Pesquisar No Site
Ação Cidadania no Tinga encerra 2025 com serviços públicos e acolhimento à população
Ação Cidadania no Tinga encerra 2025 com serviços públicos e acolhimento à população
Uma manhã que uniu o útil ao agradável, no programa Ação Cidadania, realizado no Tinga, sábado (20), reuniu centenas de crianças que se divertiram com brincadeiras, visita do Papai Noel e distribuição de brinquedos, e de adultos que puderam usufruir de diversos atendimentos disponibilizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, como marcação de exames, vacinação, CadÚnico, inscrição em programas habitacionais, entre outros.

#PraTodosVerem – Ação Cidadania no Tinga promove serviços públicos e acolhimento à população.
O evento foi coordenado pelo Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com o governo municipal com o apoio de todas as secretarias e dos 150 servidores que estiverem presentes para atender à comunidade. Teve como objetivo ampliar o acesso das famílias aos serviços essenciais, oferecidos pela prefeitura, promover acolhimento, dignidade e apoio às famílias do município, especialmente neste período natalino.
Para a educadora, Jactária Lemes, 45 anos, a ação veio em ótima hora. “Trabalho no Jetuba e moro no Golfinhos e na correria do dia-a-dia, não tinha tempo de marcar o preventivo e a mamografia e consegui aqui”, disse.
O casal Rodolfo e Viviane Guerra levou a filha Helena de 1 ano e aproveitou para atualizar a inscrição no CADÚnico e fazer a inscrição no cadastro para a casa própria. “Aproveitei e fiz a marcação para o preventivo e a mamografia também”, disse a esposa.

#PraTodosVerem – Ação Cidadania no Tinga promove serviços públicos e acolhimento à população.
Além de atualizar o cadastro único pela Secretaria de Assistência Social, Karine Miranda Silva levou a filha Laura, 5 anos, e o filho Samuel, 9 anos, para desfrutar a manhã com várias brincadeiras. “Fui aprender sobre escovação dos dentes e brinquei nos brinquedos infláveis e no jogo do trânsito”, contou Laura.
Durante a ação, o Fundo Social entregou 402 kits emergenciais de alimentos, 2.000 brinquedos, aproximadamente 5.000 peças de roupas, em 3.500 kits de higiene pessoal. Contou também com o importante apoio de voluntários e parceiros, como a Pastoral da Criança, que realizou a distribuição de aproximadamente 100 quilos de frutas e Motoclube Insanos e Lokas, que promoveram a distribuição de macarronada para cerca de mil pessoas.

#PraTodosVerem – Ação Cidadania no Tinga promove serviços públicos e acolhimento à população.
A população que compareceu ao evento teve acesso a uma ampla variedade de serviços e atividades gratuitas. A área da saúde foi uma das mais procuradas e disponibilizou testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, marcação de mamografia e preventivo, aferição de pressão arterial, vacinas contra o vírus da Influenza e Febre Amarela.
A Secretaria de Habitação realizou cadastro habitacional, enquanto a Secretaria de Assistência Social fez a inscrição ou atualizou o Cadastro Único, para os munícipes, que garante acesso da população a programas de assistência social.

#PraTodosVerem – Ação Cidadania no Tinga promove serviços públicos e acolhimento à população.
As crianças tiveram programação especial: a Secretaria de Urbanismo promoveu atividades educativas sobre plantio de mudas e oficinas de pintura, dentro do Projeto Arborizar. A Secretaria de Esportes organizou a brincadeira de Xadrez Gigante e teve jogo de tabuleiro gigante com a equipe de agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Social. Também show de mágica com o ilusionista Rony Rodrigues, muita diversão com brinquedos infláveis, distribuição de algodão-doce, pipoca e picolé.
A ação contou ainda com o suporte da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil e com as secretarias de Tecnologia da Informação e Inovação, Serviços Públicos, Educação, Turismo, Comunicação e o Gabinete do Prefeito que também colaboraram na organização e execução do evento.

#PraTodosVerem – Ação Cidadania no Tinga promove serviços públicos e acolhimento à população.
A Ação Cidadania reuniu autoridades municipais, entre elas o prefeito Mateus Silva, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro, que cumprimentaram os presentes e desejaram um Natal cheio de paz e alegria e um 2026 repleto de saúde e boas-novas ao público.
Além da presença do vice-prefeito, Sérgio Braz, secretários, adjuntos, vereadores e representantes da sociedade civil.
Secretaria de Comunicação Social – 23/12/2025
Fotos: Dony Machado e Hugo Labanca/PMC
Veja Também Recentes
Instituto de Pesquisas Técnicas realiza levantamento das áreas de risco em Caraguatatuba
Equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba e da Secretaria Municipal de Habitação acompanharam os técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o pesquisador e geólogo, Lucas Henrique Sandre, e o técnico especializado em edificações, Rogério Luiz Bastos, em visita aos bairros Jardim Santa Rosa, Olaria, Casabranca, Rio do Ouro e
Caraguatatuba encerra mais uma rodada da Copa América de Voleibol Sub-13
A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba participou, no último sábado (1º), de mais uma rodada da Copa América de Voleibol, disputada em Caçapava. O adversário da vez foi a tradicional equipe de Taubaté. Mesmo com a derrota por 2 sets a 0, as atletas caraguatatubenses demonstraram dedicação, espírito
Estudantes participam de plantio de mais de 100 mudas de jundu na Praia do Indaiá em Caraguatatuba
A manhã da última quarta-feira (5) foi marcada por uma ação de educação ambiental e preservação costeira na Praia do Indaiá, em Caraguatatuba. Cerca de 30 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, com idades entre 8 e 9 anos, participaram do
CaraguaPrev recadastra segurados inativos aniversariantes de agosto até dia 31
Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de agosto precisam fazer a prova de vida anual obrigatória até dia 31 (segunda-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha
Caraguatatuba aborda violência contra a mulher e leva conscientização para servidores municipais
Conscientizar, prevenir e enfrentar a violência contra a mulher é questão de saúde pública e exige o envolvimento de toda a sociedade. Em Caraguatatuba, a Prefeitura vai promover, no dia 13 de agosto, uma ação voltada aos servidores da Secretaria de Serviços Públicos, das 7h às 8h, como parte da
