelar, no bairro Estrela Dalva. O encontro reuniu representantes das escolas das redes municipal e estadual, além de uma escola particular, e é
Agentes de Trânsito e do Detran realizam blitz educativa para motociclistas dentro da Campanha Maio Amarelo em Caraguatatuba
Agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba e servidores do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) abordaram motociclistas e pedestres, que passavam na rua Altino Arantes, na altura da Praça Dr. Cândido Mota, na manhã desta quarta-feira, para passar orientações sobre direção segura
