Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza segunda audiência pública sobre Plano de Contingência de prevenção e resposta a desastres
Caraguatatuba realiza segunda audiência pública sobre Plano de Contingência de prevenção e resposta a desastres
Mais uma audiência pública para a apresentação do Plano de Contingência (Plancon) foi realizada pela Defesa Civil de Caraguatatuba, na noite de quinta-feira (9). O encontro ocorreu na EMEF Professor Carlos Altero Ortega, no bairro Morro do Algodão.

#PraTodosVerem – Fotos do público e autoridades presentes durante audiência pública do Plano de Contingência em uma sala de aula da EMEF Professor Carlos Altero Ortega, no bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba.
O Plano de Contingência da Defesa Civil estabelece diretrizes para prevenção, resposta e recuperação em situações de risco, com o objetivo de proteger vidas e patrimônios, organizar ações preventivas e integrar órgãos públicos, sociedade civil e iniciativa privada.
O encontro reuniu autoridades como o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Oduvaldo Capitão Romano; o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cel. Cesar Eduardo Ferreira, juntamente com membros da secretaria; além de representantes do Conselho Tutelar, da Secretaria de Habitação e integrantes da própria Defesa Civil municipal.
A elaboração do plano permite que as autoridades e a população estejam preparadas para agir de forma rápida e coordenada diante de eventos naturais, tecnológicos ou sanitários. As áreas de risco geológico, hidrológico e tecnológico — incluindo aquelas contempladas pelo Programa APELL (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais) — também são consideradas.
O plano define os papéis e responsabilidades dos órgãos envolvidos. Entre eles estão o Gabinete do Prefeito, Defesa Civil, secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), EDP e entidades voluntárias como o Nudec (Núcleo de Defesa Civil formado pela própria comunidade) e o Instituto Federal de Caraguatatuba, que deve atuar em ações de prevenção e capacitação.
A execução do Plancon deve contar com recursos municipais, estaduais, federais e parcerias institucionais, para promover benefícios como o salvamento de vidas, a redução de danos materiais, a economia de recursos públicos e o fortalecimento da confiança da população no poder público.
Durante a apresentação, o coordenador administrativo da Defesa Civil, Marcos Alves Medeiros, destacou a importância da participação de toda a comunidade na construção de uma cidade mais segura. “Este plano é a base para a nossa segurança coletiva, mas o sucesso dele depende da dedicação de cada um. Juntos, estamos construindo uma cidade mais forte, preparada e segura para todos. Defesa Civil somos todos nós”, afirmou.
A próxima audiência pública do Plano de Contingência está prevista para ocorrer no dia 23 de outubro, às 19h, na EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, localizada na Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, nº 805, no bairro Casa Branca.
Secretaria de Comunicação Social – 10/10/2025
Veja Também Recentes
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Motoristas do transporte coletivo de Caraguatatuba trocaram, por algumas horas, o volante pela experiência de quem enfrenta diariamente barreiras para se locomover pela cidade. Vendados ou utilizando cadeiras de rodas, muletas, andadores, pesos e órteses, os profissionais participaram de uma vivência prática sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Instituto Federal abre 40 vagas para curso técnico integrado ao ensino médio em Caraguatatuba
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para 40 vagas no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no campus de Caraguatatuba. A oportunidade é para estudantes que concluírem o ensino fundamental até a data da matrícula e desejam começar, em 2027, o ensino médio
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação de servidores da rede de proteção social
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira (24), a partir das 14h, o lançamento da Trilha Formativa Freemind. A iniciativa ocorre por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com a Associação Freemind Brasil, voltada exclusivamente à qualificação de servidores públicos e usuários de serviços
Caraguatatuba inicia ação de selagem e cadastramento de famílias no Perequê-Mirim
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou o levantamento socioassistencial das famílias residentes na Comunidade Nova Esperança, no bairro Perequê-Mirim, por meio da identificação das famílias, cadastramento e selagem dos imóveis. Na terça-feira (29), as equipes deram continuidade às ações na Comunidade Recanto Feliz, também localizada no Perequê-Mirim. Além da identificação das
Educação de Caraguatatuba cria 12 soluções digitais e leva tecnologia da gestão à sala de aula
De uma ferramenta para agilizar a resposta das escolas após eventos extremos da natureza a sistemas para acompanhar estudantes, corrigir avaliações, organizar competições e até facilitar o pedido de uniformes pelas famílias. Em aproximadamente dois meses, o Setor de Tecnologia da Secretaria de Educação de Caraguatatuba desenvolveu, atualizou ou estruturou
