Pesquisar No Site

Palestra de lançamento do Empreenda Caraguá 2025 destaca programas de incentivo do governo estadual aos micro e pequenos empreendedores

IMG_4184
Palestra de lançamento do Empreenda Caraguá 2025 destaca programas de incentivo do governo estadual aos micro e pequenos empreendedores

Na palestra de lançamento do Empreenda Caraguá 2025, a subsecretária de Empreendedorismo e Produtividade do Estado de São Paulo, Myrian Mara Kosloski Prado, ressaltou que Caraguatatuba é uma cidade com um grande potencial crescimento e que o governo do estado de São Paulo está de portas abertas para auxiliar o município a mapear e desenvolver suas potencialidades.

No encontro, a subsecretária de Empreendedorismo e Produtividade elencou os diversos programas disponibilizados pelo governo estadual para empresários, microempresários e microempreendedores individuais (MEIs) que buscam inovar, crescer e fortalecer seus negócios na região.

Entre eles o RoadShows Internacionais Viagens, que promoveram a atração de investimentos e a divulgação de programas de desenvolvimento econômico de São Paulo. O SP Produz para o desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais. O Empreendedor Artesão, cujo objetivo é fortalecer e impulsionar o setor de Artesanato.

Ainda, o Banco do Povo, que visa oferecer acesso a recursos financeiros com condições facilitadas, com taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento acessíveis, para investimentos nos negócios. O Facilita São Paulo, que simplifica processos e integra sistemas públicos, e traz mais transparência e previsibilidade ao registro e licenciamento de empresas. O Qualifica São Paulo, que disponibiliza uma variedade cursos de qualificação gratuitos, intermediação de mão de obra via PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador.

E também o Trampolim, que conecta a população ao mercado de trabalho com cursos gratuitos de qualificação, criação de currículo e vagas, tudo em uma única plataforma digital.  O Desenvolve São Paulo, agência de fomento que fornece crédito para micro, pequenos e médios empreendedores, além de municípios em todo o estado. O Invest SP, agência paulista de promoção, de investimento e competitividade e a Junta Comercial do Estado de São Paulo.

#PraTodosVerem Plateia do Teatro Mario Covas onde há várias pessoas entre mulheres e homens de idades variadas sentadas. Jaqueliny Orteney Nascimento uma das participantes, está de pé e faz uma pergunta ao microfone

“O objetivo do governo do estado, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Produtividade é formular, coordenar e avaliar políticas, programas e projetos estratégicos que impulsionem os micro e pequenos empreendedores, facilitem o acesso ao crédito e microcrédito produtivo, e elevem a produtividade geral dos municípios paulistas”, ressaltou Prado.

O prefeito Mateus Silva, na abertura do evento, destacou que os empreendedores são os geradores de riquezas, personagens principais na engrenagem que move a economia do município.

“Agradeço a presença da subsecretária Myrian Prado ao nos prestigiar com conteúdos importantes para o empresariado local e a disponibilidade do governo do estado em nos proporcionar uma parceria para a nossa economia crescer. O Empreenda Caraguatatuba 2025 será um momento de fomentar nossa economia e aumentar o network (rede de contatos) entre os participantes, entre outras vantagens. Teremos um evento muito produtivo”, disse o prefeito.

O Empreenda Caraguatatuba 2025 é a maior feira de empreendedorismo do Litoral Norte. A 7ª edição da feira será realizada entre os dias 3 e 6 de dezembro, na Praça da Cultura, no Centro.

Inovação – Caraguá Delas e Estação MEI

A secretária de Administração, Flávia Oliveira, responsável pela pasta que organiza o Empreenda, destacou que este ano houve uma antecipação de palestras para que os participantes foquem mais nas rodadas de negócios e também haverá dois estandes específicos, o Caraguá Delas, voltado para as mulheres empreendedoras, e o Estação MEI, para os microempreendedores individuais.

“Esse é um evento especial e temos uma alegria imensa em realizá-lo. Teremos 120 empresas participantes e uma grande missão de contribuir com o crescimento e o desenvolvimento dos participantes”, declarou Oliveira.

A secretaria de Governo em parceria com o Sebrae de São José dos Campos promoveu o projeto “Todas por Elas”, para incentivar e fortalecer o empreendedorismo feminino, oferecer capacitação e ferramentas práticas para impulsionar o faturamento no início da alta temporada e nas vendas de fim de ano. Também incentivar às participantes em marcar presença no Empreenda, no estande Caraguá Delas.

Assim como o Programa Empreenda MEI – Estação MEI. Uma trilha de capacitação empreendedora, que orientou microempreendedores individuais sobre organização de finanças, precificação de produtos e serviços e planejamento dos negócios.

“Agradecemos a parceria do Sebrae nesses dois projetos que visaram a preparação dos participantes não só para alavancarem seus negócios como também a marcarem presença no Empreenda 2025 de uma forma organizada e consistente. O Empreenda 2025 trará experiências novas e fortalecimento às mulheres empreendedoras e aos micro e pequenos empreendedores”, afirmou a secretária de Governo, Eloíza Andrade Antunes.

A confeiteira Tatiana Silves Brandão, participou do projeto Todas por Elas, assistiu à palestra de abertura e participará do estande Caraguá Delas com seus produtos.

“Gostei muito da trilha empreendedora só para mulheres, a palestra nos mostrou várias possibilidades oferecidas pelo governo estadual e estou com uma grande expectativa em participar da primeira exposição dos meus produtos. Tudo isso é muito novo para mim e recebi muitas informações importantes. Espero vender tudo que levar no Empreenda 2025 e que as pessoas gostem”, declarou.

Programação de Palestras

Dia 27/11 (quinta-feira)

9h às 11h – Palestra: “Liderança Resiliente: A Inteligência Emocional como Bússola para Gerir o Tempo e Evitar Esgotamento”, com o professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e mestrando, Izaltino Souza, cofundador da Conexão Empresarial Inovação, Consultoria e Mentoria

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/lideranca-resiliente-a-inteligencia-emocional-como-bussola-para-gerir-o-tempo-e-evitar-esgotamento/3221388

16h às 18h – Palestra: “Ferramentas da Gestão da Qualidade como Sustentabilidade Empresarial”, com o superintendente da ETEC de Caraguatatuba, professor e mestre, Arnaldo Hamaguti, finalista do Prêmio Sebrae Transformador no ano de 2024 (3° no estadual)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/ferramentas-da-gestao-da-qualidade-como-sustentabilidade-empresarial/3221409

Local:  Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Caraguatatuba – Av. Bahia, 1739 – Indaiá

Dia 28/11 (sexta-feira)

16h às 18h – Palestra: “Relações Trabalhistas e Boas Práticas nas Contratações”, com o professor universitário das disciplinas Direito Administrativo I, Direito Aplicado aos Negócios e Business Intelligence e mestre em Ciências Ambientais, com ênfase em Direito e Gestão Ambiental, Henrique Cardoso

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/empreenda-caraguatatuba-2025-palestra-relacoes-trabalhistas-e-boas-praticas-nas-contratacoes/3221201

Local: Centro Universitário Módulo – Campus Martim de Sá – Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1000 – Martim de Sá

Programação do Empreenda Caraguatatuba 2025

Local: Avenida Dr. Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia) – Centro

Dia 3 – Quarta-Feira

17h30 – Palestra “Ferramentas de Gestão de Qualidade como sustentabilidade empresarial”

18h30 – Rodada de Negócios

Dia 4 – Quinta-Feira

17h30 – Palestra “Finanças Empresariais e o uso estratégico dos indicadores”

18h30 – Rodada de Negócios

Dia 5 – Sexta-Feira

18h – Palestra “Liderança Resiliente: A inteligência emocional como bússola para gerir o tempo e evitar o esgotamento”

19h – Rodada de Crédito com Instituições Bancárias Pública e Privada

Dia 6 – Sábado

18h – Palestra “Aprenda a criar e otimizar o perfil da sua empresa no Google”

19h – Rodada de Negócios

Secretaria de Comunicação – 26/11/2025

Foto J.C Curtis Alemão

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil aborda veículo após denúncia de disparos e apreende pistola e drogas em Caraguatatuba
Guarda Civil aborda veículo após denúncia de disparos e apreende pistola e drogas em Caraguatatuba

Na madrugada de domingo (20), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foram informados por um munícipe que circulava pelas imediações em uma motocicleta, que havia presenciado disparos de arma de fogo efetuados para o alto por um indivíduo que conduzia um Chevrolet Cruze, de cor branca, em via

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Sem categoria Publicado em 23/09/2026
Mutirão de limpeza da Prefeitura recolhe pneus, plásticos, roupas e eletrônicos nas praias de Caraguatatuba
Mutirão de limpeza da Prefeitura recolhe pneus, plásticos, roupas e eletrônicos nas praias de Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realizou na segunda-feira (28) um grande mutirão de limpeza nas praias de Caraguatatuba. A ação reforça o trabalho permanente de zeladoria feito pelo município e revela, mais uma vez, um problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade: o descarte irregular de resíduos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/09/2026
Feira das Profissões traz mais de 25 expositores a Caraguatatuba na próxima semana
Feira das Profissões traz mais de 25 expositores a Caraguatatuba na próxima semana

Escolher uma profissão, conhecer novos cursos ou descobrir possibilidades para o futuro. Quem está nessa fase tem uma oportunidade para tirar dúvidas e conhecer diferentes caminhos na próxima quarta-feira (16), durante a Feira das Profissões de Caraguatatuba 2026. Mais de 25 instituições participam do evento, das 9h às 20h, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 11/09/2026
Fundo Social reúne mulheres em conversa sobre autocuidado, saúde mental e exames preventivos no Outubro Rosa
Fundo Social reúne mulheres em conversa sobre autocuidado, saúde mental e exames preventivos no Outubro Rosa

Mais de 250 mulheres, entre servidoras efetivas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e colaboradoras da empresa Molise, participaram de uma conversa sobre saúde feminina com a psicóloga Jaquelina Teixeira e o ginecologista e obstetra Fernando Borges, na manhã de quinta-feira (1º). Realizado

Leia Mais Notícias Fundo Social Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/10/2026
Caraguatatuba conta com 113 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
Caraguatatuba conta com 118 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 118 vagas de emprego nesta quarta-feira (23), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 23/09/2026