Pesquisar No Site

Apresentações com temas que marcaram épocas foram inspiraram abertura da Semana de Valorização à Pessoa Idosa no Teatro Mario Covas

Destaques
Espetáculos que marcaram época abrem Semana de Valorização à Pessoa Idosa no Teatro Mario Covas
Apresentações com temas que marcaram épocas foram inspiraram abertura da Semana de Valorização à Pessoa Idosa no Teatro Mario Covas

Teatro Mario Covas lotado e uma grande expectativa por parte do público para assistir às apresentações preparadas especialmente para o Dia Internacional da Pessoa Idosa e abertura da Semana de Valorização à Pessoa, realizada pela equipe da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, em parceria com os profissionais do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso (Ciapi), na quarta-feira (1º), à noite.

Uma jornada composta por músicas, danças, novelas, programas e artistas que marcaram várias gerações com direito a imitações em homenagem à Hebe Camargo, Chacrinha, Sílvio Santos, Dercy Gonçalves, Roberto Carlos, Xuxa e interações com a plateia arrancaram muitas gargalhadas.

Mais de 400 frequentadores das oficinas do Ciapi se alternaram no palco, entre apresentações com mais de 30 violonistas e coral, coreografias que remontavam o antigo programa de auditório do Chacrinha ou Fantástico, aos domingos, ou inspiradas em novelas inesquecíveis como “Caminho das Índias” e “Terra Nostra”, o “Clone” e “Saramandaia”, números de jazz, bolero, pilates, tai chi chuan, dança sênior, alunos do curso de LIBRAS que interpretaram a música “Meu sangue ferve por você”, entre tantos momentos altos na noite.

Marta Janete Mariana, 68 anos, participou de alguns quadros no palco e afirmou que o segredo para um envelhecimento saudável é ter força de vontade e resiliência para não deixar a preguiça se instalar.

“Foi um momento maravilhoso, espetacular e de grande felicidade. Desde 2018, frequento o Ciapi e minha vida mudou. Envelhecer não é fácil. As dores e os problemas de saúde vão chegando, mas a gente tem que se cuidar. Às vezes dá vontade de não sair de casa, de não ir às aulas, mas temos que persistir e enfrentar os desafios, a cada dia. Hoje sou ativa, criei meus filhos, sou independente e vou feliz da vida fazer minhas atividades”, declarou.

O filho da Maria Aparecida de Paula Rosa, André Luiz, 53 anos, veio especialmente de Caçapava para ver a apresentação da mãe. “Ela não precisa mais fazer fisioterapia, desde que entrou para o Ciapi. É outra pessoa, com mais ânimo e mobilidade”, contou. A matriarca concorda. “Comecei nas atividades do Ciapi, em janeiro deste ano, e mudou minha vida. Era toda travada. Agora ando até de moto com meu filho”, disse a senhora de 74 anos.

O prefeito, Mateus Silva, prestigiou o evento e disse que é um privilégio conviver e aprender com pessoas idosas. “Temos que valorizar as pessoas que são guardiãs do passado para que tenhamos referências para o futuro. Nosso governo tem como prioridade um desenvolvimento acessível e inclusivo como modelo para nossa cidade. Que esta seja uma semana muito produtiva, alegre e de valorização aos nossos munícipes 60 mais”, declarou.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, ressaltou, mais uma vez, que este é um momento de troca de afetos e celebração à vida. “É com imensa alegria que iniciamos essa semana com uma programação que coloca a pessoa idosa como protagonista. Com o aumento da longevidade da população, torna-se imprescindível fortalecer as ações para o envelhecimento ativo da população idosa e a Semana de Valorização é palco para esse protagonismo”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI), Alexandre Barroqueiro de Carvalho, reafirmou a parceria com a Sepedi e o comprometimento da entidade com políticas públicas que garantam a longevidade com qualidade de vida dos munícipes 60 mais.

Também marcaram presença no Teatro Mario Covas, o presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Junior, a vereadora Vilma Teixeira, a presidente da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi, que gerencia os trabalhos do Ciapi em parceria com a Sepedi, secretários municipais e adjuntos.

Inclusão tecnológica e bordado

Na parte da manhã, a Semana de Valorização à Pessoa Idosa, começou com a Oficina “Conectando Gerações: aprendendo a usar o celular com segurança” realizada pelo Fundo Social de Caraguatatuba com parceria da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

“Todos temos um idoso em casa que sempre pede ajuda para usar o celular. Nossa ideia com essa oficina foi oferecer conhecimentos às pessoas idosas para manusear com segurança seus aparelhos de forma autônoma”, disse a presidente do Fundo Social, Talita Carneiro.

Nessa aula os participantes puderam aprender como regular volume, brilho, tamanho de fonte, sobre conexão com w-fi, modo avião, aplicativos, como ter uma foto mais bonita com a luz correta e enquadramento, como se precaver de golpes, entre outros temas abordados pelas instrutoras Jhessica Fernandes e Rafaela Polizel, especialistas em mídias digitais e com o fotógrafo Gianni D’Angelo.

Dona Júlia de Fátima Umbelino, 70 anos, foi uma aluna atenta. “Aprendi muito com todas as dicas. Queria que tivesse um curso mais longo sobre o assunto”, ressaltou.

Romeu Caruso, 80 anos, aproveitou o workshop para tirar dúvidas sobre aplicativos. “Como instalar, desinstalar, para que serve cada um e também sobre algumas funções do celular”, disse.

Na parte da tarde foi a vez do coletivo feminino “Linhas do Mar”, que leva por meio do bordado várias informações sobre temas importantes para as mulheres como o combate a violências, direitos e atividades culturais que levam poesia, literatura, performances, e, principalmente, mensagens bordadas por elas.

O encontro foi no Centro Comunitário Núcleo Pedra Grande, no Massaguaçu, com as integrantes do “Linhas do Mar” Rose Teles, Rose Pires, Maria Cecília Barto, Maria Nazaré Gomes de Brito e Marisa Veraldi, que levaram tecidos riscados, com temáticas diversas, linhas de várias cores, agulhas e paciência e delicadeza para ensinar como bordar os desenhos escolhidos.

Jailane Freitas dos Reis nunca havia bordado. Escolheu um desenho com duas mãos formando um coração. “Vim para aprender. Adquirir conhecimento é sempre bom”, comentou.

Vera Lúcia de Castro Gavioli aprendeu com avô e a mãe a fazer crochê e hoje faz aplicações com fitas coloridas em toalhas de mão e banho e acabamento em lese. “Amo trabalhos manuais e escolhi o desenho que é uma tigela com uma concha que para mim representa o alimento servido à mesa para todos”, explicou.

Secretaria de Comunicação Social – 2/10/2025

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cultura no Coração da Ação Climática: Palestras Dialogadas estão com inscrições abertas em Caraguatatuba
Cultura no Coração da Ação Climática: Palestras Dialogadas estão com inscrições abertas em Caraguatatuba

Com produção do Ponto de Cultura Ali Arte, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza, nesta quinta-feira (13/11), no Polo Cultural do Massaguaçu, e na próxima quarta-feira (19/11), na Videoteca Lúcio Braun, a Palestra Dialogada: Cultura no Coração da Ação Climática. A iniciativa reconhece a cultura como um

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/11/2025
Mais 29 bolsistas do PEAD são convocados para reforço na limpeza dos bairros de Caraguatatuba
Mais 29 bolsistas do PEAD são convocados para reforço na limpeza dos bairros de Caraguatatuba

O governo municipal de Caraguatatuba chamou 29 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para comparecer até sexta-feira (7/11), das 9h às 11h e das 13h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 05/11/2025
XV de Caraguatatuba/Secer empata em 1 a 1 pela Copa Ouro sub-20 e garante classificação
XV de Caraguatatuba/Secer empata em 1 a 1 pela Copa Ouro sub-20 e garante classificação

O E.C. XV de Caraguatatuba/Secer está classificado para a segunda fase da Copa Ouro Sub-20 – Torneio da Associação Paulista de Futebol (APF). No sábado (1º), os caraguatatubenses empataram com o São José E.C. em 1 a 1, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug. O gol do XV

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/11/2025
Mutirão de plantio de jundu tem participação de alunos do Instituto Federal em Caraguatatuba
Alunos do Instituto Federal participam de mutirão de plantio de jundu em Caraguatatuba

O primeiro mutirão de plantio de mudas de Vegetação de praia (jundu) foi realizado na tarde desta quinta-feira (6), no bairro Indaiá. A ação contou com a participação de alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal (IF) e deu continuidade aos avanços do Programa de Recuperação de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 07/11/2025
14º Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba começa na próxima segunda-feira
14º Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba começa na próxima segunda-feira

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a partir da próxima segunda-feira (27), no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro, a 14ª edição do FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba. A entrada é solidária com a doação de um kg de alimento não perecível, que será

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/10/2025