Pesquisar No Site
Comunidade participa de ação “Horta e Saúde” no Parque Juqueriquerê
Comunidade participa de ação “Horta e Saúde” no Parque Juqueriquerê
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê recebeu, na manhã de sexta-feira (28), o evento “Horta e Saúde para a Comunidade”. A ação foi promovida pelo Banco de Alimentos de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, e contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
A iniciativa, contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas eteve como objetivo incentivar o bem-estar e fortalecer a adoção de hábitos saudáveis pela população. O público participou ativamente com perguntas e interação durante as apresentações.
Dentro da programação, os participantes acompanharam uma oficina conduzida por Claudia Cristina Alves Viana, técnica em agropecuária da Secretaria de Meio Ambiente. A comunidade recebeu orientações sobre como iniciar e manter uma horta caseira e dicas para o processo de produção de mudas, escolha das hortaliças, épocas de plantio adequadas e cuidados diários.
Estudantes do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, que realizam estágio no Banco de Alimentos, também participaram do evento. As alunas palestraram sobre os benefícios das hortas para a saúde e destacaram sua importância na prevenção de doenças e no incentivo ao consumo de alimentos frescos e naturais. As estudantes apresentaram ainda as ações desenvolvidas pelo Banco de Alimentos no município.
Um dos destaques foi a demonstração da receita de sal de ervas, alternativa saudável que reduz o consumo de sódio ao substituir o sal comum por temperos naturais. O público recebeu uma amostra do produto e levou para casa a receita para replicar o preparo. Os participantes também puderam experimentar um chá à base de guaco, conhecido por suas propriedades medicinais.
A ação contou com a presença da secretária-adjunta de Assistência Social, Maristela Araújo da Cunha, e da nutricionista e técnica responsável pelo Banco de Alimentos, Cíntia Araújo.
Secretaria de Comunicação Social – 28/11/2025
Fotos: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes
Workshop estadual sobre trilhas reúne representantes do turismo e meio ambiente em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe, no dia 10 de junho, o Workshop da Rede Estadual de Trilhas de São Paulo, realizado das 9h às 17h, com foco no compartilhamento de experiências e na discussão de pautas relacionadas ao ecoturismo e à estruturação de trilhas no estado. A atividade será realizada no Parque Estadual
Crie Sebrae promove curso de comunicação e captação de recursos para projetos culturais em Caraguatatuba
O Crie Sebrae, por meio do projeto Crie Produção Cultural, em parceria com o Governo Municipal e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), realiza nos dias 28 e 29 de maio (quinta e sexta-feira), das 14h às 18h, no Polo Cultural do Centro, o curso gratuito “Crie o
Caraguatatuba conquista medalhas em competição de karatê em Mogi das Cruzes
A equipe de karatê de Caraguatatuba participou de uma competição realizada em Mogi das Cruzes e voltou para casa com importantes resultados. Entre os destaques da delegação caraguatatubense, Lyedson Soares conquistou o primeiro lugar no kumite, enquanto Marcos Benício garantiu o ouro no kata e ainda ficou com a segunda
Secretaria de Governo e ETEC abrem inscrições para cursos gratuitos de Assistente Administrativo e Excel
Estão abertas, até o dia 1º de junho, as inscrições para os cursos de Assistente Administrativo e Excel oferecidos, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Governo em parceria com a ETEC – Escola Técnica de Caraguatatuba. Cada um terá 20 vagas. Inscrições pelo link https://tinyurl.com/4jvtes65. O conteúdo do curso de Assistente
Caraguatatuba conquista título invicto na 1ª etapa da Copa Litoral de Voleibol
As equipes de base do voleibol feminino de Caraguatatuba participaram da 1ª etapa da 4ª Copa Litoral de Voleibol, realizada no último sábado (23), em Ilhabela. Representando o município nas categorias Sub-13 e Sub-15, as atletas conquistaram resultados expressivos e iniciaram a competição com importantes colocações. A equipe Sub-15 conquistou
